Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia - SECT
Casa Rio Digital e Internet Itinerante

26/01/2010 11:44:00


As "Casas Rio Digital" são espaços de capacitação on-line e presencial distribuídos pela cidade do Rio de Janeiro. São equipadas com microcomputadores e equipamentos multimídia, conectados à internet em banda larga, utilizados diariamente para cursos e oficinas nas áreas de tecnologia de rede, tecnologia do trabalho e tecnologia voltada para atividades comunitárias. As Casas Rio Digital tem acordo de cooperação técnica com as empresas Intel e Cisco. 
 
O espaço também pode ser utilizado pelo cidadão para navegação na internet, ter um endereço de correio eletrônico, estudar, trabalhar e lazer. 
 
Nestes locais são oferecidos vários cursos, entre os quais, os de "Alfabetização Digital" e do Programa "Intel Aprender" ("Tecnologia e Comunidade"e "Tecnologia do Trabalho"). Desenvolvidos em parceria com a empresa Intel, os cursos de "Tecnologia e Comunidade" e "Tecnologia do Trabalho" são direcionados, respectivamente, para aprendizes com pouco conhecimento em informática e para quem apresentar nível intermediário de conhecimentos no mundo virtual. As atividades e projetos executados nos cursos envolvem o tema comunidade e priorizam a utilização do computador como ferramenta profissional. 
 
O curso de "Alfabetização Digital", por sua vez, é direcionado para quem ainda não utiliza o computador em seu cotidiano. As aulas vão desde identificar cada peça do computador, a como acessar a internet e navegar no mundo virtual utilizando as ferramentas disponíveis.
 
O programa Intel Aprender procura desenvolver nos jovens o pensamento crítico, a disposição para o trabalho em equipe e o espírito de colaboração. O conteúdo do programa explora as ferramentas tecnológicas a partir de atividades e projetos adaptados às realidades das comunidades onde moram os alunos.
 
A idade mínima para fazer os cursos é de 12 anos e para os candidatos com idade inferior a 18 anos é necessária a apresentação da documentação dos responsáveis. 
 
Já a Internet Itinerante é um laboratório móvel de informática, em um veículo adaptado, com oito computadores conectados à internet e com impressora. O objetivo do projeto é que o laboratório percorra os bairros do Município do Rio, ampliando o acesso livre aos computadores e à rede.



Serviços Serviços