Expectativa é que mais 400 ruas sejam recuperadas pelo programa Bairro Maravilha
17/06/2010 14:35:00
A Prefeitura do Rio iniciou nesta quinta-feira, dia 17, mais duas obras que vão beneficiar os moradores da Zona Norte: o projeto Bairro Maravilha em Parada de Lucas e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Madureira. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes, nesta manhã, em dois eventos realizados na Rua Iraçu (Parada de Lucas) e na Praça dos Lavradores (Madureira).
Em Parada de Lucas, 34 vias serão contempladas com as obras do projeto Bairro Maravilha, que incluem a recuperação do pavimento, construção de novos meios-fios, calçadas e sarjetas, além da implantação de sistema de drenagem nas ruas Iraçu, Itupuí, Clio, Ipameri, Mengaba, Aricambu e Cambuci. O investimento é de R$ 16,2 milhões e a previsão de conclusão das intervenções é de 18 meses.
O trabalho será fiscalizado pela Secretaria Municipal de Obras (SMO), através da Coordenadoria Geral de Obras, e executado em uma área de aproximadamente 137 mil metros quadrados, sendo 65 mil metros quadrados de calçadas e 72 mil metros quadrados de pavimento. Já a colocação de galerias de águas pluviais atingirá um total de quatro quilômetros. Na Estrada Porto Velho serão realizados serviços de fresagem e recapeamento asfáltico, como parte do Programa Asfalto Liso.
- A Prefeitura já levou o Bairro Maravilha para outros bairros das zonas Norte e Oeste e a expectativa é de que mais de 400 ruas sejam totalmente recuperadas com esse programa. A Zona Norte é uma região antiga da cidade, que precisa de investimentos em infraestrtura. O que a Prefeitura faz é recuperar e requalificar as vias da cidade e resgatar o que se perdeu ao longo desses anos - afirmou o prefeito.
Na Zona Norte, outras 210 ruas dos bairros de Pavuna, Cascadura, Engenheiro Leal, Turiaçu, Quintino, Costa Barros e Barros Filho já estão sendo beneficiadas. Na Zona Oeste, os bairros de Realengo (Batan), Senador Camará (Sobral), Guaratiba (Cinco Marias), Santa Cruz (Luiz Fernando Vitor Filho) e Inhoaíba (Vilage das Palmeiras) também já estão recebendo as intervenções do projeto.
UPA 24 horas de Madureira
Também na Zona Norte do Rio, em Madureira, a Prefeitura deu início à construção da nova UPA 24 horas que vai beneficiar mais de 150 mil pessoas, com serviços de urgência e emergência médica e odontológica, e capacidade para atender a cerca de 9 mil pacientes por mês.
A nova unidade, localizada na Praça dos Lavradores, junto à Estrada Intendente Magalhães, terá consultórios médicos; odontológico; de classificação de risco e de atendimento social; laboratório de análises clínicas; raio-X e eletrocardiograma; além de salas de observação com nove leitos para adultos e quatro para crianças; de reanimação de emergência, com quatro leitos; de imobilização/gesso; de sutura; e dois leitos de observação individual.
Ao lado dos secretários municipais de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, e de Obras, Alexandre Pinto, Eduardo Paes falou sobre a importância de uma unidade de pronto atendimento para desafogar as emergências dos grandes hospitais:
- A UPA faz parte de um processo de evolução na área da saúde pelo qual a cidade está passando, bem como as Clínicas da Família. Essas mudanças são importantes porque essas unidades cuidam da saúde preventiva, como um pronto-socorro, desafogando os hospitais para que possam se dedicar em cuidar dos casos mais graves, dos doentes permanentes, das cirurgias - ressaltou Paes.
Texto: Juliana Romar
Fotos: Beth Santos
Imagens relacionadas:

