Secretaria Municipal de Habitação - SMH
Secretarias de Habitação do Município e do Estado estabelecem parceria

17/04/2015 13:08:00


A  proposta do secretário  Municipal de Habitação, Carlos Portinho, de integração de ações entre o Município e o Estado no campo da Habitação, já rendeu resultados  positivos.  Portinho recebeu o secretário de Habitação
do Estado, Bernardo Rossi, e selou acordo de cooperação a cessão de terreno em Costa Barros, por parte do Governo do Estado, para a construção de 1.700 unidades habitacionais.
 
As unidades serão construídas pela Secretaria Municipal de Habitação a partir  do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Além do conjunto chamado Nova Cidade, na comunidade da Pedreira, os órgãos farão em conjunto a regularização fundiária em parte do Vidigal. A parceria visa também à agilização de processos de licenciamento no âmbito do Município.
 
O secretário Carlos Portinho quer cada vez mais a integração do Município e do Estado para a solução de questões da Habitação no Rio de Janeiro. É imprescindível essa conexão dos governos e, por isso, busco a união da Secretaria Municipal de Habitação com as secretarias municipais e estaduais. Ao unir forças, teremos um sucesso maior nas ações, na área habitacional, com agilização de processos de novas moradias e benefício para toda a população, afirmou Carlos Portinho.
 
Segundo o secretário municipal, essa parceria vai agregar valor para todos. O secretário estadual de Habitação, Bernardo Rossi, também destacou a importância da parceria entre o Estado e órgãos municipais, não só da capital, mas do interior. A sintonia entre os órgãos é importante para acelerar projetos, na área de regularização fundiária e na construção de unidades habitacionais. Ter a Habitação municipal do Rio como parceria é fundamental, afirma Bernardo Rossi, titular da pasta habitacional do estado.
 
"Na  Pedreira, o Estado vai acelerar a doação da área para o Município porque o projeto já está pronto e aguarda apenas chamamento público de construtoras para ser iniciado. Outras parcerias serão também pontuais e poderemos, em conjunto, executar demandas de médio e longo prazos, afirma Bernardo Rossi.