Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural do Rio é recriado
19/12/2018 18:06:00
Tomou posse nesta quarta-feira, 19/12, o renovado Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural do Rio de Janeiro (CMDR – Rio). Criado pela Lei Municipal no. 3.097, de 13 de setembro de 2000, e desativado três anos depois, o conselho, que sempre teve por finalidade propor diretrizes para elaboração e implementação de políticas públicas municipais para desenvolvimento rural sustentável, está de volta.
– Foram quatro pré-conferências e uma conferência Municipal de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural para que os membros do Conselho fossem escolhidos. E aconteceu da forma mais democrática, já que o representantes da agricultura urbana do Rio foram os responsáveis pela escolha dos integrantes que irão representá-los frente ao poder público – explica um dos coordenadores do Programa de Agricultura Urbana, Carlos Saraça.
A importância das pautas para este novo tempo, no qual uma das metas do milênio é a segurança alimentar, alimentação saudável e sustentável, por exemplo, foi o necessário para que a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI – Rio), que tem sob sua atribuição institucional a formulação e coordenação de políticas de desenvolvimento rural e agrário, abraçasse esse Conselho e desse apoio.
Para o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Epitácio Brunet, é possível e necessário para o desenvolvimento de qualquer região que coexistam, no mesmo território, atividades econômicas distintas, como a industrial, a comercial e a agricultura urbana/familiar:
– O que precisamos é eliminar a distância entre quem produz e quem consome, a exemplo de diversos programas de sucesso existentes pelo mundo todo. A agricultura urbana tem um papel fundamental, que empodera e dá dignidade e sustentabilidade a muitas famílias – comenta .