Apresentadora de TV se emociona ao reencontrar professora da rede municipal
Glenda Kozlowski, do Sportv, relembra os tempos de aluna de escolas públicas na Barra
04/12/2018 19:39:00

Sessenta professores e estudantes se reuniram no auditório do Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Centro do Rio, para um encontro de gerações. O evento "Desafio da puberdade: Escola passado e presente" consagrou os mestres que deixaram sua marca na sala de aula e no coração de seus alunos.
A apresentadora do SporTV, Glenda Kozlowski, se emocionou ao reencontrar sua professora do Ensino Fundamental no evento. A ex-aluna contou o que aprendeu na Escola Municipal Sérgio Buarque de Holanda e na Escola Municipal República da Colômbia, na Barra da Tijuca.
- Quando eu ganhei um campeonato mundial recebi todo apoio dos meus professores. Para eles não tinha tempo ruim - recordou a jornalista.
Feliz da vida em rever a ex-aluna, a professora aposentada Vênus Barreto, de 76 anos de idade, celebrou suas vitórias na Educação.
- Eu tenho o maior orgulho de ser professora e ver que meus alunos aprenderam as lições que vão além da sala de aula.

O chefe de gabinete da SME, Claudio Maia, foi ao evento representando a secretária municipal de Educação, a professora Talma Romero Suane. Também professor da Rede, ele contou uma de suas histórias.
- Quando voltei a escola que estudei, lembrei de onde fui alfabetizado e tive a surpresa de ouvir de uma aluna que ela também tinha aprendido a ler naquela sala.
Laura Fantti Davilla Serpa, responsável pela organização do encontro e supervisora geral do portal RioEduca, acredita na importância de ouvir os professores e alunos.
- Em um encontro de gerações é possível voltar ao passado e trazer esses momentos tão importantes para o cotidiano da sala de aula.
Quando estudava na 8ª série, no ano 2000, na Escola Municipal Getúlio Vargas, em Bangu, Mônica Costa da Silva Damasceno escreveu discurso para agradecer seus mestres. Hoje, atuando na Rede como professora da Escola Municipal Professora Vera Saback Sampaio, em Ramos, decidiu passar uma nova lição para frente.
- Obrigada amigos, mestres, pelos conhecimentos necessários para nos tornarmos grandes e fortes para enfrentar o mundo.
A ação foi uma promoção da Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional (Gite) da Secretaria Municipal de Educação para coroar a história da Rede de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro – são 148 anos desde a fundação da primeira unidade no município pelo imperador Dom Pedro II, em 1870.
Na entrada do centro cultural, uma galeria de fotos foi o destaque. Os registros foram recolhidos pela equipe da Gite ao longo de dois meses em contato com professores e alunos da Rede. As 173 fotos expostas trouxeram momentos inesquecíveis: dos prédios clássicos que foram tombados aos uniformes que marcaram época. A exposição fica em cartaz até o próximo dia 7.
Homenagem cantada
O coro laboratório da Escola Municipal Orsina da Fonseca, localizada na Tijuca, um dos braços do programa Orquestra nas Escolas, marcou o evento com canções dedicadas aos mestres. Os jovens cantores entoaram canções clássicas como "Clareana", "Olha para o céu, meu amor" e "Surgem anjos proclamando".