Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Primeiras-damas juntas pela causa animal

Encontro aconteceu Instituto Jorge Vaitsman (IJV), referência em diagnóstico, monitoramento, controle e profilaxia de zoonoses na cidade


28/02/2019 12:13:00


Referência no Brasil no atendimento veterinário, o Instituto Municipal Jorge Vaitsman (IJV), na Mangueira, recebeu nesta quarta-feira (27) a visita das primeiras-damas do município, Sylvia Jane Crivella, e do estado, Helena Witzel, que foi buscar informações da expertise da unidade para a implantação de centros de atendimento aos animais nos 92 municípios do estado. O projeto é da jornalista Karla de Luccas, coordenadora do Núcleo Estadual de Proteção Animal da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

 

 

Foto: Cadu Silva

 

 

As duas primeiras-damas foram recebidas pela secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, com a subsecretária de Vigilância Sanitária, Márcia Rolim, o subsecretário de Bem Estar Animal, Roberto de Paula, e o médico-veterinário Glauco Mello, diretor do IJV. Elas visitaram os consultórios, o laboratório clínico, o acolhimento de gatos, o canil e o único cemitério público de animais do Rio. Participou também da visita a desembargadora Suely Lopes Magalhães, do Tribunal de Justiça, protetora e defensora da causa animal.  

 

 

- Helena Witzel, esposa do governador Wilson Witzel, ficou encantada com a qualidade, a dedicação e a estrutura do Hospital Veterinário Jorge Vaistman. Foi um empenho da gestão Crivella, fazer com que um hospital que estava abandonado há décadas, fosse revitalizado de uma forma maravilhosa. Estamos muito orgulhosos de poder apresentar este instituto à população - disse Sylvia.

 

 

Sylvia Jane e Helena Witzel percorreram todas as dependências do Instituto, que passou recentemente por uma grande reforma, recebendo um laboratório de zoonoses de qualidade e excelência.

 

 

- Fiquei muito feliz de só ouvir elogios das pessoas sobre o tratamento que os animais recebem nos diversos setores do Instituto - completou a primeira-dama do município.

 

 

Com 102 anos de existência, o Jorge Vaitsman oferece à população todos os serviços veterinários, do diagnóstico de zoonoses (doenças transmitidas a humanos por animais) a cirurgias, castração, vacinação, adoção, cemitério e até crematórios. Esse ano, com a contratação de novos médicos-veterinários, os atendimentos diários a cães e gatos aumentaram 100% (de 50 para 100).

 

 

As castrações também cresceram: de 14 para 20 por dia. Com o reforço, a unidade conta com mais dez vagas (foi de 50 para 60) para o tratamento da esporotricose, com um acréscimo de novos 200 atendimentos ao mês. No geral, o instituto contabilizou em janeiro último um crescimento diário de cerca de 70%: de 114 para 180.

 

 

Foto: Cadu Silva




Serviços Serviços