Procon Carioca e Subprefeitura da Grande Tijuca interditam supermercado e padaria

04/07/2016 13:39:00


 

Cinco dos doze estabelecimentos vistoriados apresentaram irregularidades

 

 

O Procon Carioca, em parceria com a Subprefeitura da Grande Tijuca, interditou parcialmente um supermercado  em Vila Isabel e uma padaria na Tijuca, ambos na Zona Norte da cidade, e notificou outros três supermercados por descumprimento das normas. A ação ocorreu durante uma vistoria em doze estabelecimentos da região na última semana.

 

No Supermercado Rede Economia, na Rua Torres Homem, 1.222, em Vila Isabel, os agentes constataram a falta de higiene no açougue e nas câmaras frigoríficas. O balcão de carnes expostas à venda foi interditado devido ao mau estado de conservação e só será liberado após a sua substituição.  A equipe de fiscalização também determinou a troca da tampa da caixa de gordura.

 

A Padaria Fidalga, na Rua Conde de Bonfim, 306, na Tijuca, teve a cozinha interditada pelas más condições de higiene e foi notificada por outras infrações: alimentos armazenados de forma inadequada e a falta de informações sobre preço, data de fabricação e validade dos produtos em algumas embalagens. 105,81kg de alimentos foram inutilizados. O estabelecimento já atendeu às exigências e voltou a funcionar normalmente.

 

Já o Supermercado Mundial, na Rua Conde de Bonfim, 7, na Tijuca, foi notificado porque havia alimentos no freezer fora da temperatura indicada pelo fabricante. 80,7 kg de produtos foram recolhidos da área de venda. 

 

Duas lojas do Supermercado Prix, na Rua Conde de Bonfim, 812 e na Rua São Francisco Xavier, 374, ambas na Tijuca, foram notificadas por irregularidades como a falta de higiene no setor de laticínios; produtos vencidos ou sem informação de data de fabricação e prazo de validade; armazenamento inadequado de produtos e ralos sem tela de proteção ou sem tampa.  Foram descartados ao todo 57,389kg de alimentos.

 

- A relação de consumo na cidade do Rio de Janeiro deve preservar a excelência,  não apenas no tratamento aos consumidores, mas, principalmente, na forma de disponibilizar os produtos adequados no mercado de consumo. Isso é básico. Portanto, deve ser respeitado, afirmou Fábio Ferreira, presidente do Procon Carioca.

 

A equipe também vistoriou o Bar e Restaurante Pinheirão, na Rua Gonzaga Bastos, 247, em Vila Isabel, e liberou o funcionamento da cozinha porque as exigências já foram cumpridas. No último dia 23, os agentes interditaram o local por falta de higiene e pelo descumprimento de outras normas.

 

- Zelar pela saúde da população e pelos direitos do consumidor é uma prioridade. Não podemos permitir que a população seja prejudicada pela falta de comprometimento de alguns fornecedores. As ações de fiscalização vão prosseguir em toda a nossa região", informou o subprefeito da Grande Tijuca, Marcio Amaral.

 

 

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos:

 

Supermercado Campeão (Avenida 28 de Setembro, 282 - Vila Isabel)

Supermercado Assaí Atacadista (Rua Uruguai, 329 - Tijuca)

Supermercado Ultra (Rua Conde de Bonfim, 867 - Tijuca)

Rede Economia (Rua Conde de Bonfim, 1.198 e Rua Mariz e Barros, 665 - Tijuca)

Supermercados Apolo (Rua Haddock Lobo, 327  e 338 – Tijuca)

Rede Quality Hortifruti (Rua Haddock Lobo, 437 – Tijuca)