Secretaria Municipal de Transportes - SMTR
CET-Rio instala mais quatro placas inteligentes de trânsito na cidade

22/09/2017 10:13:00


O Vice-prefeito e Secretário Municipal de Transportes, Fernando Mac Dowell, foi conferir de perto, nesta quinta-feira, as novas placas inteligentes instaladas em importantes vias do município. Os dispositivos informam aos motoristas os tempos de percurso de determinadas rotas viárias, utilizando, de forma inédita, painéis digitais acoplados a placas de trânsito. 

 

 

Fernando Mac Dowell acompanhou a instalação da sinalização inteligente

 

 

Os equipamentos estão posicionados na Av. Presidente Vargas, pista lateral, sentido Av. Brasil; Av. Mal. Rondon, sentido Centro; Autoestrada Lagoa-Barra, sentido Gávea; e Estrada do Galeão, sentido Centro. 

 

Sinalização instalada na Avenida Presidente Vargas

 

O projeto piloto buscar informar aos condutores as rotas com melhor fluidez nos pontos de decisão e equilibrar a escolha entre as rotas dinamizando o tráfego nos eixos atendidos pelos dispositivos. 

 

Placa colocada pela CET-Rio na Autoestrada Lagoa-Barra

 

Com comunicação online e em tempo real, os dispositivos recebem permanente e automaticamente as informações de tempo de percurso, sem a necessidade de intervenção humana e sensores físicos. 

 

"Estamos testando novas tecnologias para que possam ser aplicadas, também, em todo o sistema semafórico da cidade. Esse sistema de placas inteligentes reúne informações essenciais e possibilita que o motorista tome decisões, de forma ágil e segura, sobre qual rota seguir", declarou o Secretário. 

 

 

Sinalização inteligente fixada na Avenida Radial Oeste