CONHECENDO OS ÓRGÃOS DA PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO QUE TRABALHAM PARA O SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL  


    

Secretaria Municipal de Administração – SMA               

A Secretaria Municipal de Administração, como Órgão Central do Sistema Municipal de Administração, tem como competências, dentre outras previstas em lei, normalizar, supervisionar, orientar, controlar e acompanhar as atividades pertinentes ao Subsistema de Recursos Humanos, desenvolvidas no âmbito dos Órgãos Setoriais, Seccionais e Locais. O Gabinete do Secretário Municipal de Administração está localizado no 9º andar, Ala A, do Bloco II, no CASS.

Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos – A/CGGT             

A A/CGGT tem por competência coordenar as ações de:

• recrutamento, seleção, treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

• aprimoramento técnico-administrativo e cultural do corpo funcional do Município;

• produção científica que sirva de subsídios às atividades da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro;

• manutenção de intercâmbio com instituições da mesma natureza do Estado, do País e do Exterior.

Localização: Rua Afonso Cavalcanti, 455 – CASS - Prédio Anexo – 10º andar – Ala B.

 

Coordenadoria Geral do Subsistema de Recursos Humanos – A/CSRH               

 

A Coordenadoria Geral do Subsistema de Recursos Humanos, da Secretaria Municipal de Administração - A/CSRH, é o Órgão Central de Recursos Humanos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, segundo o Decreto nº 27.342/06, e tem por competências:

•             Formular e propor ao Secretário a Política de Recursos Humanos da PCRJ;

•             Implementar a Política de Recursos Humanos para a PCRJ e estabelecer as diretrizes para os Órgãos Setoriais, nas questões concernentes à Administração, Planejamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Valorização do Servidor, Análise e Pagamento;

•             Gerir o Subsistema de Recursos Humanos da PCRJ;

•             Identificar a necessidade de capacitação do Subsistema de Recursos Humanos da PCRJ;

•             Preservar, organizar e disseminar os ativos intelectuais inerentes ao Subsistema de Recursos Humanos da PCRJ;

•             Promover a integração das ações e medidas necessárias à implantação do Subsistema, com foco na descentralização acompanhada, otimização dos processos e na racionalização de custos;

•             Acompanhar e apoiar os Órgãos Setoriais na execução na Política de Recursos Humanos.

Localização: Rua Afonso Cavalcanti, 455 – CASS – Prédio Anexo – 9º andar – Ala A

A Coordenadoria Geral do Subsistema de Recursos Humanos se subdivide em quatro áreas de atuação, são elas:

1) Assessoria de Recursos Humanos (A/CSRH/ARH) – tem a competência de promover o planejamento e o dimensionamento de recursos humanos, a classificação de cargos e o controle de vagas.

2) Coordenadoria de Administração de Recursos Humanos (A/CSRH/CAD) – tem como competências: traçar as diretrizes, orientar e monitorar os Órgãos Setoriais em relação ao cadastro de recursos humanos, à concessão de direitos e vantagens, à acumulação de cargos, à admissão e à movimentação de pessoal.

3) Coordenadoria de Análise e Pagamento (A/CSRH/CPG) - tem por competência analisar, gerenciar e controlar a folha de pagamento dos servidores municipais.

4) Coordenadoria de Valorização do Servidor (A/CSRH/CVS) - tem por competência promover e incentivar a valorização do servidor público no aspecto pessoal, profissional e social, promover programas de saúde do trabalho voltados à qualidade de vida, e realizar Perícias  Médicas e convênios para beneficiar o servidor.  

 

Órgãos Setoriais de Recursos Humanos – OSRH

Os Órgãos Setoriais de Recursos Humanos são as Gerências de Recursos Humanos ou Departamentos de Pessoal das diversas Secretarias ou órgãos equivalentes que possuem a competência para:

. Implementar as políticas traçadas pela Coordenadoria Geral do Subsistema de Recursos Humanos, em cada uma de suas esferas de atuação;

. Planejar, executar e controlar as atividades de nível setorial, seccional e local, observadas as normas gerais estabelecidas pela Coordenadoria Geral do Subsistema de Recursos Humanos.

 

Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro – Previ-Rio

O Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro - Previ-Rio é a autarquia municipal responsável pela Previdência e Assistência dos servidores públicos municipais da Cidade do Rio de Janeiro. O Previ-Rio paga aposentadorias e pensões, além de outros benefícios. É responsável também pela administração do Fundo Especial de Previdência - Funprevi, que provê os recursos para o pagamento dos benefícios previdenciários dos segurados do Instituto.

Site: http://www.rio.rj.gov.br/web/previrio