A meta da SMAS é expandir para 52 o número de CRAS em todo o Município.
15/07/2010 16:33:00
Moradores do bairro de Realengo e Padre Miguel, receberam na manhã desta quinta-feira, dia 15, a nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Olimpia Esteves, localizada na Rua Santa Cecilia 984, Bangu, Zona Oeste da Cidade, que foi ampliada e modernizada para atender aos moradores dos bairros. A unidade, que integra a rede de proteção social do Município ganhou uma brinquedoteca, sala para reunião, salas para atendimento social, além de um amplo espaço com televisores, DVD's e computadores com internet 3G.
No local, funcionará os programas e projetos da Proteção Social Básica da SMAS, entre eles Programa Bolsa Família, Brinquedoteca, Vivendo na Melhor Idade, Como Nossos Pais, Projovem Adolescente, Projovem Urbano, Banco Carioca de Bolsas de Estudo, bem como o encaminhamento para cursos de qualificação e para rede socioassistencial existente no território de atendimento do CRAS.
O CRAS inaugurado conta com sete profissionais, sendo uma diretora e assistente social, dois assistentes sociais, dois agentes comunitários e um auxiliar de serviços gerais. A cerimônia de entrega das novas instalações contou com as presenças do secretário municipal de Assistência Social, Fernando William, da Subsecretária de Proteção Social Básica, Denise de Carvalho dos Santos, do subsecretário de Proteção Especial, Carlos Augusto de Araujo Jorge e de Luciano Gambola, representante do SEI UGL (Sindicato Immigrati e Migratti), da Itália, que está visitando o Brasil para conhecer os serviços de assistência social com a perspectiva de uma parceria com o Município.
De acordo com o secretário Fernando William, todas as unidades serão reformadas e equipadas para garantir um serviço de qualidade à população.
- A finalidade é reformar e ampliar todos os Centros, para que possamos oferecer ao profissional e aos usuários, um espaço adequado para o atendimento - disse, completando que o Brasil vive hoje uma fase de expansão, de potencialidades.
- Devemos nos dedicar a implantar programas de transferência de renda, de acesso à saúde e de cursos profissionalizantes, mas a família é fundamental. Não podemos estar apenas numa relação de desenvolvimento. Precisamos, também, manter e acolher a família, que é fundamental - ressaltou.
Luciano Gambola, representante do Sindicato, que já teve oportunidade de conhecer alguns de nossos equipamentos e já participou de uma abordagem à população de rua, no Centro, considerou altamente positivo o trabalho desenvolvido.
- Estou surpreso com o trabalho, com a hospitalidade, não esperava encontrar pessoas tão amáveis e dedicadas. Existem hoje na Itália, 45 mil brasileiros, trabalhando, produzindo e deixando sua passagem por nossa terra, espero poder estreitar este vínculo - finalizou.
A Subsecretária de Proteção Social Básica, Denise de Carvalho, emocionada, agradeceu ao empenho e esforço dos funcionários para que pudesse entregar o espaço à população e ressaltou a importância de colocar em funcionamento locais com este, oferecendo aos moradores um atendimento de qualidade.
- Este é o primeiro espaço do bairro e pertence a população. Aquilo que é público, pertence a todos, nós temos o dever de zelar, cuidar e manter, ganha o funcionário com instalações digna e a população no atendimento de qualidade - finalizou.
A meta da SMAS é expandir para 52 o número de CRAS no município do Rio de Janeiro, promovendo desta forma a descentralização dos serviços e a melhoria na atendimento à população. Com esta inauguração, sobe para 43 o número de CRAS disponíveis à população.
Informações: Secretaria Municipal de Assistência Social.