Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura celebra 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos com série de eventos

10/12/2018 09:05:00


A Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos nesta segunda-feira, 10 de dezembro. Para celebrar a data, a Prefeitura do Rio preparou uma série de eventos ao longo do dia. O ponto alto das comemorações será o seminário no Palácio Itamaray, no Centro, com a participação do diretor do UNIC Rio – Centro de Informações da ONU na cidade –, Maurizio Giuliano, e diversas outras autoridades. Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), o encontro terá debates sobre o tema "Rio+Humano", com abordagens variadas: liberdade, igualdade e dignidade; condições de trabalho; migrantes e refugiados; igualdade racial e liberdade religiosa.
 
O professor Siddharta Legale, da UFRJ, vai ministrar a Conferência Magna do evento, com a missão de falar sobre o tema "70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Desafios atuais e um olhar para o futuro". O seminário ocorrerá das 13h às 18h.
 
A SMASDH terá atividades comemorativas em todas as suas dez coordenadorias pela cidade. No roteiro estão previstas rodas de conversa, como a do Museu da História e Cultura Afro Brasileira; debates na Biblioteca Parque Vereadora Marielle Franco, em Manguinhos; e, entre outras atrações, um seminário, na Faculdade Estácio, em Santa Cruz, com o tema "Direito à Cidade: vivências de pertencimento e protagonismo no território de Santa Cruz, Paciência, Sepetiba e Guaratiba". 
 
Ao longo de 2018, a Prefeitura do Rio realizou diversas ações de assistência social e acolhimento dos mais necessitados. Foram incluídas 71 mil novas famílias no Cadastro Único só neste ano, e 13 mil idosos atendidos pela Casa de Convivência e Lazer. Também foram realizados 3,7 mil atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica, e 1.290 crianças e adolescentes estiveram no alcance do Programa Família Acolhedora. Os Centros de Assistência Social realizaram 606 mil atendimentos. Houve ainda 69 mil atendimentos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, assim como outros 10 mil acolhimentos nas Centrais de Recepção, apenas em 2018.
 
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi elaborada após o fim da 2ª Guerra Mundial por representantes de diversas culturas, nações e regiões do mundo. Sua proclamação, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, ocorreu em 10 de dezembro de 1948, em Paris, como norma comum a ser alcançada por todos os povos do planeta. O documento foi o primeiro a estabelecer a proteção universal dos direitos humanos e inspirou as constituições de muitos países.



Serviços Serviços