Unidade vai funcionar 24 horas, beneficiando cerca de 150 mil moradores da região
31/05/2010 09:15:00
A Prefeitura do Rio inaugurou na tarde de hoje, dia 31, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade de Deus, em cerimônia que contou com as presenças do prefeito Eduardo Paes, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Sérgio Cabral. Orçada em R$ 4 milhões, a unidade vai funcionar 24 horas, beneficiando cerca de 150 mil moradores da região, sendo 65 mil apenas da Cidade de Deus e de áreas próximas.
Com 1.459 metros quadrados e capacidade para atender a 9 mil pacientes por mês, a quinta UPA administrada pela Prefeitura - as outras unidades funcionam na Rocinha, Vila Kennedy, Alemão e Manguinhos - tem 10 consultórios, sendo seis de atendimento médico, um odontológico, dois de classificação de risco e um de atendimento social. Os pacientes contam, ainda, com 19 leitos, sendo nove de observação adulta, quatro de emergência, quatro de observação infantil e dois de observação individual, além de salas de reanimação de emergência (com quatro leitos), de imobilização e sutura, laboratório de análises clínicas, raio-x, eletrocardiograma, coleta de sangue e farmácia.
Em seu discurso, o prefeito do Rio ressaltou a importância da nova unidade de saúde e afirmou que a UPA vai desafogar os hospitais municipais da região.
- A unidade é fruto da confiança que a população está depositando no poder público. Se entregamos essa UPA é porque existe essa parceria respeitosa. A partir de agora, a emergência do Hospital Lourenço Jorge terá condições de atender melhor a todos - disse Eduardo Paes.
Após visitar as instalações da UPA, o presidente Lula mostrou-se impressionado com a qualidade dos equipamentos.
- A UPA da Cidade de Deus não deixa a desejar em nenhum aspecto, se a compararmos às clínicas e hospitais privados. É uma unidade completa, com equipamentos de excelente qualidade – afirmou o presidente da República, acrescentando que os moradores da Cidade de Deus e arredores terão uma ambulância à disposição 24horas na UPA.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão também participou da inauguração. Ele destacou a experiência das UPAs como marco para a revolução da saúde do Rio. Já o governador Sérgio Cabral afirmou que a entrega da nova UPA representou o pagamento de uma "dívida" com os moradores da região.
O secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, falou sobre as benfeitorias do projeto em toda a cidade.
- A inauguração da UPA da Cidade de Deus representa mais uma etapa de continuação de um projeto que mudou o modelo de saúde no Brasil, pois se trata de uma unidade que oferece à população a estrutura necessária de um pronto atendimento - disse o secretário.
O modelo das UPAs agiliza o atendimento à população e otimiza a porta de entrada das emergências de hospitais, que recebem os casos mais complexos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, apenas 0,5% dos pacientes que procuram as UPAs são transferidos para hospitais.
Também estiveram presentes à inauguração o secretário Municipal de Obras, Alexandre Pinto, e o secretário de Obras do estado e vice-governador Luiz Fernando Pezão, entre outras autoridades e representantes da comunidade.
Texto: Flávia David
Fotos: J.P. Engelbrecht
.
Imagens relacionadas:

