Secretaria Municipal de Obras - SMO
Prefeitura inaugura Transcarioca

Previsto no caderno de encargos para a Copa, segundo BRT da cidade liga a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional


01/06/2014 13:08:00


A Transcarioca é o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade. O sistema de BRT (Bus Rapid Transit) foi inaugurado em 1º de junho e atende também os bairros de Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos. Essa é a única obra de mobilidade do Rio de Janeiro prevista na Matriz de Responsabilidades para a Copa do Mundo de 2014.


Os números impressionam: são 39 km de extensão, com 10 viadutos (sendo um estaiado), nove pontes (duas estaiadas), três mergulhões, 45 estações, cinco terminais – Alvorada, Taquara, Tanque, Madureira e Fundão. Para a implantação do BRT foram utilizadas mais de 21 mil toneladas de aço, o equivalente ao peso de mais de 18 estátuas do Cristo Redentor. Também foram empregados 270 mil metros cúbicos de concreto, material suficiente para construir três estádios do Maracanã. Mais de 200 mil toneladas de asfalto foram consumidas, o que em peso representa mais de 300 cúpulas da Igreja Candelária.


Desde março de 2011, cerca de 7.800 operários trabalharam na construção da Transcarioca. A obra também possibilitou o remanejamento e reordenamento de 1500 postes de concessionárias, além de eliminar 11 pontos históricos de alagamentos ao longo do trajeto, sendo oito na Zona Norte e três na Zona Oeste.

 

O sistema tem capacidade para transportar até 320 mil passageiros por dia, integrando com a Estação de Metrô Vicente de Carvalho, estações de trem Madureira e Olaria, Transoeste no Terminal Alvorada e futuramente com Transolímpica e Transbrasil no Terminal Fundão.


O sistema vai reduzir em mais de 60% o tempo gasto no trajeto entre os dois bairros, permitindo também a integração aos outros modais (trem, metrô e ciclovias) ao longo da via.

 




Serviços Serviços