Secretaria Municipal de Habitação - SMH
Prefeitura entrega obras do Morar Carioca no Morro da Coroa

29/12/2014 15:33:00  » Autor: Autor: Helena Soares/Fotos: Fabio Costa


 

O prefeito Eduardo Paes entregou na manhã desta quarta-feira (24/12) as obras do Programa Morar Carioca no Morro da Coroa, em Santa Teresa. As melhorias contemplam urbanização, implantação de infraestrutura, construção de uma quadra coberta poliesportiva com 480 m², além de um reservatório de água com capacidade para 400 mil litros. Num investimento de R$ 29,5 milhões, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, as ações beneficiarão 4.944 pessoas em 1.726 domicílios.  

 

 - O Morar Carioca já está com a execução de 2 bilhões de reais em obras e aqui é mais um caso que a prefeitura investe em uma comunidade pacificada. O essencial desse programa é trazer serviços que vão melhorando a vida das pessoas e atendendo as necessidades básicas delas. Estamos avançando sempre, para melhorar cada vez mais - explicou o prefeito.  

 

 

No Morro da Coroa a prefeitura implantou 5.601 m de redes de água, 8.870 m de redes de esgoto, 4.235 m de rede de drenagem, 12,724 m² de pavimentação e 4.209 m² em obras de contenção. O programa Morar Carioca também construiu 11 praças e um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), destinado a crianças de seis meses a 5 anos e 11 meses. Foram colocados 391 novas luminárias e 116 pontos de coleta de lixo, entre contenedores e papeleiras. O programa também reformou um antigo campo de futebol e promoveu melhorias habitacionais em 195 domicílios.  

 

- Estamos entregando aqui obras que reformaram completamente a infraestrutura do local, como as de água, esgoto e iluminação. Além disso, a entrega da quadra poliesportiva é muito importante, porque proporciona para as crianças da comunidade a inclusão social através do esporte - apontou o secretário municipal de Habitação, Pierre Batista.  

 

Em toda a cidade o Morar Carioca prevê investimentos de R$ 2,65 bilhões, em comunidades carentes, até 2016. As intervenções beneficiarão 318 mil pessoas em 86 mil domicílios. Até 2020, a meta é alcançar 1 milhão de pessoas e ter todas as favelas urbanizadas. Entre as comunidades beneficiadas pelo programa estão os complexos do Alemão e de Manguinhos, em Bonsucesso e Manguinhos, Chapadão, na Pavuna, Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, e Morro da Babilônia, no Leme.  

 

Solange Rosa de Souza mora no Morro da Coroa há 28 anos e acompanhou as grandes mudanças que melhoraram a região: 

 

- Essas obras foram maravilhosas para os moradores daqui, parece até outro lugar. Além das crianças poderem utilizar o espaço da quadra, nós também podemos, como eu faço agora com o grupo de mulheres de que eu faço parte. A mudança foi muito grande.  


Imagens relacionadas: