Procon Carioca​ e Subprefeitura da Grande Tijuca interditam​ cozinha de ​restaurante em Vila Isabel

24/06/2016 14:59:00


 

Além da falta de higiene, havia produtos vencidos desde 2015

 

​Em uma ação de fiscalização nessa quinta-feira (23), equipes do Procon Carioca e da Subprefeitura da Grande Tijuca descartaram 222 kg de alimentos impróprios ao consumo e interditaram a cozinha do Bar e Restaurante Pinheirão, na Rua Gonzaga Bastos, 247, em Vila Isabel, na Zona Norte da cidade.

 

Além da higiene precária na cozinha do restaurante, onde a lixeira e as janelas eram abertas e os ralos não tinham telas de proteção, os agentes encontraram produtos vencidos desde 2015. Havia também uma grande quantidade de alimentos ​armazenados inadequadamente, sem data de fabricação e de validade.  Ao todo, foram descartados 183.7 kg de alimentos e o restaurante foi notificado para apresentar melhorias​. 

 

"O Procon Carioca, da Prefeitura do Rio, não vai admitir que alguns estabelecimentos tenham seu foco exclusivamente no lucro em prejuízo do direito do consumidor, especialmente, quando se trata da comercialização de alimentos impróprios para o consumo, em flagrante afronta ao direito básico de proteção à vida e a saúde. Portanto, a interdição foi realizada de forma cautelar a fim de evitar um grave acidente de consumo", afirmou Fábio Ferreira, presidente do Instituto.

 

​Na Mercearia Tropical, na Rua Sá Viana, 144, no Grajaú, os fiscais ​​encontraram alimentos ​fora dos padrões para comercialização, já que também não tinham informações básicas de identificação. Na cozinha, além da sujeira, a geladeira não funcionava corretamente e o certificado de dedetização ​estava ​vencido. Foram descartados 38.3 kg de alimentos ​e o estabelecimento terá que se adequar às normas.

 

"As operações irão prosseguir para assegurar o respeito à lei e garantir melhor qualidade de vida à população", informou o subprefeito da Grande Tijuca, Márcio Ribeiro.

 

Não foram encontradas irregularidades no mercado Rede Ultra (Rua Conde de Bonfim, 507 - Tijuca), nem na loja Hawaii Sports (Rua Conde de Bonfim, 685 – Tijuca).