Procon Carioca, Subprefeitura da Grande Tijuca e Vigilância Sanitária interditam cozinha de doceria

20/06/2016 11:54:00


 

 

 

Durante a fiscalização, agentes também notificaram o hospital infantil Prontobaby por armazenamento de alimentos em local sem alvará e descartaram 90 kg de alimentos impróprios ao consumo em diversos estabelecimentos

 

Uma das docerias mais tradicionais da Tijuca, a Tati Doces, foi multada durante uma fiscalização conjunta na última semana, do Procon Carioca, Subprefeitura da Grande Tijuca e Vigilância Sanitária. A loja, que fica na Rua Barão de Mesquita, 227, teve a cozinha e uma câmara frigorífica interditadas.

 

Os agentes foram até o local para apurar denúncias e constataram a falta de higiene. A interdição parcial será suspensa após o cumprimento das exigências.

 

"O Código de Defesa do Consumidor já completou 26 anos e alguns comerciantes ainda não respeitam os direitos básicos e continuam vendendo alimentos vencidos e sem identificação. Por isso, é importante redobrar a atenção quanto aos produtos colocados no mercado de consumo, especialmente aqueles em desacordo com as normas de fabricação, distribuição e apresentação. O mercado de consumo é livre, mas todos devem cumprir a Lei nº 8.078/90 - CDC", afirmou o presidente do Procon Carioca, Fábio Ferreira.

 

Segundo a subsecretária do Procon Carioca, Renata Ruback, vender alimentos que coloquem em risco a saúde e segurança do consumidor é crime e, em caso de reincidência, a empresa pode ter as atividades suspensas.

 

Outro local fiscalizado pelos órgãos municipais foi o hospital infantil Prontobaby, na Rua Adolfo Mota, 81. O estoque de alimentos funcionava em um endereço que não possui alvará. O estabelecimento foi notificado e tem um prazo de 10 dias para comprovar a regularização da licença ou providenciar a transferência dos alimentos para um local apropriado.

 

 

 

No restaurante Casa da Ostra, na Rua Barão de Mesquita, 58, foram descartados 20,2 kg de alimentos sem condições de comercialização por estarem com o prazo de validade vencido, mal  armazenados, com embalagens danificadas ou sem identificação do fabricante. Na cozinha e nas câmaras frigoríficas, a higiene era precária. Havia até ralos abertos no ambiente.

 

O mercado Super Nosso, na  Estrada das Furnas, 1.275, no Alto da Boa Vista, foi multado pela Vigilância Sanitária e 51,9 kg de alimentos impróprios para o consumo foram inutilizados. Já no hortifruti River Fruit, na Rua Conde de Bonfim, 577, loja B, foram descartados 18,7 kg de alimentos fora dos padrões para comercialização.

 

Em ambos, foram encontradas irregularidades como produtos vencidos, falta de identificação do fabricante ou informação sobre a validade, além de armazenamento irregular e embalagens violadas.  No mercado, os extintores de incêndio estavam vencidos.  No hortifruti, foi constatado a falta de higiene e a presença de insetos no local onde os alimentos são embalados. A loja foi notificada e tem 10 dias para sanar os problemas.

 

"Vamos prosseguir com as operações para coibir práticas que desrespeitem a lei", afirmou o Subprefeito da Grande Tijuca, Márcio Ribeiro.

 

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos:

 

Pão de Açúcar - Rua Dr. Satamini, 164 - Tijuca

Bar Guanabara -  Rua Dr. Satamini, 136, loja  A - Tijuca

Padaria Ouro Trigo - Rua Juiz de Fora, 4 - Grajaú

Burguer King - Shopping Tijuca - Av. Maracanã, 987  3º piso - Tijuca

Pão e Cia - Shopping Tijuca - Av. Maracanã, 987 - Terreo - Tijuca

Salão Edson Freitas - Shopping Iguatemi - Rua Barão de São Francisco, 236 - 1º Piso - Vila Isabel

Burguer King - Shopping Iguatemi - Rua Barão de São Francisco, 236 - 3º Piso - Vila Isabel