Secretaria Municipal de Obras - SMO
Programas de urbanização

01/11/2014 18:04:00


 
 
Bairro Maravilha
 
O Programa Bairro Maravilha recupera áreas da cidade que demandam obras de urbanização. Vias da Zona Norte estão ganhando asfalto novo e as calçadas estão sendo refeitas. Para evitar alagamentos, redes de escoamento de águas pluviais estão sendo recuperadas. Na Zona Oeste, os serviços são de implantação de pavimentação, calçadas, sistema de drenagem, além de rede de esgoto.
 
 
 
Requalificação o entorno do Engenhão
 
 
A Prefeitura do Rio executou um pacote de intervenções para requalificar o entorno do Estádio Olímpico João Havelange, conhecido como Engenhão, que foi um dos palcos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. As obras incluem os projetos Passeio Olímpico; Bairro Maravilha Engenho de Dentro e Praça do Trem.
 
O Passeio Olímpico foi entregue em janeiro deste ano. As intervenções visaram adequar o bairro aos eventos esportivos, garantindo que todas as melhorias se revertam em legado para os cariocas. Foram beneficiadas as ruas que formam o quadrilátero no entorno do estádio: Arquias Cordeiro, José dos Reis, Doutor Padilha e Rua das Oficinas, que ganharam novos passeios de concreto alternados com pisos intertravados vermelhos, meio fios e sarjetas, além de implantação de infraestrutura para nova iluminação e conversão de redes aéreas de concessionárias para subterrâneas.
 
As melhorias urbanísticas garantiram às calçadas total acessibilidade para as pessoas com mobilidade reduzida. Além das dutovias, o entorno do estádio também ganhou uma ciclovia com 2 km de extensão.
 
O projeto total incluiu a construção da Praça do Trem, já entregue, e a implantação do Programa Bairro Maravilha em 34 vias do bairro Engenho de Dentro. O investimento da SMO para a requalificação do entorno do Engenhão é de R$ 115,6 milhões.
 
Praça do Trem
 
A Praça do Trem é o principal acesso ao Estádio Olímpico João Havelange – que recebeu competições nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Para tanto, o espaço recebeu um projeto elaborado pela equipe técnica do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, cujo objetivo principal foi a restauração do conjunto de edificações das Oficinas de Locomoção do Engenho de Dentro, tombadas na esfera municipal de proteção ao patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro. 
 
Domínio Urbano do Complexo de Deodoro
 
 
A Secretaria Municipal de Obras trabalhou no projeto Domínio Urbano do Complexo de Deodoro. O conjunto de intervenções visaram requalificar as áreas vizinhas às futuras instalações olímpicas. Os trabalhos seguiram os padrões dos programas Bairro Maravilha e Asfalto Liso, além de promoverem a urbanização de um trecho da Avenida Brasil - compreendido entre as estradas da Equitação e a Marechal Alencastro. Ao todo, 11 logradouros do bairro foram beneficiados pelos serviços. O investimento se aproxima dos R$ 51,8 milhões.
 
Foram construídos 224 mil metros quadrados de novo asfaltamento; 63,2 mil metros quadrados de calçadas em concreto e 3,7 mil metros quadrados de revestimento intertravado em blocos deste material; os meios-fios sofreram realinhamento e reassentamento em cerca de seis mil metros, bem como foram criados mais 31,7 mil metros de meios-fios em concreto simples e 39,7 mil metros de sarjeta. Além disto, foram implantadas uma rede de drenagem de 5100 metros e rampas de acessibilidade. A iluminação, sinalização e parte do paisagismo local foram repaginados, complementando o escopo dos serviços.
 
 
 
Asfalto liso
 
A Secretaria Municipal de Obras executou o Programa Asfalto Liso entre 2010 e 2012, levando melhorias à pavimentação de 295 vias de tráfego da cidade. O programa atendeu 982 km da malha viária do município, considerando a restauração de duas faixas de rolamento, e contemplando mais de sessenta localidades.
 
 
 



Serviços Serviços