Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Nome de rua em Santa Cruz homenageia cineasta Nelson Pereira dos Santos

12/12/2018 11:10:00


Rio, 40 graus é uma das principais obras do cineasta - Foto: Divulgação
 
 
Decreto do Prefeito Marcelo Crivella, nesta quarta-feira (12/12), no Diário Oficial do Município, reconhece como logradouro público, com denominações oficiais e aprovadas, a Rua Nelson Pereira dos Santos, homenageando in memoriam o famoso cineasta, em Santa Cruz. O ponto de referência da nova rua é a Avenida Padre Guilherme Decaminada, lado par, depois da Rua Central de Minas.
 
Nelson Pereira dos Santos (foto/Divulgação ABL) é considerado um dos principais cineastas brasileiros e um dos expoentes do Cinema Novo. Nasceu em São Paulo, em 1928, mas se mudou para o Rio de Janeiro, em 1953. Formado em direito, nos anos 50, ele foi professor e também trabalhou em jornais. No cinema, ele dirigiu 22 obras inesquecíveis como "Rio, 40 graus" (1955), "Vidas Secas" (1963), adaptação de Graciliano Ramos, "Raízes do Brasil" (2004), cinebiografia de Sergio Buarque de Hollanda, e "A Música Segundo Tom Jobim" (2012).  Além de diretor e professor, Nelson Pereira dos Santos foi produtor, roteirista, montador e ator.  Nelson foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes por "Vidas Secas", e concorreu quatro vezes ao Urso de Ouro, do Festival de Berlim.
 
Ele foi o primeiro cineasta brasileiro a se tornar membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e ocupava a cadeira de número 7 desde 2006. Nelson Pereira dos Santos morreu no dia 21 de abril de 2018 por falência múltipla dos órgãos. O cineasta foi sepultado no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.



Serviços Serviços