Alimentação

16/10/2014 14:48:00


Dicas do Procon Carioca no Dia Mundial da Alimentação

16 de outubro de 2014

 

No dia mundial da alimentação o Procon Carioca convida você a refletir sobre o alimento que estamos comendo. Veja as dicas de vídeos, documentários, livros, manuais pedagógicos sobre o assunto e orientações de direitos do consumidor.

 

Dica de Documentários:

 

·         Muito além do Peso (Way Beyond Weight)

https://www.youtube.com/watch?v=TsQDBSfgE6k

Pela primeira vez na história da raça humana, crianças apresentam sintomas de doenças que antes só existiam em adultos. Problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2. Todos têm em sua base a obesidade. Esse documentário discute por que boa parte das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, o governo, os pais, as escolas e a publicidade. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo.

 

·         O veneno está na mesa

https://www.youtube.com/watch?v=8RVAgD44AGg

O cineasta Silvio Tendler investiga a questão do uso abusivo de agrotóxicos no Brasil e os impactos disso na alimentação dos brasileiros.

 

Dica de Vídeos:

 

·         Canal "Do campo à mesa" no youtube

https://www.youtube.com/user/docampoamesa

A jornalista Francine Lima vai à fundo no munda da alimentação para traduzir o que há por trás dos produtos alimentícios e de suas propagandas.

 

Dica de livros:

 

·         "Regras da Comida", 2009, Michael Pollan: Escrito com a concisão, a sabedoria e a clareza que se tornaram marcas registradas de Michael Pollan, esse manual estabelece uma série de regras simples e fáceis de memorizar para comer com sabedoria – uma por página, seguida de uma breve explicação quando necessário. Pollan elegeu os princípios básicos que devem nortear a dieta equilibrada e dividiu as regras da alimentação saudável em três categorias. A primeira, "O que devo comer? Coma comida de verdade", destina-se a distinguir o que é comida saudável das "substâncias comestíveis parecidas com comida", que fazem adoecer e engordar. "Que tipo de comida devo comer? Principalmente vegetais" esclarece distinções entre os variados tipos de alimentos e questões como o consumo de carne – que não precisa ser banida da dieta. Na terceira parte, "Como devo comer? Pouco", ele aborda as estratégias para se chegar à maneira correta de se alimentar com dicas que visam a evitar os excessos responsáveis pelo sobrepeso e suas consequências. Sucinto e prático, o livro Regras da comida: um manual da sabedoria alimentar prova que comer bem pode ser fácil e muito prazeroso.

 

Manual pedagógico:

 

·         Manual de Educação para o Consumo Sustentável (MMA/ME/Idec/consumers International)

http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf

http://www.mma.gov.br/estruturas/secex_consumo/_arquivos/4%20-%20mcs_alimentos.pdf

 

Direitos do Consumidor de Alimentos:

 

Orientações do Sindec – Alimentos: http://portal.mj.gov.br/main.asp?View={80F6148E-C535-4E4D-B18E-D29159059050}&BrowserType=IE&LangID=pt-br&params=itemID%3D%7BB639DB46-658B-4603-847A-BDD7C9618201%7D%3B&UIPartUID=%7B2868BA3C-1C72-4347-BE11-A26F70F4CB26%7D




Serviços Serviços