Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Fiscais removem e lacram 89 vans irregulares

Objetivo da operação é oferecer mais segurança a usuários do transporte complementar


23/02/2019 15:00:00


Equipes da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), removeram 82 vans - das quais, 19 piratas - e lacraram outras sete, entre segunda (18) e sexta-feira (22). As ações aconteceram em diversos bairros do município e resultaram em 210 multas por irregularidades flagradas nas ruas.

 

 

Em Campo Grande, duas piratas foram retiradas de circulação por meio de denúncias encaminhadas ao 1746, canal de atendimento da Prefeitura. Uma delas, informava detalhes de uma van que circulava pelas ruas do bairro de forma ilegal. Os agentes conseguiram localizar o utilitário e, na abordagem, constataram que o motorista utilizava em seu veículo a numeração de uma outra van cadastrada na Prefeitura, além de não possuir habilitação para dirigir.

 

Na Barra da Tijuca, fiscais abordaram duas vans realizando o transporte de passageiros na estação Jardim Oceânico do metrô na parte da noite. Ao verificarem os documentos, constataram que os motoristas não possuíam autorização da Prefeitura para realizar o transporte de passageiros e nem os veículos eram cadastrados para o serviço. Os dois utilitários foram removidos por se tratarem de vans piratas.

 


Entre as irregularidades flagradas pelos agentes, destacam-se: van em mau estado de conservação, selo vencido, licença fora da validade, utilitário sem placa de identificação, motorista manuseando celular ao volante, van estacionada no ponto de ônibus atrapalhando o embarque/desembarque de passageiros, permissionário estacionando a van em local proibido e condução perigosa.

 

As ações ocorreram em diversos pontos, entre eles Bangu, Bonsucesso, Brás de Pina, Cachambi, Catete, Coelho Neto, Colégio, Del Castilho, Gávea, Higienópolis, Ilha do Governador, Inhaúma, Madureira, Marechal Hermes, Méier, Olaria, Paciência, Pavuna, Penha, Realengo, Recreio, Rio Comprido, São Conrado, São Cristóvão, Santa Cruz, Taquara, Vigário Geral, Vila da Penha, Vila Militar e Vila Valqueire.

 

A fiscalização da Coordenadoria segue intensificada durante este sábado e tem o objetivo de oferecer mais segurança na mobilidade dos usuários do transporte complementar, fiscalizar os serviços prestados por vans e kombis do sistema e reprimir o transporte ilegal realizado por vans piratas.

 

A CETC destaca a importância da população no registro de denúncias, que são anônimas, e podem ser realizadas por meio do 1746 em posse da placa, data, horário e local com o objetivo de auxiliar no direcionamento e planejamento das ações.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços