Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Cidade das Crianças é reinaugurada em Santa Cruz

Parque é opção de lazer grátis para 20 mil moradores da região


21/02/2019 12:17:00


A Cidade das Crianças, parque público de 186 mil m2 em Santa Cruz, na Zona Oeste, maior do que a Quinta da Boavista, foi reinaugurada oficialmente nesta quinta-feira (21/2), com muita festa, em evento que reuniu cerca de 300 pessoas. Ali a Prefeitura oferece gratuitamente atividades de lazer e cultura para pessoas de todas as idades. O local, que voltou a funcionar no último fim de semana, costuma receber 3 mil frequentadores aos sábados e domingos e mantém atrações também em dias úteis.

 

Fotos: Divulgação / Subsecretaria municipal de Esporte e Lazer

 

Viviane Félix e Patrícia Pereira, vizinhas no Condomínio Jesuítas, que fica próximo à Cidade das Crianças, chegaram cedo para aproveitar com os filhos. Viviane tem uma filha, que levou com ela para celebrar a volta da opção de lazer mais importante para cerca de 20 mil moradores da região. Dos sete filhos de Patrícia, dois estavam lá também. A manhã foi intensa: banho de piscina, futebol de sabão e muita área verde para correr, curtir, brincar ou, simplesmente, contemplar.


– É o único lugar de lazer e prática de exercício físico que a gente tem por aqui – destacou, feliz, Viviane.

 

A amiga lembrou um aspecto importante: a tranquilidade.


– Aqui os moradores da região têm um lugar bonito e seguro para marcar encontros agradáveis e curtir a família – disse Patrícia.

 

As amigas Viviane Félix e Patrícia Pereira com os filhos Jéssica, Maiá e João

 

Crianças de escolas municipais tiveram uma manhã diferente e também aproveitaram. Alunos das escolas Ponte dos Jesuítas, Roberto Cívita e Ricardo Brentani compareceram à festa, assim como os pequenos dos EDIs (Espaços de Desenvolvimento Infantil) Alfredo Mercadante, Rubem Gonçalves e Professora Maria Mesquita de Siqueira.


O parque conta com piscina, quadras de esporte, praça, área de recreação e teatro, com capacidade para 300 espectadores. A Prefeitura revitalizou algumas áreas antes de reabrir o espaço. A piscina foi recuperada; a grama, aparada; e o viveiro recebeu melhorias.


– A reabertura foi um desafio que mereceu muito esforço. E devolver esse espaço de esporte e lazer à população é uma grande vitória – destaca Gustavo Freue, subsecretário municipal de Esportes e Lazer.

 


Nos finais de semana, a Cidade das Crianças é frequentada por pessoas que buscam contato com a natureza, devido à enorme área verde, e por famílias que fazem piquenique. Pais e mães com crianças pequenas são também frequentadores habituais, assim como adolescentes, jovens e idosos. O banho de piscina é uma das atrações preferidas. No sábado passado, dia em que voltou a funcionar, o local recebeu 700 visitantes. No domingo, foram 2 mil.


De terça a sexta-feira, o perfil da programação muda um pouco. São oferecidas atividades dirigidas para todas as idades, e também gratuitas, mas que precisam de inscrição. São aulas de natação, hidroginástica, balé e futebol, por exemplo, entre outras opções. A grade de 2019 ainda está sendo montada, mas os interessados já podem se inscrever no próprio parque, em horário comercial, também de terça a sexta.

 


A Cidade das Crianças estava fechada desde maio do ano passado. Para a reabertura, a Prefeitura designou uma nova Organização Social para administrar o parque, com contrato de dois anos, renováveis por mais dois.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços