27/02/2019 15:12:00
O Carnaval se aproxima e a Prefeitura do Rio mobilizou todos os seus órgãos para receber um dos maiores eventos do calendário da cidade. Um dos esquemas mais complexos é o de trânsito e transportes, que será implantado nos dias 1º à 5, 9 e 10 de março.
Confira, programe-se e divirta-se!
REGIÃO DO SAMBÓDROMO
Será implantado esquema especial de trânsito no Centro da cidade e em todos os seus acessos, a partir desta quarta-feira (27/02). A operação de trânsito contará com a participação de 610 Agentes de Trânsito da Prefeitura, entre Guardas Municipais, CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios viários necessários.
Serão disponibilizados 10 reboques para desobstrução de vias, 20 motocicletas e 12 veículos operacionais.
Também serão utilizados 18 painéis de mensagens variáveis entre fixos e móveis que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as condições do tráfego. O Centro de Operações da Prefeitura estará monitorando toda a área do evento com 60 câmeras , possibilitando que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.
DESFILE DAS ESCOLAS DO GRUPO "SÉRIE A" - DIA 01/03 (Sexta-feira)
A movimentação das escolas do Grupo de Acesso se iniciará na madrugada de quarta para quinta-feira, com a movimentação da Agremiação Unidos da Ponte, que percorrerá o entre a Avenida Brasil, próximo a Rua Almirante Mariath e a Cidade do Samba, no período entre 0h30m e 04h, havendo previsão de interdições nas adjacências da Rodoviária Novo Rio e o fechamento da Via Binário do Porto no sentido Centro a partir de 01h30m.
Na noite de quinta para sexta-feira, a partir das 22h, o Túnel Rio 450 e a Via Binário do Porto, no sentido Avenida Brasil, fecharão para o início da retirada dos carros alegóricos dos barracões localizados naquela região. Em seguida, à meia noite, será fechada a Av. Presidente Vargas, pista central, sentido Praça da Bandeira, no trecho entre a agulha de acesso para a pista lateral após a Av. Passos, próxima ao prédio da Embratel e o acesso para a pista central após passarela do Metrô Cidade Nova para a chegada dos carros alegóricos, onde ficarão retidos aguardando movimentação futura. Será também interditada a Via Binário do Porto no sentido Centro.
A partir das 11h, será fechada a Av. Presidente Vargas, pista central, sentido Centro, no trecho entre a nova agulha de acesso a pista lateral, antes da passarela do Metrô Cidade Nova e a Rua Visconde da Gávea, para reposicionamento dos carros alegóricos, ação a ser efetuada até às 15h. Caso necessário, dependendo das condições de fluidez local, o tráfego procedente da Praça da Bandeira poderá ser desviado para a Rua Afonso Cavalcanti, ocasião onde será invertido o sentido viário da Rua Amoroso Lima.
Às 15h, será interditada a Rua Benedito Hipólito no trecho entre a Rua Amoroso Lima e a alça de descida da Av. Trinta e um de Março e também as vias do entorno imediato do Sambódromo para preparação do desfile. Neste horário ocorrerá também a liberação da pista central da Av. Presidente Vargas no sentido Praça da Bandeira, momento onde estarão liberadas as duas pistas de saída do Centro.
Às 17h, será interditado o acesso à Av. Presidente Vargas a partir da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a Av. Presidente Vargas, pista lateral no sentido Centro até a Praça da República. Neste horário as demais vias do entorno ao Sambódromo também serão fechadas, entre elas a Rua Afonso Cavalcanti, a Av. Salvador de Sá e a Rua de Santana, momento onde o fluxo direcionado ao Centro será desviado para a Rua Itapiru (veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho) e para o corredor das ruas Estácio de Sá e Frei Caneca (veículos oriundos da Praça da Bandeira). Será fechado ainda o acesso a Av. Paulo de Frontin (sob o viaduto) no sentido Centro, sendo o trânsito desviado para a Rua Santa Alexandrina. Os retornos existentes na Av. Paulo de Frontin na altura da Cidade Nova também estarão fechados, devendo os motoristas seguirem pela mesma até a altura da Rua do Bispo, onde virarão a esquerda em direção à Rua da Estrela para chegarem ao Centro.
Às 19h30m, serão interditadas a Rua Frei Caneca e a Av. Trinta e Um de Março.
Desvio de tráfego de veículos, em função das interdições previstas:
Devido à quantidade e complexidade das interdições a Prefeitura recomenda a utilização de transporte público (trem, metrô, barcas, VLT). Veículos devem evitar circular na região do Centro e, se necessário, priorizar o uso do Túnel Marcello Alencar na ligação da Avenida Brasil / Zona Norte com a Zona Sul.
Se não for possível, os desvios de tráfego serão feitos da seguinte forma:
Vindos da Praça da Bandeira e/ou Tijuca com destino ao Centro:
- Até às 15h deverão seguir pela Av. Presidente Vargas no sentido Candelária;
- Entre 15h e 19h30m deverão seguir pela Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Rua Estácio de Sá, Rua Frei Caneca, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha.
- Após as 19h30m deverão seguir pela Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha.
Vindos do Centro pela Rua Visconde do Rio Branco (Praça Tiradentes), com destino à Tijuca: deverão seguir pela Praça da República e Av. Presidente Vargas.
Vindos da Av. Mem de Sá com destino à Tijuca:
- Até às 17h, deverão seguir pela Rua de Santana e Av. Presidente Vargas ou pela Av. Salvador de Sá;
- Após as 17h, deverão seguir pela Rua 20 de Abril, Praça da República e Av. Presidente Vargas.
Vindos da Av. Francisco Bicalho com destino ao Centro:
- Até às 17h, deverão seguir pela Av. Presidente Vargas;
- Após às 17h, deverão seguir pela Av. Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha ou seguir pela Rua Equador, Via Binário do Porto, Av. Venezuela, Av. Barão de Tefé, Rua Camerino, Av. Passos e Av. República do Paraguai.
Haverá circulação de carros alegóricos na madrugada de sexta para sábado na Av. Brasil, com interdições programadas para ocorrer entre 01h e 05h.
DESFILE DAS ESCOLAS DO GRUPO "SÉRIE A" - DIA 02/03 (Sábado) E DO GRUPO "ESPECIAL" – DIAS 04 e 05/03 (Domingo e Segunda-Feira)
A partir de 00h de Sábado, dia 02/03/2019, a pista central da Av. Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, vai ser interditada ao tráfego de veículos, no trecho entre Av. Passos e a última agulha de acesso da pista lateral para a central, para a chegada dos carros alegóricos.
Para permitir o deslocamentos das alegorias ocorrerão interdições também na Região Portuária. O Tn. Rio 450 e a Via Binário do Porto no sentido Rodoviária serão interditados às 23h, enquanto a Via Binário do Porto no sentido Centro fechará às 0h30. A Av. Brasil, na altura de Manguinhos, será interditada a partir das 01h, para saída de carros alegóricos do Caju.
As demais interdições e desvios implementados na sexta-feira serão mantidos até o término do primeiro dia de Desfile do Grupo de Acesso.
Às 9h do sábado, serão reabertas as ruas Estácio de Sá e Frei Caneca no sentido Centro, assim como a Av. Trinta e Um de Março e a lateral da Avenida Presidente Vargas sentido Candelária até a altura da Rua Carmo Neto para restabelecer a ligação ao Centro.
A partir das 17h, as vias antes liberadas voltam a ser interditadas para suporte ao segundo dia de Desfile do Grupo de Acesso, para o primeiro e segundo dias de Desfile do Grupo Especial e para o Desfile das Escolas Mirins no Sambódromo, onde ficarão interditadas até às 05h de quarta-feira. A exceção são os corredores viários da Rua Frei Caneca e do Viaduto 31 de Março, que possuem planos próprios de interdição e liberação ao tráfego.
Às 19h de sábado, domingo e segunda os respectivos corredores serão fechados, horário onde todos seguirão pela Rua Itapiru para acesso ao Centro.
Será suspensa nos dias de Carnaval a área de lazer da Praça da Cruz Vermelha, assim como o estacionamento da Av. Presidente Vargas para suporte ao SAARA.
DESFILE DAS ESCOLAS DO GRUPO DAS "MIRINS" - DIA 05/03 (Terça-feira)
Serão mantidas as interdições previstas para suporte ao desfile dos Grupos da Série A e Especial, exceto as interdições da Rua de Santana.
A Rua Estácio de Sá e Rua Frei Caneca serão fechadas ao tráfego às 17h de terça-feira com liberação prevista às 2h do dia seguinte.
A liberação total ao tráfego está prevista para ocorrer às 05h de quarta-feira de cinzas.
DEMAIS INTERDIÇÕES PREVISTAS PARA AS ADJACÊNCIAS DO SAMBÓDROMO
● A partir das 14h de sábado dia 02/03/2019 até às 12h de terça-feira, dia 05/03/2019, a Rua Rivadávia Corrêa será interditada, no trecho entre a Rua da Gamboa e a Via Binário do Porto, para a movimentação dos carros alegóricos da Cidade do Samba.
● Nos dias 27 e 28 de fevereiro e 01, 02, 03, 04 e 05 de março haverá movimentação de carros alegóricos em vias da Região Portuária e do Centro, como a Via Binário do Porto, Av. Venezuela e Praça Mauá.
● A Avenida República do Chile, a Avenida Almirante Barroso e diversas vias do seu entorno, serão interditadas a partir das 00h de sábado, dia 03/03/2019, para desfile Blocos de Enredo. A abertura está programada para ocorrer às 05h de quarta-feira, dia 06/03/2019. O desvio do tráfego será realizado pela Rua Graça Aranha.
● Devido as diversas interdições da Via Binário do Porto, para acesso ao Píer Mauá será montada uma mão dupla na Rua Camerino das 22h de sábado (dia 02/03/2019) até as 12h de terça-feira (dia 05/03/2019).
DESFILE DAS ESCOLAS DO GRUPO DAS "CAMPEÃS" - DIA 17/03/2018
Às 0h serão fechadas as duas pistas centrais da Av. Presidente Vargas, no trecho entre a Praça da República e a Passarela do Metrô Cidade Nova, para a chegada dos carros alegóricos. Serão interditadas também as demais vias no entorno imediato do Sambódromo, inclusive Benedito Hipólito, para preparação do desfile.
Às 14h será interditado o acesso à Av. Presidente Vargas a partir da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a Av. Presidente Vargas, pista lateral no sentido Praça da Bandeira/Centro até a Praça da República. Neste horário as demais vias do entorno ao Sambódromo também serão fechadas, entre elas a Afonso Cavalcanti, a Av. Salvador de Sá, Rua Estácio de Sá e Rua Frei Caneca, momento onde o fluxo direcionado ao Centro será desviado para a Rua Itapiru (veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira). Será fechado ainda o acesso a Av. Paulo de Frontin (sob o viaduto), sendo o trânsito desviado para a Rua Santa Alexandrina.
Às 19h será interditada a Rua de Santana, Avenida 31 de Março e as áreas de estacionamento da Rua Frei Caneca no setor ímpar.
Todas as vias deverão ser liberadas até as 12h de domingo.
ALTERNATIVAS DE CIRCULAÇÃO NO PERÍODO DO CARNAVAL
● Os veículos vindos da Av. Francisco Bicalho com destino ao Centro da cidade deverão seguir pela Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, acessar o Túnel Martins de Sá.
● Os veículos vindos da Praça da Bandeira, com destino ao Centro, deverão acessar a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, seguir pelo Túnel Martins de Sá até a Rua do Riachuelo.
● Os veículos vindos da Av. Brasil, com destino ao Centro, deverão utilizar o Túnel Marcelo de Alencar.
● Os veículos vindos da Praça da Bandeira em direção ao Centro ou Botafogo pelo Túnel Santa Bárbara deverão seguir a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra e Túnel Martins de Sá, para o Centro. Para Botafogo, é seguir o mesmo trajeto até a Rua Dr. Agra e pegar o retorno para acessar o Túnel Santa Bárbara.
● OPTAR SEMPRE PELO USO DO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO, SEJA METRÔ, TRENS, VLT OU BARCAS NO ACESSO AO CENTRO E AO SAMBÓDROMO, VISTO O GRANDE NÚMERO DE INTERDIÇÕES DE VIAS NESTES DIAS E A OCORRÊNCIA DE DIVERSOS BLOCOS DE CARNAVAL.
PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO:
Para preservar a circulação de saída dos carros alegóricos e pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento no entorno do Sambódromo estará proibido da seguinte forma:
A partir das 06h de sexta-feira, dia 01/03/2019 até às 05h de quarta-feira de cinzas, dia 06/03/2019, e no desfile das campeãs, das 06h de sábado, dia 09/03/2019 até às 12h de domingo, do dia 10/03/2019, nas vias internas à área interditada.
• Rua Santa Alexandrina, entre Praça Santa Alexandrina e a Rua Estrela, em ambos os lados da via;
• Praça Condessa Paulo de Frontin, todas as extremidades;
• Rua Aristides Lobo, no trecho entre a Praça Condessa Paulo Frontin e Rua Campos da Paz, em ambos os lados da via;
• Rua Aristides Lobo, no trecho entre a Rua Campos da Paz e a Rua Ambiré Cavalcanti, em ambos os lados da via;
• Rua Estrela, no trecho entre a Av. Paulo de Frontin e a Rua Santa Alexandrina, no lado direito da via;
• Rua Estrela, no trecho entre a Rua Santa Alexandrina e a Rua Barão de Petrópolis, no lado esquerdo da via;
• Praça de Santo Cristo;
• Rua Equador, no trecho entre a alça de descida do viaduto de descida do Gasômetro até a Av. Prof. Pereira Reis, em ambos os lados da via;
• Rua Camerino, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
• Av. Passos, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
• Av. República do Paraguai, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
• Rua Teixeira de Freitas, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
• Rua Rivadávia Correia, junto a Cidade do Samba, em ambos os lados da via;
• Av. Binário do Porto, no trecho entre a Rua da Gamboa e a Rua Antônio Lage, em ambos os lados da via;
• Av. Venezuela, em toda sua extensão, em ambos os lados da via;
• Av. Pres. Vargas, no trecho entre a Av. Rio Branco e a ponte de retorno próximo a Cidade Nova, em todas as pistas, em ambos os lados da via;
• Av. Rio Branco, no trecho entre a Av. Pres. Vargas e a Praça Mauá, em ambos os lados da via;
• Rua Frei Caneca, no trecho entre a Rua Marquês de Sapucaí e a Av. Salvador de Sá, em ambos os lados da via;
• Av. Salvador de Sá, no trecho entre a Rua Marquês de Sapucaí e a Rua Frei Caneca, em ambos os lados da via;
• Rua Estácio de Sá, no trecho entre a Rua Néri Pinheiro e a Rua Hélio Beltrão, em ambos os lados da via;
• Rua Hélio Beltrão, no trecho entre a Rua Estácio de Sá e a Rua Ulisses Guimarães, em ambos os lados da via;
• Rua Ulisses Guimarães, no trecho entre a Rua Néri Pinheiro e a Rua Dom Marcos Barbosa, em ambos os lados da via;
• Rua Pinto de Azevedo, no trecho entre a Rua Ulisses Guimarães e a Rua Afonso Cavalcanti, em ambos os lados da via;
• Rua Visconde de Duprat, no trecho entre a Rua Ulisses Guimarães e a Rua Afonso Cavalcanti, em ambos os lados da via;
• Rua Afonso Cavalcanti, no trecho entre a Rua Visconde de Duprat e a Rua Carmo Neto, em ambos os lados da via;
• Rua Júlio do Carmo, no trecho entre a Rua Pinto de Azevedo e a Rua Laura de Araújo, em ambos os lados da via;
• Rua Amoroso Lima, no trecho entre a Rua Júlio do Carmo e a Av. Pres. Vargas;
• Rua Néri Pinheiro, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
• Rua Correa Vasques, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
• Rua Santa Maria, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
• Rua São Martinho, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
• Rua Laura de Araújo, no trecho entre a Av. Salvador de Sá e a Rua Júlio do Carmo, no lado esquerdo da via;
• Rua Carmo Neto, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
• Rua Heitor Carrilho, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
• Rua Viscondessa de Piracinunga, no trecho entre a Rua Frei Caneca e a Avenida Salvador de Sá, em ambos os lados;
• Via interna do Condomínio Zé Keti, no lado direito da via;
• Rua Presidente Barroso, no trecho entre a Av. Salvador de Sá e a Rua Júlio do Carmo, em ambos os lados da via;
• Rua Comandante Maurity, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
• Rua Benedito Hipólito, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
• Praça Reverendo Álvaro Reis, em todas as extremidades;
• Travessa Pedregais, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
• Travessa Onze de Maio, no trecho entre a Rua Tomáz Rabelo e a Av. Salvador de Sá, em ambos os lados da via;
• Rua Frederico Silva, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
• Rua do Catumbi, no trecho entre Largo do Catumbi e Rua Frei Caneca, em ambos os lados da via;
• Rua Estácio de Sá, no trecho entre a Rua Hélio Beltrão e a Rua Haddock Lobo, em ambos os sentidos nos dois lados da via, exceto na área destinada aos táxis regulamentados;
• Rua Joaquim Palhares em toda a sua extensão, em ambos os sentidos nos dois lados da via, exceto na área destinada aos táxis;
• Rua do Matoso, no trecho entre a Radial Oeste e a Rua Haddock Lobo, em ambos os lados da via;
• Rua Paula Matos, no trecho entre a Rua José de Alencar e Rua Frei Caneca, em ambos os lados da via, exceto na área destinada aos táxis regulamentados;
• Rua José de Alencar, no trecho sobre o Túnel Martim de Sá e a Rua Paula Matos, em ambos os lados da via;
• Rua Haddock Lobo, no trecho entre a Rua do Matoso e a Rua Estácio de Sá, em ambos os lados da via;
• Rua Vinte de Abril, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
• Rua Carlos Sampaio, no trecho entre a Praça da Cruz Vermelha e a Rua do Senado, em ambos os lados da via;
• Praça da República, no trecho entre a Rua Visconde do Rio Branco e a Av. Pres. Vargas;
• Rua Visconde da Gávea em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
• Av. Paulo de Frontin em toda a sua extensão, em ambas as pistas nos dois lados da via.
A SEOP - SECRETARIA DE ORDEM PÚBLICA ATUARÁ COM REBOQUES BASEADOS EM PONTOS ESTRATÉGICOS E CIRCULANDO NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO EVENTO COM A FINALIDADE DE REPRIMIR O ESTACIONAMENTO IRREGULAR E GARANTIR A FLUIDEZ DO TRÁFEGO. OS VEÍCULOS ESTACIONADOS IRREGULARMENTE SERÃO REMOVIDOS PARA OS DEPÓSITOS PÚBLICOS MUNICIPAIS.
COMO CHEGAR AO SAMBÓDROMO:
Para acessar o Sambódromo é recomendado a utilização de transporte público coletivo regulamentado:
METRÔ
O público destinado ao setor par poderá utilizar as estações Cidade Nova, Estácio e Praça Onze e aqueles destinados ao setor ímpar deverão utilizar a estação Central.
TREM
Deverão utilizar a estação Central do Brasil.
ÔNIBUS DE LINHAS REGULARES
Mais de 50 linhas passam pela área do evento, vindo de diversas regiões da cidade.
RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:
• Use preferencialmente o transporte público (trem ou metrô);
• Se for embarcar no Aeroporto Santos Dumont procure antecipar a sua chegada. Existem diversas interdições previstas na Cidade;
• Se possível, evite circular de carro no Centro da Cidade, busque rotas alternativas. Existirá grande número de interdições na região, com especial atenção na sexta e sábado, dia 01 e 02 de março, onde ocorrerá o desfile de blocos e a movimentação de carros alegóricos;
● De 01 a 10 de março, nos dias de carnaval, a Prefeitura monitorará a concentração de público na região da Lapa, contudo não estão previstas interdições ao tráfego na localidade;
• Respeite os locais de proibição de estacionamento e fique atento aos horários de restrição, diversos reboques estarão circulando na região;
• Visando garantir a segurança dos foliões, informamos que a travessia deverá ser realizada exclusivamente na faixa de pedestres e sempre com atenção redobrada;
• É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área;
• Moradores que possuam carro particular e vaga de garagem que necessitarem acessar a região interditada do Sambódromo deverão fazê-lo pelo Largo do Estácio, sempre portando comprovante de residência (conta de luz, gás, telefone) para que possam transpor os bloqueios de tráfego;
• Os veículos com adesivo de "Trânsito Livre" deverão sempre afixá-los ao veículo. o Trânsito Livre não é válido para táxis comuns / amarelos;
• O acesso à área interditada do Sambódromo será permitida somente aos moradores devidamente identificados e aos veículos com Trânsito Livre. Existirão pontos de táxis comuns (amarelos) para uso ao término do desfile nas adjacências do Sambódromo. No setor par estes se localizarão na Rua Estácio de Sá e no ímpar na alça de acesso a Av. Trinta e Um de Março.
ESTRADA INTENDENTE MAGALHÃES
ESQUEMA DE TRÁFEGO PARA OS DESFILES DE BLOCOS E DAS ESCOLAS DO GRUPO B, C e D
Será implantado esquema especial de trânsito nos bairros Madureira e Campinho para a realização do Desfile de Blocos de Enredo e Escolas de Samba dos Grupos B, C, D, E e Sábado das Campeãs.
A operação de trânsito contará com a participação de 46 homens entre Agentes de Trânsito e controladores de tráfego contratados , que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios nas ruas internas.
O Centro de Controle de Operações da Prefeitura estará monitorando toda a área do evento com câmeras, implantando ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.
PRINCIPAIS INTERDIÇÕES
Dias 02, 03, 04, 05 e 09 de Março, a partir de 16h até às 08h dos dias subsequentes serão interditadas:
● Estrada Intendente Magalhães:
pista lado impar, entre a Rua Domingos Lopes e a Rua Anália Franco;
pista lado par, entre a Rua Domingos Lopes e a Rua Pereira de Figueiredo;
• Rua Capitão Couto Menezes, entre a Rua Maria José e a Estrada Intendente Magalhães;
● Entorno da Praça dos Lavradores;
• Rua Carlos Xavier, entre a Rua Maria José e Estrada Intendente Magalhães;
• Rua Conde de Linhares, entre a Rua Maria José e Estrada Intendente Magalhães;
• Rua Araçuaí, entre a Rua Ana Teles e Estrada Intendente Magalhães;
• Rua Cincinato da Silva, entre a Rua Ana Teles e Estrada Intendente Magalhães.
A partir de 23h de sexta-feira dia 01 de Março de 2019, até às 08h de quarta-feira dia 06 de Março de 2019 e a partir das 23h de sexta-feira dia 08 de Março de 2019, até às 08h de domingo dia 10 de Fevereiro de 2018, será interditada, para estacionamento de carros alegóricos, a Rua Domingos Lopes, pista sentido Madureira, trecho compreendido entre a Avenida Ernani Cardoso e a Rua Maria Lopes.
A partir de 23h de sexta-feira dia 01 de Março de 2019, até às 08h de quarta-feira dia 06 de Março de 2019 e a partir das 23h de sexta-feira dia 08 de Março de 2019 às 08h de domingo dia 10 de Março de 2019, ocorrerá a interdição intermitente, para passagem de carros alegóricos, na interseção da Rua Domingos Lopes com Estrada Intendente Magalhães.
DESVIOS DE TRÁFEGO EM FUNÇÃO DAS INTERDIÇÕES PREVISTAS
• Veículos procedentes da Estrada Intendente Magalhães com destino ao Viaduto Negrão de Lima seguirão pela Rua Ernani Cardoso, Rua Padre Manso e Viaduto Negrão de Lima;
• Veículos procedentes da Rua Domingos Lopes com destino a Estrada Intendente Magalhães seguirão Rua Maria José, Rua Andrade Araújo, Rua Maria José, Rua Pereira de Figueiredo e Estrada Intendente Magalhães;
• Veículos procedentes da Estrada Intendente Magalhães com destino ao Largo de Campinho seguirão Rua Anália Franco, Rua Pinto Telles, Rua Cândido Benício e Largo do Campinho;
PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO
Do dia 02, 03, 04, 05 e 09 de Março de 2019, para preservar a circulação de saída dos carros alegóricos e pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento estará proibido nas seguintes vias:
– Rua Maria José, ambos os lados;
– Rua Capitão Couto de Menezes, entre a Rua Maria José e a Praça dos Lavradores, ambos os lados;
– Rua Domingos Lopes, entre a Rua José Natalino e a Rua Ernani Cardoso, lado par;
– Rua Andrade Araújo, entre a Estrada Intendente Magalhães e a Rua Maria José, em ambos os lados;
– Estrada Intendente Magalhães, em ambos os lados e em ambas as pistas:
entre a Rua Cândido Benício e a Rua Anália Franco;
em frente à Praça do Valqueire;
– Rua Conde de Linhares, entre a Estrada Intendente Magalhães e a Rua Maria José, ambos os lados;
- Rua Carlos Xavier, entre a Estrada Intendente Magalhães e a Rua Maria José, ambos os lados;
– Rua Pereira de Figueiredo, entre a Estrada Intendente Magalhães e a Rua Maria José, à direita do fluxo veicular;
- Rua Anália Franco;
- Rua Pinto Teles.
FICA AUTORIZADO
1 - O estacionamento na Rua Ernani Cardoso, entre a Rua Domingos Lopes e a Rua Padre Manso, lado esquerdo, para estacionamento de carros alegóricos;
2 - O desembarque dos componentes de ônibus credenciados, na Rua Capitão Couto Menezes, entre a Rua Maria José e a Rua Felipe Frutuoso;
3 - O estacionamento para ônibus credenciados na Rua Pereira de Figueiredo, lado impar, lado esquerdo do sentido do fluxo veicular, entre a Rua Maria José e a Estrada Intendente Magalhães e na Estrada Intendente Magalhães, lado ímpar, pista sentido Campinho, trecho compreendido entre a Rua Anália Franco e a Rua Olímpio de Azevedo.
4 – Reserva da área junto ao fundo da Praça dos Lavradores, para estacionamento de veículos de serviços de emergência e suporte ao evento.
RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES
- A SEOP - Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.
- É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área.
BLOCOS DE RUA
01 a 06 de março – Semana de Carnaval
ESQUEMA DE TRÁFEGO
Durante a semana de carnaval, além do desfile no Sambódromo, ocorrerão mais de 300 blocos de rua, em diversas regiões da cidade. Dois megablocos ocuparão as vias do Centro do Rio: o Cordão da Bola Preta, no dia 02 de março (sábado de carnaval) e o Giro do Arar – Fervo da Lud, no dia 05 de março (terça-feira de carnaval).
Além destes, outros grandes blocos acontecem na semana de carnaval:
• 02 de março, sábado – Banda de Ipanema;
• 03 de março, domingo – Bangalafumenga, no Aterro do Flamengo;
• 04 de março, segunda-feira – Sargento Pimenta, no Aterro do Flamengo;
• 05 de março, terça-feira – Orquestra Voadora, no Aterro do Flamengo, e Banda de Ipanema.
Com o objetivo de minimizar os impactos no trânsito da cidade, a CET-Rio estará atuando com 380 homens por dia - agentes, controladores e apoiadores de tráfego - 40 viaturas e 42 motocicletas nas diferentes ações de trânsito relativas ao carnaval de rua, trabalhando no bloqueio de vias, manutenção da fluidez do trânsito, coibição de estacionamento irregular, ordenamento viário nos cruzamentos e orientação aos pedestres e motoristas. Além disso, 14 reboques da CET-Rio estarão posicionados para desobstrução das vias em caso de acidentes ou enguiço de veículos.
Sinalização específica será instalada, além de 15 painéis de mensagens variáveis, com o objetivo de orientar e alertar os motoristas sobre bloqueios de vias, proibições de estacionamento, rotas alternativas e informar sobre as condições de trânsito.
Técnicos da CET-Rio estarão acompanhando as ações através das diversas câmeras espalhadas pela cidade e implantarão ajustes nos tempos dos semáforos, quando necessário para garantir a fluidez do trânsito, principalmente nas rotas de desvio.
A SEOP - Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.
DINÂMICA DAS INTERDIÇÕES:
As interdições de trânsito serão efetuadas inicialmente na área de concentração dos blocos e serão gradativamente ampliadas conforme o deslocamento dos foliões. A liberação se dará após a dispersão do público, condicionada ao término da limpeza das vias pela Comlurb.
MEGABLOCOS NO CENTRO
AV. PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
Dois megablocos acontecem na Av Presidente Antônio Carlos durante o Carnaval:
• Cordão da Bola Preta, no sábado (02/03)
• Giro do Arar – Fervo da LUD, na terça-feira de carnaval (05/03)
A concentração dos blocos acontece às 07h (Cordão da Bola Preta) e 08h (Giro do Arar) na Av Presidente Antônio Carlos, nas imediações da Rua São José (próximo ao Terminal Menezes Cortes). O desfile terá início às 09h (Cordão da Bola Preta) e 10h (Giro do Arar), seguindo pela avenida até as proximidades da Rua Araújo Porto Alegre, com término previsto para às 14h (ambos os blocos).
A partir das 6h, a Avenida Presidente Antônio Carlos será bloqueada no trecho compreendido entre a Avenida Almirante Barroso e a Avenida Presidente Wilson. O acesso ao Terminal Menezes Cortes estará bloqueado no mesmo período.
Os veículos provenientes da Zona Sul deverão utilizar o desvio via Túnel Marcello Alencar para acessar a Av Brasil ou a Ponte Rio-Niterói; ou seguir pela Av Mem de Sá, na Lapa, para outros destinos no Centro e Zona Norte.
GRANDES BLOCOS NO ATERRO DO FLAMENGO
Três grandes blocos acontecem na Av Infante Dom Henrique, durante o Carnaval:
• Bangalafumenga, no domingo (03/03)
• Sargento Pimenta, na segunda-feira de carnaval (04/03)
• Orquestra Voadora, na terça-feira de carnaval (05/03)
As atividades dos blocos Bangalafumenga e Sargento Pimenta terão início às 09h e 08h, respectivamente, na praça em frente ao Monumento aos Pracinhas, com término previsto para 15h e 14h, respectivamente.
Já a Orquestra Voadora tem concentração prevista para às 13h de terça-feira, na Av Infante Dom Henrique na altura da Praça Luis de Camões. O desfile tem início às 15h seguindo pela avenida até as imediações do Museu de Arte Moderna.
A área de lazer do Aterro do Flamengo estará montada nos feriados (domingo e terça), como de costume, das 7h às 19h. Os veículos devem então seguir pela Praia do Flamengo e Avenida Beira Mar.
BANDA DE IPANEMA
Durante o carnaval, a Banda de Ipanema desfila nas seguintes datas:
• Sábado, dia 02 de março
• Terça-feira, dia 05 de março
A concentração do bloco, em ambas as datas, será às 15h na Rua Gomes Carneiro, no trecho próximo à praia. Os desfiles terão início às 17h30, seguindo pela R Gomes Carneiro à Av. Vieira Souto, à Rua Joana Angélica à Rua Visconde de Pirajá à até a Praça Gal. Osório, onde o encerramento e dispersão estão previstos para as 21h.
As interdições terão início às 15h com o trecho da Rua Gomes Carneiro interditado entre a Rua Tereza Aragão e a Av Vieira Souto. A seguir, às 16h, a Av Vieira Souto passa a ser interditada. Os demais fechamentos ocorrerão de acordo com o andamento do cortejo.
O desvio para os veículos na Av Delfim Moreira sentido Copacabana será feito pela Av Epitácio Pessoa (Jardim de Alah) e Rua Visconde de Pirajá. Estes podem também utilizar a rota via Av Epitácio Pessoa, na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Já os veículos em Copacabana com destino ao Leblon, devem seguir pela Rua Prudente de Morais.
Os bloqueios e liberações de vias ocorrerão conforme ocupação do bloco. Assim, durante a passagem da Banda de Ipanema pela Rua Joana Angélica, será necessário interromper o trânsito da Rua Prudente de Morais. O desvio será feito pela Rua Vinícius de Morais, conforme mapa abaixo.
Quando os foliões alcançarem a Rua Visconde de Pirajá todo fluxo de veículos no sentido Copacabana deverá seguir via Av. Epitácio Pessoa, na Lagoa.
RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:
• Utilizar transporte público (Ônibus, metrô, trens e barcas);
• Atentar para a sinalização e respeitar os locais e horários de proibição de estacionamento;
• Sempre que possível, buscar rotas alternativas e evitar circular de carro nas regiões dos desfiles;
• Pedestres devem atravessar nas faixas, em locais semaforizados ou com auxílio dos agentes de trânsito;
• Se possível, os foliões devem se programar e chegar com antecedência aos desfiles para evitar sobrecarga nos meios de transporte.
ESQUEMA ESPECIAL DE TRANSPORTES
Para atender ao evento Carnaval 2019 será implantado um esquema especial de transportes. A operação de transportes para atender a demanda de espectadores na região do Sambódromo, onde são esperados entre 100/mil a 120/mil pessoas por dia de evento.
Para esta edição do Carnaval 2019 será repetida a operação do aplicativo Taxi.rio desenvolvido pela Prefeitura, os taxistas mais bem avaliados do aplicativo estarão nas imediações do carnaval na Sapucaí. Como no ano anterior, a IplanRio disponibilizará um ponto de táxi na Rua Afonso Cavalcanti, entre as ruas Laura de Araújo e Carmo Neto, ao lado do metrô da Praça XI.
Seguindo um sistema de meritocracia, os 400 taxistas com as melhores avaliações serão selecionados para trabalhar na operação durante os quatro dias de desfiles e no Sábado das Campeãs.
A logística da operação será realizada por equipes de servidores da IplanRio, que se revezarão nos dias de folia.
Em decorrência das interdições e bloqueios viários a Secretaria de Transportes recomenda que os espectadores priorizem o uso do sistema de Trens e Metrô para chegar na Sapucaí e antecipem a saída.
A fiscalização contará com a participação de agentes em diversas áreas de embarque/desembarque e também Fiscais e Auxiliares de fiscais da Secretaria Municipal de Transportes que estarão monitorando a operação em campo, nos pontos de táxis, e através de câmeras no Centro Integrado de Mobilidade Urbana do Centro de Operações Rio (CIMU - COR) e nas bases móveis da fiscalização montadas por ocasião do evento.
ESQUEMA OPERACIONAL PARA OS TÁXIS:
Pontos de táxis convencionais (amarelos) para uso ao término do desfile nas adjacências do Sambódromo:
- Setor ímpar: Alça de Subida do Viaduto 31 de Março próximo a Rua Frei Caneca (lateral do Bp.Choque).
- Setor par: Rua Estácio de Sá entre a Rua Hélio Beltrão e Rua Joaquim Palhares
Os táxis do sistema Taxi.Rio na Rua Afonso Cavalcanti entre a Rua Laura de Araújo e a Rua Amoroso Lima (lado direito da via).
Regras tarifárias vigentes:
• Táxis Convencionais - taxímetro
Bandeirada - R$ 5,80.
Das 18:00 do dia 01/03/2019 até as 12:00 do dia 06/03/2019 será adotada a
tarifa pela Quilometragem (Bandeira - tarifa II)
Das 18:00 do dia 09/03/2019 até as 06:00 do dia 11/03/2019 será adotada a
tarifa pela Quilometragem (Bandeira - tarifa II)
• Táxis Executivos
Para os táxis executivos será utilizada a tabela de preços publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (27/02).
Setor ímpar:
Alça de Subida do Viaduto 31 de Março próximo a Rua Frei Caneca (lateral do Bp.Choque)
Setor par:
Rua Estácio de Sá entre a Rua Hélio Beltrão e Rua Joaquim Palhares
Táxi.Rio
Rua Afonso Cavalcanti entre a Rua Laura de Araújo e a Rua Amoroso Lima
DESVIOS DAS LINHAS DE ÔNIBUS:
INTERDIÇÕES PARA OS DESFILES NA RUA MARQUÊS DE SAPUCAÍ,
AV. REPÚBLICA DO CHILE E DESFILE DAS CAMPEÃS
● alterações de itinerários de linhas municipais e intermunicipais ●
das 17h do dia 01 de março (sexta-feira) às 13h do dia 06 de março (quarta-feira)
das 14h do dia 08 de março (sábado) às 12h do dia 09 de março (domingo)
LINHAS MUNICIPAIS
I. LINHAS PROVENIENTES DA ZONA NORTE E DA ZONA OESTE
• DESTINO CENTRO
1.1. VIA PRAÇA DA BANDEIRA
● LINHAS: 217, 226, 249
..., Praça da Bandeira, Rua do Matoso, Rua Barão de Itapagipe, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca, Túnel Martin de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Av. Henrique Valadares, Rua da Relação, Rua do Lavradio, Rua do Senado, Rua Pedro I, Rua Visconde do Rio Branco, Praça Tiradentes,...
● LINHA: 232
..., Praça da Bandeira, Rua do Matoso, Rua Barão de Itapagipe, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua dos Coqueiros, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martin de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da República, Av. Presidente Vargas (sentido Candelária), Av. Passos, Praça Tiradentes, Rua da Carioca, Av. Nilo Peçanha, Av. Graça Aranha, Av. Calógeras, Av. Beira Mar, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Av. Marechal Aguinaldo Caiado de Castro, …
● LINHAS: 218, 222, 247, 254, 306, 341, 346, 363, 368, 390, 2110, 2111, 2114, 2251
..., Praça da Bandeira, Rua do Matoso, Rua Barão de Itapagipe, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua dos Coqueiros, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martin de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da República, Av. Presidente Vargas (sentido Candelária), …
● LINHA: 222
..., Praça da Bandeira, Rua do Matoso, Rua Barão de Itapagipe, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua dos Coqueiros, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martin de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da República, Av. Presidente Vargas (sentido Candelária), retorno (Rua Primeiro de Março), Av. Presidente Vargas (sentido Praça da bandeira), ...
● LINHAS: 383, 391
..., Praça da Bandeira, Rua do Matoso, Rua Barão de Itapagipe, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua dos Coqueiros, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martin de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da República.
1.2. VIA RUA HADDOCK LOBO
● LINHAS: 213, 220, 345
..., Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua dos Coqueiros, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martin de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da República, Av. Presidente Vargas (sentido Candelária), …
● LINHA: 238
..., Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua dos Coqueiros, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martin de Sá, Rua Riachuelo, ...
● LINHAS: 229, 239
..., Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua dos Coqueiros, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martin de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Av. Henrique Valadares, Rua do Lavradio, Rua do Senado, Rua Pedro I, Rua Visconde do Rio Branco, Praça Tiradentes, ...
● LINHAS MUNICIPAIS: 301, 302
...., Rua Hadock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Av. Francisco Bicalho, …
1.3. VIA AVENIDA FRANCISCO BICALHO
● LINHAS: 275, 277, 300, 311, 312, 313 324, 326, 328, 329, 330, 331, 335, 338, 343, 348, 352, 358, 369, 370, 371, 380, 388, 389, 392, 393, 397, 399, 485
..., Av. Francisco Bicalho, acesso a Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca,Túnel Martin de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da Republica, Av. Presidente Vargas (sentido Candelária), …
● LINHA: 292
..., Av. Francisco Bicalho, acesso a Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca, Túnel Martin de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da Republica, Av. Presidente Vargas (sentido Candelária),Av. Passos, Praça Tiradentes, Rua da Carioca, Av. Nilo Peçanha, Av. Graça Aranha, …
● LINHAS: 296, 298, 342
..., Av. Francisco Bicalho, acesso a Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca, Túnel Martin de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Av. Henrique Valadares, Rua da Relação, Rua Gomes Freire, Rua Riachuelo, Av. Mem de Sá, Rua Visconde de Maranguape, Rua do Passeio, Rua Santa Luzia, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Av. Marechal Aguinaldo Caiado de Castro, ...
● LINHA: 362
..., Av. Francisco Bicalho, acesso a Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca,Túnel Martin de Sá, Rua Riachuelo, …
● LINHAS: 386, 394, 395, 398
..., Av. Francisco Bicalho, acesso a Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca,Túnel Martin de Sá, Av. Henrique Valadares, …
● LINHAS: 321, 323, 325, 327, 378
..., Av. Francisco Bicalho, acesso a Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca,Túnel Martin de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da República, Av. Presidente Vargas (sentido Candelária), Av. Passos, Praça Tiradentes, Rua da Carioca, Av. Nilo Peçanha, Av. Graça Aranha, ...
1.4. PROVENIENTES DO RIO COMPRIDO
● LINHAS: 607, 711
..., Praça Condessa Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Joaquim Palhares, Av. João Paulo I, ....
Obs: As linhas não poderão parar na Rua Joaquim Palhares.
• DESTINO ZONA SUL
2.1. VIA PRAÇA DA BANDEIRA / PRAIA DO FLAMENGO
● LINHAS: 434, 464
..., Praça da Bandeira, Rua do Matoso, Rua Barão de Itapagipe, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martin de Sá, Rua Riachuelo, Av. Mem de Sá, ...
● LINHAS: 422, 455
..., Praça da Bandeira, Rua do Matoso, Rua Barão de Itapagipe, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da República, Av. Presidente Vargas (sentido Candelária), ...
2.2. VIA RUA HADDOCK LOBO / PRAIA DO FLAMENGO
● LINHAS: 409, 433
..., Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martin de Sá, Rua Riachuelo, Av. Mem de Sá, ...
2.3. VIA RUA HADDOCK LOBO / ATERRO DO FLAMENGO
● LINHA: 415
..., Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da República, Av. Presidente Vargas (sentido Candelária),...
2.4. VIA PRAÇA DA BANDEIRA / TÚNEL SANTA BÁRBARA
● LINHAS: 402, 435, 456, 457
..., Praça da Bandeira, Rua do Matoso, Rua Barão de Itapagipe, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca, Rua Dr. Lagden, Av. Trinta e Um de Março, Túnel Santa Bárbara, ...
2.5. VIA RUA HADDOCK LOBO / VIA TÚNEL SANTA BÁRBARA
● LINHA: 432
..., Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Cneca, Rua Dr. Lagden, Av. Trinta e Um de Março, Túnel Santa Bárbara, ...
2.6. VIA AVENIDA FRANCISCO BICALHO / PRAIA DO FLAMENGO OU CATETE
● LINHAS: 471, 472
..., Av. Francisco Bicalho, acesso a Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca, Túnel Martin de Sá, Av. Henrique Valadares,Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da República, Av. Presidente Vargas (Pista Lateral, sentido Candelária), …
● LINHA: 497
..., Av. Francisco Bicalho, acesso a Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca, Túnel Martin de Sá, Rua de Riachuelo, ...
2.7. VIA AVENIDA FRANCISCO BICALHO / TÚNEL SANTA BÁRBARA
● LINHAS: 444, 445, 474, 485, 486, 498
..., Av. Francisco Bicalho, acesso a Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca, Rua Dr. Lagden, Av. Trinta e Um de Março, Túnel Santa Bárbara, ...
II. LINHAS PROVENIENTES DA REGIÃO CENTRAL
DESTINO ZONA SUL
1.1. PROVENIENTES DO RIO COMPRIDO
● LINHA: 201
..., Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Av. Henrique Valadares, Rua da Relação, Rua do Lavradio, Rua do Senado, Rua Pedro I, Rua Silva Jardim, Praça Tiradentes, Rua Visconde do Rio Branco, Praça da República, Av. Presidente Vargas (pista lateral – sentido Praça da Bandeira), Viaduto dos Marinheiros, alça de acesso à Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, ...
● LINHA: 202
..., Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio, Rua Vinte de Abril, Praça da República, Av. Presidente Vargas (pista Lateral), Av. Passos, Praça Tiradentes, Rua da Carioca, Av. Nilo Peçanha, Av. Graça Aranha, Av. Calógeras, …, Av. General Justo, …, Av. Presidente Vargas (pista lateral – sentido Praça da Bandeira), Viaduto dos Marinheiros, alça de acesso à Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Barão de Itapagipe, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, ...
● LINHA: 203
…, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da República, Av. Presidente Vargas (sentido Candelária), …
● LINHA: 134
..., Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca, Túnel Martim de Sá, Rua Riachuelo,…,Largo do Machado,..., Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República)Rua Vinte de Abril, Av. Presidente Vargas (pista lateral – sentido Praça da Bandeira), Viaduto dos Marinheiros, alça de aceso à Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Barão de Itapagipe, ...
1.2. LINHAS DO TERMINAL PROCÓPIO FERREIRA - CENTRAL
● LINHAS (via Túnel Santa Bárbara): Troncal 7 (117), Troncal 9 (109)
…, Av. Presidente Vargas (pista lateral), acesso ao Viaduto dos Marinheiros, Viaduto dos Marinheiros, acesso a Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca, Rua Dr. Lagden, Av. Trinta e Um de Março, Túnel Santa Bárbara, …
● LINHAS (via Túnel Túnel Rebouças): 111
…, Av. Presidente Vargas (pista lateral), acesso ao Viaduto dos Marinheiros, Viaduto dos Marinheiros, acesso ao Elevado Av. Paulo de Frontin, Túnel Rebouças, ...
1.3. LINHAS DO TERMINAL PADRE HENRIQUE OTTE - RODOVIÁRIA
● LINHAS (via Túnel Rebouças) : 110, 112
Terminal Padre Henrique Otte,Praça Marechal Hermes,Via D1, Rua General Luis Mendes de Moraes, retorno, Rua General Luis Mendes de Moraes,Viaduto Engenheiro Paulo de Souza Reis, Rua Francisco Eugênio, retorno, Rua Francisco Eugênio, Av. Francisco Bicalho (pista lateral), alça de acesso a Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Túnel Rebouças, ...
● LINHA: 011
Terminal Padre Henrique Otte, Via D1, Rua General Luis Mendes de Moraes, retorno, Rua General Luis Mendes de Moraes,Viaduto Engenheiro Paulo de Souza Reis, Rua Francisco Eugênio, retorno, Rua Francisco Eugênio, Av. Francisco Bicalho, Av. Francisco Bicalho, acesso a Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da Republica, Av. Presidente Vargas (sentido Candelária), …, Av. Nilo Peçanha, …, Av. Presidente Vargas (pista lateral - sentido Praça da Bandeira), Praça Cristiano Otoni, Rua Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rua Rivadávia Corrêa, Rua da Gamboa, Rua da União, Praça Santo Cristo, Av. Professor Pereira Reis, Via Binário do Porto (sentido Rodoviária), …
● LINHA: Troncal 2 (102)
Terminal Padre Henrique Otte,Praça Marechal Hermes,Via D1, Rua General Luis Mendes de Moraes, retorno, Rua General Luis Mendes de Moraes,Viaduto Engenheiro Paulo de Souza Reis, Rua Francisco Eugênio, retorno, Rua Francisco Eugênio, Av. Francisco Bicalho, Av. Francisco Bicalho, acesso a Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca, Túnel Martim de Sá, ...
● LINHA: Troncal 4 (104)
..., Av. Francisco Bicalho, acesso a Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca,Túnel Martin de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da Republica, Av. Presidente Vargas (sentido Candelária), …
● LINHA: Troncal 6 (108)
Terminal Padre Henrique Otte, Via D1, Rua General Luis Mendes de Moraes, retorno, Rua General Luis Mendes de Moraes,Viaduto Engenheiro Paulo de Souza Reis, Rua Francisco Eugênio, retorno, Rua Francisco Eugênio, Av. Francisco Bicalho, Av. Francisco Bicalho, acesso a Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca, Rua Dr. Lagden, Av. Trinta e Um de Março, Túnel Santa Bárbara, ...
● LINHA: Troncal 8 (118)
Terminal Padre Henrique Otte, Praça Marechal Hermes, Via D1, Rua General Luis Mendes de Moraes, retorno, Rua General Luis Mendes de Moraes, Viaduto Engenheiro Paulo de Souza Reis, Rua Francisco Eugênio, retorno, Rua Francisco Eugênio, Av. Francisco Bicalho, Av. Francisco Bicalho, acesso a Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da República, Av. Presidente Vargas (sentido Candelária), …
● LINHA: 133
... , Av. Francisco Bicalho, acesso a Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Av. João Paulo I, Rua do Matoso, Rua Barão de Itapagipe, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Barão de Petropólis, ...
III. LINHAS PROVENIENTES DA ZONA SUL
1. DESTINO ZONA NORTE
1.1. VIA AV. MEM DE SÁ
● LINHAS: 409, 433
..., Av. Mem de Sá, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da República, Av. Presidente Vargas (Pista Lateral – sentido Praça da Bandeira), Viaduto dos Marinheiros, alça de acesso a Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua João Paulo I, Rua Doutor Satamini, ...
● LINHAS: 434, 464, 497
..., Av. Mem de Sá, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da República, Av. Presidente Vargas (Pista Lateral, sentido Praça da Bandeira), …
● LINHAS: LECD28
..., Av. Mem de Sá, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da República, Av. Presidente Vargas (Pista Lateral – sentido Praça da Bandeira), Viaduto dos Marinheiros, alça de acesso a Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua João Paulo I, Rua Barão de Itapagipe, ...
1.2. VIA TÚNEL REBOUÇAS
● LINHAS: 416
..., Túnel Rebouças, Rua Santa Alexandrina, Rua Aristides Lobo, Rua Barão de Itapagipe, Av. Paulo de Frontin, Rua Joaquim Palhares, Rua João Paulo I, ...
Obs: As linhas não poderão parar na Rua Joaquim Palhares.
● LINHAS: 436, 439
..., Túnel Rebouças, Rua Santa Alexandrina, Rua Aristides Lobo, Rua Barão de Itapagipe, Av. Paulo de Frontin, Av. Oswaldo Aranha, Praça da Bandeira, .…
● LINHA: 473
..., Túnel Rebouças, Rua Santa Alexandrina, Rua Aristides Lobo, Rua Barão de Itapagipe, Av. Paulo de Frontin, ...
1.3. VIA TÚNEL SANTA BÁRBARA
● LINHAS: 402, 435, 456, 485
..., Túnel Santa Barbara, Av. Trinta e Um de Março, Viaduto São Sebastião, alça de acesso a Av. Presidente Vargas (Pista Lateral), Av. Presidente Vargas (Pista Lateral – Praça da Bandeira), …
● LINHAS: 432
..., Túnel Santa Barbara, Av. Trinta e Um de Março, alça de acesso a Av. Presidente Vargas (Pista Lateral), Av. Presidente Vargas (Pista Lateral – sentido Praça da Bandeira), Viaduto dos Marinheiros, alça de acesso a Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua João Paulo I, Rua Doutor Satamini, ...
● LINHA: 426
..., Túnel Santa Barbara, Rua Eleone de Almeida, Rua Doutor Lagden, passagem sob o Viaduto Trinta e Um de Março, Rua Itapiru, Rua Azevedo Lima, Rua Campos da Paz, Rua Aristides Lobo, Rua Barão de Itapagipe, Av. Paulo de Frontin, Rua Joaquim Palhares, Rua João Paulo I, ...
Obs: As linhas não poderão parar na Rua Joaquim Palhares.
● LINHA: 444
..., Túnel Santa Barbara, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca, Túnel Martin de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da República, Praça Cristiano Otoni, Rua Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rua Rivadávia Corrêa, Rua da Gamboa, Rua da União, Praça Santo Cristo, Av. Professor Pereira Reis, Via Binário do Porto (sentido Rodoviária), …
2. DESTINO CENTRO
2.1. VIA AV. MEM DE SÁ
● LINHA: Troncal 2 (102)
..., Av. Mem de Sá, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da República, Praça Cristiano Otoni, Rua Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rua Rivadávia Corrêa, Rua da Gamboa, Rua da União, Praça Santo Cristo, Av. Professor Pereira Reis, Via Binário do Porto (sentido Rodoviária), ...
2.2. VIA PRAÇA MAUÁ
● LINHAS: Troncal 8 (118), 011
..., Av. Presidente Vargas (pista lateral - sentido Praça da Bandeira), Praça Cristiano Otoni, Rua Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rua Rivadávia Corrêa, Rua da Gamboa, Rua da União, Praça Santo Cristo, Av. Professor Pereira Reis, Via Binário do Porto (sentido Rodoviária), …
2.3. VIA TÚNEL REBOUÇAS
● LINHA: 110
..., Túnel Rebouças, Rua Santa Alexandrina, Rua Aristides Lobo, Rua Barão de Itapagipe, Av. Paulo de Frontin, Av. Francisco Bicalho, …
● LINHA: 111
.., Túnel Rebouças, Rua Santa Alexandrina, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua dos Coqueiros, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martin de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da República, ...
● LINHA: 112
.., Túnel Rebouças, Rua Santa Alexandrina, Rua Aristides Lobo, Rua Barão de Itapagipe, Av. Paulo de Frontin, ...
2.4. VIA TÚNEL SANTA BÁRBARA
● LINHA: Troncal 6 (108)
..., Túnel Santa Bárbara, Av. Trinta e Um de Março, Viaduto São Sebastião, …
● LINHA: Troncal 9 (109)
..., Túnel Santa Bárbara, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca, Túnel Martin de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da República, …
2.5. VIA RIO COMPRIDO
● LINHA: 133
..., Rua Barão de Petrópolis, Rua Itapiru, Rua Caetano Martins, Rua Campos da Paz, Av. Paulo de Frontin, Av. Francisco Bicalho, …
IV. LINHAS COM PONTOS TERMINAIS NA AV. CHURCHILL
1. DESTINO ZONA NORTE (via Av. Mem de Sá)
● LINHA: 238
..., Av. Mem de Sá, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da República, Av. Presidente Vargas (Pista Lateral – sentido Praça da Bandeira), Viaduto dos Marinheiros, alça de acesso a Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua João Paulo I, Rua Doutor Satamini, ...
● LINHA: 362
..., Av. Mem de Sá, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da República, Av. Presidente Vargas (Pista Lateral, sentido Praça da Bandeira), …
V. LINHAS COM PONTOS TERMINAIS NA AV. ALMIRANTE BARROSO
OBS: DEVERÃO OPERAR COMO CIRCULARES NO CENTRO
(Exceto durante o desfile das Campeãs)
● LINHAS: 2342, 2343, 2344
…, Av. Presidente Antônio Carlos, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Graça Aranha, …
VI. LINHAS COM PONTOS TERMINAIS OU REGULADORES NA AV. REPUBLICA DO CHILE
OBS: DEVERÃO OPERAR COMO CIRCULARES NO CENTRO
(Exceto durante o desfile das Campeãs)
● LINHAS: 2331, 2303, 2307, 2308, 2309
…, Av. Presidente Antônio Carlos (sentido Candelária), Rua Araújo Porto Alegre, Av. Graça Aranha, Av. Calógeras, Av. Beira Mar, …
● LINHAS: 2383
…, Av. Presidente Antônio Carlos (sentido Candelária), Rua Araújo Porto Alegre, Av. República do Paraguai, Av. Mem de Sá, Rua do Lavradio, ...
● LINHAS: 217, 226, 249
Ver item I.1.1
VII. LINHAS COM PONTOS TERMINAIS AV. NILO PEÇANHA, RUA DA ASSEMBLÉIA E RUA DEBRET
● LINHAS (provenientes da zona sul): 2015, 2115
..., Av. Presidente Antônio Carlos, Rua Araújo Porto Alegre, Rua Evaristo da Veiga, Av. República do Paraguai, Rua Silva Jardim, Rua da Carioca, Av. Nilo Peçanha, ...
● LINHAS (provenientes do Túnel Marcello Alencar): 2112, 2305, 2345
..., Av. Presidente Antônio Carlos, Rua Araújo Porto Alegre, Rua Evaristo da Veiga, Av. República do Paraguai, Rua Silva Jardim, Rua da Carioca, Av. Nilo Peçanha, ...
VIII. LINHAS COM PONTOS TERMINAIS NO BAIRRO DE FÁTIMA E EM SANTA TERESA
● LINHAS: 006, 014
…, Rua Riachuelo, Av. Mem de Sá, Rua Visconde de Maranguape, Rua Teixeira de Freitas, Av. Beira Mar, Av. Presidente Antônio Carlos (pista central), acesso à pista lateral, Av. Presidente Antônio Carlos (Pista Lateral), Rua Araújo Porto Alegre, ...
● LINHA: 010
..., Rua do Riachuelo, Rua Visconde de Maranguape, Rua Teixeira de Freitas, Av. Beira Mar (pista da direita),Trevo do Estudante, Av. Beira Mar, Av. Presidente Antônio Carlos(pista lateral), Rua Primeiro de Março, Praça Pio X, Av. Presidente Vargas (pista Lateral), Praça Cristiano Otoni, Rua Senador Pompéu, Rua Camerino, Av. Passos, ...
IX. LINHAS QUE CIRCULAM PELA VIA BINÁRIO DO PORTO
1. DESTINO CENTRO E ZONA SUL
● LINHAS: 265, 349
…, Av. Brasil, Av. Rodrigues Alves (via expressa), Túnel Marcello Alencar, Av. General Justo, Av. Marechal Câmara, Av. Franklin Roosevelt, Av. Presidente Antônio Carlos, Rua Santa Luzia,…
● LINHAS: 322
…, Av. Brasil, Av. Rodrigues Alves (via expressa), Túnel Marcello Alencar, Av. General Justo, Av. Marechal Câmara, Av. Franklin Roosevelt, Av. Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, …
● LINHAS: 355
…, Av. Brasil, Av. Rodrigues Alves (via expressa), Túnel Marcello Alencar, Av. General Justo, Av. Marechal Câmara, Av. Franklin Roosevelt, Av. Presidente Wilson, Rua Mestre Valentim, Rua Teixeira de Freitas, Rua do Lavradio, Rua Pedro I, Praça Tiradentes, …
● LINHAS: 442, 350
…, Av. Brasil, Av. Rodrigues Alves (via expressa), Túnel Marcello Alencar, Av. General Justo, Av. Marechal Câmara, Av. Franklin Roosevelt, Av. Presidente Wilson, …
● LINHAS : 384, 385, 443
…, Av. Brasil, Av. Rodrigues Alves (via expressa), Túnel Marcello Alencar, Av. General Justo, Av. Marechal Câmara, Av. Franklin Roosevelt, Av . Presidente Wilson, Rua Mestre Valentim, Av. Augusto Severo, …
● LINHAS: 210, 361, 376
…, Av. Brasil, Av. Rodrigues Alves (via expressa), Túnel Marcello Alencar, Av. General Justo, Av. General Justo, Av. Marechal Câmara, Av. Franklin Roosevelt, Av. Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, Praça Pio X, Av. Presidente Vargas (pista lateral- sentido Praça da Bandeira), …
2. DESTINO ZONA NORTE
2.1. VIA TÚNEL RIO 450
● LINHAS: 265, 322, 349, 350, 361, 376, 384, 385
…, Rua Primeiro de Março, Av. Presidente Vargas (pista lateral - sentido Praça da Bandeira),Praça Cristiano Otoni, Rua Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rua Rivadávia Corrêa, Rua da Gamboa, Rua da União, Praça Santo Cristo, Av. Professor Pereira Reis, Via Binário do Porto (sentido Rodoviária), …
2.2. VIA TÚNEL JOÃO RICARDO
● LINHAS: 210, 355, 442, 443
…, Av. Presidente Vargas (pista lateral -sentido Praça da Bandeira),Praça Cristiano Otoni, Rua Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rua Rivadávia Corrêa, Rua da Gamboa, Rua da União, Praça Santo Cristo, Av. Professor Pereira Reis, Via Binário do Porto (sentido Rodoviária), …
LINHAS INTERMUNICIPAIS
I. LINHAS COM PONTOS TERMINAIS NO TERMINAL AMÉRICO FONTENELLE
1. DESTINO TERMINAL AMÉRICO FONTENELLE
…, Av. Brasil, Av. Rodrigues Alves (via expressa), Túnel Marcello Alencar, Av. General Justo, Av. Marechal Câmara, Av. Franklin Roosevelt, Av. Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, Praça Pio X, Av. Presidente Vargas (pista lateral - sentido Praça da Bandeira), Praça Cristiano Otoni, Rua Bento Ribeiro, Terminal Américo Fontenelle.
2. DESTINO AV. BRASIL
Terminal Américo Fontenelle, Rua Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rua Rivadávia Corrêa, Rua da Gamboa, Rua da União, Praça Santo Cristo, Av. Professor Pereira Reis, Via Binário do Porto (sentido Rodoviária), …
II. LINHAS COM PONTOS TERMINAIS NA AV. AUGUSTO SEVERO
…, Av. Brasil, Av. Rodrigues Alves (via expressa), Túnel Marcello Alencar, Av. General Justo, Av. Marechal Câmara, Av. Franklin Roosevelt, Av. Presidente Wilson, Av. Augusto Severo.
III. LINHAS COM PONTOS TERMINAIS NA RUA DO ACRE/RUA CAMERINO/ RUA VISCONDE DE INHAÚMA
(OBS: DEVERÃO OPERAR COMO CIRCULARES NO CENTRO)
..., Av. Francisco Bicalho, acesso a Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua Eleone de Almeida, Rua Frei Caneca,Túnel Martin de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio (sentido Praça da República), Rua Vinte de Abril, Praça da Republica, Av. Presidente Vargas (sentido Candelária), retorno (Rua Primeiro de Março), Av. Presidente Vargas (pista lateral - sentido Praça da Bandeira), Rua Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rua Rivadávia Corrêa, Rua da Gamboa, Rua da União, Praça Santo Cristo, Av. Professor Pereira Reis, Via Binário do Porto (sentido Rodoviária), ...
IV. LINHAS COM PONTOS TERMINAIS NO ESTÁCIO
OBS: DEVERÃO OPERAR COMO CIRCULARES NO CENTRO
... Av. Francisco Bicalho (pista lateral), acesso Trevo das Forças Armadas, Av. Paulo de Frontin, Rua João Paulo I, Rua do Matoso, R. Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Joaquim Palhares, Rua João Paulo I, Av. Paulo de Frontin, Av. Francisco Bicalho, ...
Obs: As linhas não poderão parar na Rua Joaquim Palhares.
RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:
• UTILIZAR TRANSPORTE PÚBLICO;
• Com o aumento da demanda na região do Centro, os espectadores devem anteceder a chegada no Sambódromo,
• Para sua segurança, os passageiros devem somente realizar o embarque/desembarque nos locais devidamente sinalizados e indicados;
• A Prefeitura recomenda às pessoas que adquiram cartões do Bilhete Único Carioca para uso dos ônibus e com a respectiva carga de créditos correspondente ao percurso integral;
• Para sua segurança, utilize os transportes regulamentados pela Prefeitura;
• O sistema BRT e o Metrô funcionarão 24 horas.
• A Secretaria de Transportes não recomenda o uso do carro particular para a região do Centro e Sambódromo tendo em vista as interdições e restrições de estacionamento.
METRÔ RIO
O MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento durante os cinco dias de Carnaval durante 24 horas. Os trens circularão sem interrupção a partir das 5h de sexta-feira (01/03) até as 23h59 da terça-feira (05/03). A partir das 5h de sábado (02/03) até as 23h59 de terça-feira, as composições da Linha 2 farão o trajeto direto entre a estação Pavuna e a estação Jardim Oceânico, sem necessidade de transferência entre as duas linhas.
Para a ida e volta dos blocos e do desfile das escolas de samba, no Sambódromo, o MetrôRio recomenda que os clientes comprem os cartões de embarque ou façam a recarga do cartão Giro com antecedência para evitar filas. Durante toda a operação de Carnaval, serão aceitos o cartão Giro, o cartão pré-pago, Bilhete Único, Vale-Transporte e RioCard.
Segundo Daniel Habib, diretor de Operações do MetrôRio, uma boa opção é planejar o valor da recarga do cartão Giro considerando todos os dias da folia.
"O cliente do cartão Giro ainda tem a facilidade de fazer a recarga pelo celular ou computador, sem sair de casa. Assim, os foliões evitam filas e embarcam mais rapidamente no sistema", enfatiza.
Cordão do Bola Preta e blocos no Aterro do Flamengo
Entre o sábado (02/03) e a terça-feira (05/03), a estação Cinelândia ficará aberta das 6h às 20h. O acesso Passeio (acesso D) funcionará apenas para desembarque dos clientes com cartões pré-adquiridos (cartão Giro, cartão unitário e pré-pago do MetrôRio, cartões RioCard, Bilhete Único e Vale-Transporte). Já o acesso Presidente Wilson (acesso E) estará aberto apenas para embarque dos clientes que já tiverem adquirido os bilhetes. Os passageiros que não possuírem cartões deverão embarcar nas estações Carioca e Glória, que vão contar com uma estrutura especial na área externa para compra dos cartões de embarque.
Na estação Glória, a bilheteria externa funcionará de domingo (03/03) até a terça-feira (05/03) próxima ao acesso Outeiro. Já na estação Carioca, a bilheteria externa funcionará de sábado (02/03) até a terça-feira (05/03), junto ao acesso Rio Branco. Os foliões que comparecerem a blocos próximos a essas duas estações deverão comprar o cartão nessas bilheterias, já que não haverá venda na parte interna das estações.
Blocos em Ipanema
De sábado (02/03) a terça-feira (05/03), a estação General Osório também contará com um esquema diferenciado. Os acessos Complexo Rubem Braga (acesso C) e Sá Ferreira (acesso D) estarão abertos para desembarque e embarque, exclusivamente, de clientes com cartões pré-adquiridos (cartão Giro, cartão unitário e pré-pago do MetrôRio, cartões RioCard, Bilhete Único e Vale-Transporte). Os passageiros que não possuírem esses cartões poderão comprar no acesso Praça General Osório (acesso A), que contará com bilheterias e estrutura especial na área externa para agilizar a compra dos cartões e o embarque.
Na estação Nossa Senhora da Paz não haverá venda de cartões entre 18h e 0h no sábado (02/03), domingo (03/03), segunda-feira (04/03) e terça-feira (05/03). Os clientes que desejarem comprar cartões nas bilheterias deverão dirigir-se à estação General Osório. Ainda em Nossa Senhora da Paz, somente o acesso Joana Angélica ficará aberto durante a operação de Carnaval.
Blocos no Leblon, São Conrado e Barra
Na estação Jardim de Alah, os foliões poderão embarcar apenas pelo acesso Borges de Medeiros (acesso A). O acesso Almirante Pereira Guimarães (acesso B) servirá apenas para desembarque dos clientes. Na estação Antero de Quental, o desembarque será feito apenas pelo acesso Bartolomeu Mitre (acesso A) e o embarque somente pelo acesso General Urquiza (acesso B).
Na estação São Conrado, os acessos Rocinha e Aquarela do Brasil ficarão abertos para embarque e desembarque todos os dias do feriado. O acesso Estrada da Gávea não abrirá durante o Carnaval.
Já na estação Jardim Oceânico, todos os acessos permanecerão abertos para embarque e desembarque durante o Carnaval. Para realizar a integração com o BRT nessa estação, o usuário deverá seguir pelo acesso C e já ter em mãos o Riocard carregado. No sábado (02/03), os foliões que comparecerem ao bloco Carrossel de Emoções, na Avenida Lúcio Costa, às 8h, deverão desembarcar e embarcar nessa estação.
Sapucaí e Terreirão do Samba
O MetrôRio é a melhor opção para os foliões que vão aproveitar os desfiles na Sapucaí e os shows no Terreirão do Samba. Quem vai assistir ao desfile nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai deve optar pelo desembarque na estação Central. A estação Praça Onze é a mais próxima para os passageiros que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão brincar nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão ao Terreirão do Samba, a estação Central é a indicada.
Funcionamento das estações:
As estações Catete e Presidente Vargas fecharão à meia-noite de sexta-feira (01/03) para sábado (02/03) e só reabrirão às 5h da quarta-feira de cinzas (06/03).
Entre o sábado (02/03) e a terça-feira (05/03), a estação Cinelândia ficará aberta das 6h às 20h. O acesso Passeio (acesso D) funcionará apenas para desembarque dos clientes com cartões pré-adquiridos (cartão Giro, cartão unitário e pré-pago do MetrôRio, cartões RioCard, Bilhete Único e Vale-Transporte). Já o acesso Presidente Wilson (acesso E) estará aberto apenas para embarque dos clientes que já tiverem adquirido os bilhetes. Os passageiros que não possuírem cartões deverão embarcar nas estações Carioca e Glória, que vão contar com uma estrutura especial na área externa para compra dos cartões de embarque.
A estação Nossa Senhora da Paz também terá um esquema especial: não haverá venda de cartões entre 18h e 0h do sábado (02/03), domingo (03/03), segunda-feira (04/03) e da terça-feira (05/03). Os clientes que desejarem comprar um bilhete deverão dirigir-se à estação General Osório, que contará com bilheterias e estrutura especial na área externa para agilizar a compra dos cartões e o embarque. Ainda em Nossa Senhora da Paz, somente o acesso Joana Angélica permanecerá aberto durante toda a operação de Carnaval.
Por questões de segurança, algumas estações terão suas bilheterias fechadas durante a madrugada: de 0h às 5h de sábado (02/03) até a terça-feira (05/03). São elas: São Francisco Xavier, Afonso Pena, Uruguaiana, Flamengo e Siqueira Campos (Linha 1); São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Irajá, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva (Linha 2); e Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico (Linha 4).
Como alternativa, todas as estações terão máquinas de autoatendimento (que aceitam pagamento em dinheiro, cartão de débito ou cartão de crédito) para a compra dos cartões, com valor mínimo de recarga de R$ 8,00 (valor de R$ 3 do casco mais R$ 5 de recarga mínima). A validade da carga do cartão Giro é de um ano. O cartão unitário também poderá ser usado (não há validade para os créditos).
Medidas de segurança:
Durante toda a operação especial de Carnaval, algumas escadas rolantes permanecerão desligadas. A medida tem como objetivo a prevenção de acidentes com fantasias e adereços, muito comuns nesta época do ano.
Não será permitido o embarque com bicicletas, pranchas de surfe, grandes volumes e sacos de gelo durante a operação especial de Carnaval.
É proibido impedir o fechamento das portas.
Metrô Na Superfície
De sexta-feira (01/03) a terça-feira (05/03), as linhas Botafogo-Gávea e Antero de Quental-Gávea funcionarão das 5h à meia-noite, mantendo as estações iniciais e finais. O itinerário das linhas de extensão e seus pontos intermediários poderão sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da CET-Rio ou da Guarda Municipal.
Campanhas educativas:
Para que os clientes tenham uma boa experiência no MetrôRio durante os dias da folia, a concessionária vai promover uma campanha para estimular o bom comportamento e as boas práticas dos clientes do transporte público. Há vídeos e imagens que serão veiculados nas estações, nos trens, nas redes sociais, rádios e Youtube. As peças da campanha abordam temas como assédio, acesso indevido à via, mau comportamento nas estações e nos trens, retenção de portas e lixo.
Aplicativo MetrôFácil
No aplicativo MetrôFácil e no site do MetrôRio (www.metrorio.com.br/carnaval), o cliente terá acesso a um conteúdo especial para os dias de folia. Na nova aba, os clientes poderão consultar uma agenda de blocos com as estações mais próximas e também planejar suas viagens de acordo com os blocos do seu interesse. Além disso, podem acompanhar a localização e o tempo estimado para a chegada dos trens e consultar os mapas do entorno das estações.
SUPERVIA
A SuperVia preparou um esquema especial para facilitar o deslocamento da população fluminense durante o Carnaval. O reforço na operação contará com partidas extras para os ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna nas madrugadas e durante os dias 2, 3, 4 e 5 de março. Os trens dos ramais Santa Cruz e Japeri atenderão as estações do ramal Deodoro.
A estação Central do Brasil ficará aberta do início da operação de sexta-feira (1º/03) até o último trem de terça-feira de Carnaval (5/03). O acesso deverá ser feito pelo portão A. Na operação das madrugadas, todas as outras estações do sistema ferroviário funcionarão somente para desembarque de passageiros.
Sábado de Carnaval e Cordão da Bola Preta:
Para a ida ao desfile do Cordão da Bola Preta, no sábado de Carnaval (2/03), além dos trens disponíveis na grade horária do dia (grade de sábados), serão oferecidas oito viagens extras, sendo quatro delas no ramal Santa Cruz e quatro no ramal Japeri. As viagens extras de volta para casa serão realizadas de acordo com a movimentação de passageiros, monitorada pelo Centro de Controle Operacional da concessionária.
Domingo, Segunda e Terça-feira de Carnaval:
No domingo (3/03), na segunda-feira (4/03) e terça-feira (5/03), os trens vão operar com grade horária de domingo e feriados e haverá acréscimo de viagens ao longo dos dias. Além disso, na terça-feira (5/03), também haverá reforço na operação dos ramais Japeri e Santa Cruz para a ida e volta ao bloco Giro do Arar, no Centro do Rio.
Quarta-feira de Cinzas:
Já na quarta-feira de Cinzas (6/03), a grade de referência será a de sábado e também haverá partidas extras para todos os ramais, ampliando o horário de término da operação comercial.
A SuperVia orienta que os passageiros consultem a aba do site específica para o Carnaval (www.supervia.com.br/melevaprafolia); o "Planeje sua viagem" (no site e no aplicativo); ou o SuperVia Fone, no número 0800 726 9494 (24 horas) para programarem suas viagens e tirarem dúvidas sobre os serviços. O planejamento especial está sendo divulgado nos canais digitais da empresa e em cartazes nas estações.
Integrantes de nove escolas do Grupo Especial e Série A do Rio de Janeiro serão transportados gratuitamente nos trens da SuperVia, tanto na ida quanto na volta do Sambódromo, nos dias de desfile. São elas: Beija-Flor, Mocidade, Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Acadêmicos de Santa Cruz, Inocentes de Belford Roxo, Unidos de Padre Miguel, Unidos de Bangu e Unidos da Ponte. A iniciativa reforça os laços históricos do trem do Rio com o samba, dando continuidade à parceria com as escolas que margeiam a linha férrea e ajudam na preservação da nossa cultura.
CCR BARCAS
A CCR Barcas está preparada para atender a um possível aumento na demanda de passageiros nesta quinta (28/2) e sexta-feira (1/3), quando há a expectativa de que cerca de 160 mil pessoas utilizem as linhas do transporte aquaviário. As equipes da Concessionária serão reforçadas e postos avançados do estaleiro serão disponibilizados nas estações para agilizar eventuais serviços de manutenção das embarcações. Além disso, caso haja necessidade, haverá viagens extras e os intervalos praticados nos horários de maior movimento serão estendidos para depois do rush.
Operação da CCR Barcas nos quatro dias de Carnaval e na Quarta-feira de Cinzas:
•Linha Arariboia
Do dia 2/3 ao dia 6/3 (sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira), a linha Praça Arariboia-Praça XV funcionará com viagens a cada 30 minutos, das 5h30 às 23h30. No sentido contrário, no trajeto que liga o centro do Rio ao centro de Niterói, os intervalos serão os mesmos, porém, a primeira viagem será realizada às 6h.
•Linha Paquetá
Na linha Paquetá, de 2/3 a 6/3, os horários praticados serão os seguintes:
•Paquetá-Praça XV - 6h, 8h30, 10h, 11h30, 13h, 14h30, 16h, 17h30, 19h, 20h30, 22h e 23h30.
•Praça XV-Paquetá - 4h30, 7h, 8h30, 10h, 11h30, 13h, 14h30, 16h, 17h30, 19h, 20h30, 22h e 0h.
•Linha Cocotá
A linha Cocotá (Ilha do Governador) não funcionará no período de 2/3 a 6/3.
•Linha Charitas
A linha Charitas não funcionará no período de 2/3 a 6/3.
Ótima opção para os foliões
Em 2018, a CCR Barcas transportou 393.542 passageiros no período completo de Carnaval (compreendido entre a quinta-feira, 8/2, e a Quarta-feira de Cinzas, 14/2). Para atender a demanda, foi necessário realizar 12 viagens extras. O serviço do transporte aquaviário é bastante procurado nessa época em que o niteroiense deixa o carro na garagem para aproveitar ao máximo a folia.