Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro - PLANETÁRIO
Contação de histórias sobre ficção científica para crianças no Planetário da Gávea e em comunidades

24/01/2014 16:10:00


Estimular a leitura e o interesse das crianças pela ciência, cultura e arte. Esse é o objetivo da "Contação de Histórias Sci-Fi", novo projeto do Conselho Jedi RJ em parceria com a Fundação Planetário, que conta com o patrocínio da NET. A iniciativa visa atender o público infantil, de faixa etária entre 6 e 12 anos, e levar, por meio de contos de ficção científica, diversão e entretenimento para os pequenos. Atores do Grupo Brendapartevão contar histórias e promover debates, a partir de seis clássicos do gênero: FrankensteinA volta ao mundo em 80 dias20 mil léguas submarinasFui eu que fiz vocêEquipe de ajuste, e Eu, robô. Durante a programação de férias, a atividade, que acontecerá no Planetário para grupos de 20 pessoas por sessão, será realizada nos dias 27, 29 e 30 de janeiro, nos horários 15h30 e 16h30. A entrada é franca.

 

Não serão somente os visitantes do Planetário que poderão participar das contações. A atividade será oferecida também durante o "Luneta na Laje", projeto da Fundação Planetário que leva até as comunidades cariocas pacificadas um moderno telescópio para promover, gratuitamente, uma noite de observação do céu. Nos dias 28 janeiro e 18 de fevereiro, o Complexo do Alemão receberá o projeto. Já nos dias 4 de fevereiro e 11 de março, é a vez da Rocinha de participar das apresentações e conhecer alguns contos de ficção científica de uma maneira diferente e divertida. "Buscamos sempre que possível, unir a ciência com a cultura, para difundi-la de forma lúdica, aproximando ainda mais o público infantil", complementa Celso Cunha, presidente da Fundação Planetário.

 

Como há poucos títulos de ficção científica para o público infantil, as apresentações vão contar com o apoio de imagens e sons para que o público deixe de ser espectador e entre na história. É o que garante o diretor Pedro Maia. "Tudo em clima de brincadeira", resume. Figurino e cenário ficam por conta de Nívea Faso e Patrícia Delvaux. "A ideia é mostrar que o livro não é um objeto. Com isso, podemos despertar a criatividade e a curiosidade das crianças pela literatura, arte, ciências, cinema e teatro", completa a produtora cultural do projeto, Roberta Manaa. E, a partir de fevereiro, os alunos das escolas da rede municipal de ensino serão contemplados com as contações, que serão voltadas exclusivamente para esse público no Planetário.

 

 

Rodas de Leitura Sci-Fi

 

Datas Confirmadas

No Planetário da Gávea: 27, 29 e 30/01. Horários: 15h30 e 16h30.

 

Na Rocinha: 04/02 e 18/01. Horários: 17h30, 18h30 e 19h30.

No Complexo do Alemão: 28/01 e 18/01. Horários: 17h30, 18h30 e 19h30.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços