Também foi anunciada a construção de um Espaço de Desenvolvimento Infantil no bairro
01/07/2010 15:45:00
A Prefeitura do Rio iniciou nesta quinta-feira, dia 1º de julho, as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Costa Barros, na Estrada Botafogo próximo ao CIEP Anton Makarenko. Com serviços de urgência e emergência médica e odontológica, a nova unidade beneficiará 150 mil pessoas e terá capacidade para atender a cerca de 9 mil pacientes por mês. O investimento é de R$ 3 milhões.
A UPA de Costa Barros terá consultórios médicos, odontológico, de classificação de risco e de atendimento social, laboratório de análises clínicas, farmácia e central de esterilização. Além disso, haverá salas de observação com nove leitos para adultos e quatro para crianças; de reanimação de emergência, com quatro leitos; de imobilização/gesso; de sutura; e dois leitos de observação individual.
Os pacientes também poderão realizar exames laboratoriais, de raio-x, eletrocardiograma, nebulização, curativos e suturas.
Ao lado dos secretários municipais de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, e de Obras, Alexandre Pinto, o prefeito Eduardo Paes falou sobre a necessidade de uma unidade de saúde naquela região:
- Estamos investindo na evolução da saúde, para que as pessoas não precisem ficar nas emergências dos hospitais por qualquer motivo. A UPA faz o atendimento mais emergencial para liberar a pressão sobre os hospitais da rede pública. Em paralelo a isso, temos as Clínicas da Família que fazem o atendimento básico de saúde. Juntas significam uma diminuição do número de doentes nos grandes hospitais, que podem se dedicar aos casos mais graves – destacou Paes.
Além das obras de estrutura da UPA, a Prefeitura também vai realizar a urbanização e recuperação do terreno. Os serviços incluem colocação de grades, ligação de infraestrutura, pavimentação, paisagismo, construção de parque infantil com escorrega e balanço, quiosques, área de espera e estacionamento.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, a nova unidade ficará pronta em aproximadamente quatro meses:
- Essa UPA vai dar cobertura sete dias por semana e dar atenção aos casos agudos da população, que agora vai ter perto de sua residência uma opção. Aqui, as pessoas terão toda a assistência, desde a prevenção até cuidar da hipertensão, diabetes e da saúde das crianças – explicou o secretário, que ainda destacou a construção de 14 novas Clínicas da Família naquela região, que darão uma cobertura para cerca de 500 mil pessoas, e vão funcionar integradas à UPA.
Para Maria de Jesus, moradora do bairro há 19 anos, a construção de uma unidade de saúde em Costa Barros era um desejo antigo dos moradores:
- Essa é a coisa que os moradores mais queriam pra cá. Principalmente eu, que sou avó e me preocupo com a saúde dos meus netos. Hoje temos que ir até Irajá para conseguir atendimento e agora vamos ter aqui perto de casa essa UPA que vai ajudar bastante – disse.
Educação
Além da construção da UPA, a Prefeitura do Rio anunciou ainda as obras para adaptação da creche no Ciep Anton Makarenko em um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI). O investimento será de aproximadamente R$ 484 mil.
O novo espaço atenderá crianças de 3 meses a 5 anos, da creche à pré-escola, em horário integral, e contará com dois berçários, cinco salas, lactário, solário, fraldário, sala de amamentação e de atividades diversas, além de despensa, cozinha, lavanderia, área de serviço e rouparia.
De acordo com o prefeito Eduardo Paes, o Ciep terá também a quadra esportiva reformada. Ele destacou ainda outras intervenções da Prefeitura naquela região:
- Essas adaptações no Ciep darão mais alternativas às mães que precisam trabalhar. Elas poderão deixar aqui seus filhos com tranquilidade. Além disso, a Prefeitura já iniciou em Costa Barros as obras do Bairro Maravilha e também vai começar a operação Asfalto Liso nas estradas de Botafogo e João Paulo – informou o prefeito.
Texto: Juliana Romar
Fotos: Beth Santos
Imagens relacionadas:

