Secretaria Municipal de Transportes - SMTR
Prefeitura do Rio homologa aplicativos de táxi

22/07/2016 07:49:00


O serviço de táxi do Rio está na palma da mão dos passageiros – de maneira eficiente e segura. Para permitir a cariocas e visitantes solicitarem a corrida virtualmente e realizarem pagamentos com cartões de crédito ou débito, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), homologou quatro aplicativos de mercado para intermediar, oficialmente, corridas: 99TÁXIS, WAPPA, PLAYTÁXI e EASYTÁXI. A publicação foi feita nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial do Município. Desta forma, o serviço fica disponível à população antes dos Jogos Olímpicos.


Para serem homologados pela Prefeitura, os APPs tiveram de atender pré-requisitos exigidos, como pagamento eletrônico; identificar o condutor com foto, o modelo do veículo e número da placa; além de utilizar mapas digitais para que o trajeto possa ser monitorado em tempo real.


Ao final da corrida, o passageiro pode avaliar o serviço prestado e um recibo eletrônico será emitido com os dados da viagem. As informações serão encaminhadas para a Secretaria Municipal de Transportes – responsável pela regulamentação e fiscalização do serviço de táxis na cidade – que poderá tomar as providências cabíveis com mais agilidade, permitindo o aprimoramento progressivo da prestação do serviço.


As empresas de aplicativos têm ainda que atender outras exigências da SMTR, como o fornecimento de dados georreferenciados (com origem e destino) das corridas; hora do embarque, tempo total da viagem e distância percorrida; valor pago; além da avaliação da corrida realizada pelo usuário, bem como eventuais comentários, críticas e reclamações.