11/12/2020 17:29:00
O Procon Carioca trabalhou nos quatro anos da atual gestão (2017-2020) em seus três pilares: atendimento ao consumidor, fiscalização e educação para o consumo.
ATENDIMENTO: Consiste na intermediação que os técnicos do Procon Carioca fazem entre o consumidor que foi prejudicado em seus direitos e as empresas. O órgão também encaminha pedidos de renegociação de dívidas para empresas. O atendimento é realizado através das itinerantes, do telefone 1746, site, facebook, instagram do órgão e da plataforma consumidor.gov.br.
O maior atendimento acontece nos mutirões que o órgão promove, geralmente uma vez por ano com a presença de dezenas de empresas, quando os conflitos são resolvidos na hora com o fornecedor.
De 2 de janeiro de 2017 a 7 dezembro de 2020, o Procon Carioca realizou 30.086 atendimentos.
NÚMEROS/ATENDIMENTOS
2017 - 6.632
2018 - 8.575
2019 - 8.483
2020 - 6.396
Total: 30.086
FISCALIZAÇÃO: A fiscalização é feita a partir de denúncias de desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor ou em ações programadas, como Black Friday, Carnaval, Rock in Rio, Semana das Mães e Natal.
Os fiscais verificam condições de armazenamento de produtos, higiene, segurança do estabelecimento e se os preços estão expostos de forma visível.
De 2 de janeiro de 2017 a 7 de dezembro de 2020, o Procon Carioca realizou 3.212 fiscalizações.
NÚMEROS/FISCALIZAÇÕES
2017 – 412
2018 – 707
2019 – 1.433
2020 – 660
Total: 3.212
NÚMEROS/NOTIFICAÇÕES
2017 – 171
2018 – 200
2019 – 305
2020 – 230
Total: 906
NÚMEROS/MULTAS
2017 – 157
2018 – 168
2019 – 183
2020 – 82
Total: 590
EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO: O Procon Carioca promoveu cursos para conscientizar os consumidores sobre seus direitos e para funcionários de empresas sobre a importância de melhorar o atendimento aos clientes. O superendividamento sempre foi uma preocupação do Procon Carioca, razão dos cursos sobre educação financeira que o órgão promoveu para os idosos e a Guarda Municipal, por exemplo.
MATÉRIAS EMPLACADAS NA MÍDIA: As ações do Procon Carioca foram divulgadas na grande mídia e nas redes sociais do órgão.
NÚMEROS/MATÉRIAS NA MÍDIA
2017- 227
2018- 549
2019 - 569
2020 - 228
Total: 1.573
Cadastro de bloqueio de ligações de telemarketing
O Procon Carioca implantou, em 2019, o serviço de cadastro de bloqueio de ligações de telemarketing, criado pela Lei nº 6.523/19. O consumidor que não quer mais receber telefonemas de empresas oferecendo produtos ou serviços pode entrar no site do Procon Carioca, clicar no Bloqueio de Ligações e colocar, lá, três linhas de telefone para as quais não quer mais receber chamadas de telemarketing. O site tem o passo a passo explicando tudo (www.rio.rj.gov.br/proconcarioca).
Selo de Qualidade Procon Carioca
O Selo de Qualidade Procon Carioca foi criado pela Lei nº 6.309/17 para incentivar as empresas a melhorarem o atendimento ao consumidor. Ele é entregue a empresas que reduziram o número de reclamações e o tempo de resposta aos clientes. A cerimônia de entrega do Selo costuma ser no início do ano com base na atuação da empresa no ano anterior.
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