Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Monumentos do Rio ganham colorido especial no Novembro Azul

06/11/2018 16:38:00


Até o fim do mês, o azul vai colorir, literalmente, os Arcos da Lapa, as passarelas do Aterro do Flamengo, a Câmara Municipal e até a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Promovida pela Rioluz, a iluminação especial é uma das ações que marcam, mais uma vez, a adesão da Prefeitura do Rio de Janeiro ao Novembro Azul, movimento mundial de prevenção ao câncer de próstata, uma das principais causas de morte de homens no planeta, a maioria a partir de 65 anos.
 
 
Foto: Richard Santos / Prefeitura do Rio
 
 
A campanha segue com uma variada agenda de órgãos do Rio. Um deles é a Secretaria Municipal de Saúde, que preparou atividades para sensibilizar a população sobre a importância de ações preventivas. Entre elas, as consultas com urologistas oferecidas pelo município em unidades de atenção primária da rede. Ao longo do mês haverá palestras, rodas de conversa, vídeos, massagens e até caminhadas, como a que acontece no dia 24, no Centro Municipal de Saúde Vila do João, na Maré.
 
 
 
 
A campanha foi criada em 2011 para orientar a população sobre a doença. No Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a cada ano são descobertos 61.200 novos casos de câncer de próstata, com um total de 13.772 mortes por ano.
 
 
O câncer da próstata, que está entre as três doenças que mais mata homens, é assintomático e pode levar anos para que os primeiros sintomas apareçam. Mesmo sem sintomas, a indicação é procurar um urologista a partir dos 40 anos de idade.



Serviços Serviços