Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Cidade recebe maior evento de jogos eletrônicos da América Latina

06/09/2018 09:58:00


O Game XP, maior evento de jogos eletrônicos da América Latina, que acontece de 6 a 9 de setembro no Parque Olímpico, terá o apoio de equipes da Prefeitura do Rio. Alunos das escolas do município e todos os estudantes de desenvolvimento de games das Naves do Conhecimento também poderão ver de perto as novidades que estarão à disposição dos visitantes. Serão 250 alunos por dia de evento, que irá das 12h às 21h. O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, destaca a importância do apoio da prefeitura a eventos que estimulem a criatividade dos jovens.

 

"É total o nosso apoio a eventos que estimulam os jovens a serem criativos e a terem contato com as novas tecnologias. Dessa forma, nossos meninos e meninas se capacitam para as profissões do futuro. É com esse espírito que a Prefeitura reformulou a grade pedagógica das Naves de Conhecimento. Hoje, elas oferecem cursos de programação de games, por exemplo. Também estamos dando oportunidade para que alunos da rede municipal venham a este evento, que conta com todo o suporte da Prefeitura", afirmou o prefeito.

 

 

Além de diversão, o Game XP também vai garantir empregos. A Subsecretaria de Eventos da Prefeitura do Rio fechou acordo com a produção para contratação de 650 (80%) dos 800 jovens selecionados e capacitados pelo governo municipal para trabalhar no Rock In Rio do ano passado. O subsecretário de Eventos, Rodrigo Castro, comemora a parceria e acrescenta que o Parque Olímpico será palco de grandes eventos:

 

"É motivo de muito orgulho ajudar a trazer para a cidade o maior evento de games do país. Foi um trabalho de um ano para oferecer todas as condições de acolhermos o Game XP no Parque Olímpico. Estamos dispostos a viabilizar o local como o grande palco para receber os melhores e maiores eventos do planeta. Muita novidade vem por aí!".

 

A Comlurb, que fará a limpeza externa, também foi contratada para limpar internamente e dar a destinação dos resíduos. Serão 129 garis mobilizados por dia. Para facilitar o descarte correto de resíduos, haverá 200 contêineres com 240 litros de capacidade em toda a área do Game XP, que inclui as Arenas Olímpicas 1, 2 e 3. Os garis se revezarão em dois turnos de trabalho nos serviços de varrição, esvaziamento de contêineres e coleta de resíduos.

 

A Companhia também será responsável pelo trabalho externo no entorno do Parque Olímpico. A varrição e coleta dos resíduos serão realizadas em dois turnos: o primeiro, das 16h à meia-noite, com cinco garis; e a segunda, de meia- oite até o fim do evento, com quatro garis. Serão 20 contêineres nos acessos ao local do evento. A coleta dos resíduos recolhidos na parte externa será feita com o apoio de um caminhão compactador. A previsão é de um fluxo de 20 mil a 30 mil pessoas por dia de evento.

 

A Vigilância Sanitária vai fiscalizar os serviços de alimentação e saúde, qualidade da água, resíduos e climatização. Já foram desenvolvidas duas atividades prévias, com orientações aos organizadores sobre os procedimentos a serem adotados, com o objetivo de evitar riscos à saúde dos frequentadores. No Parque Olímpico, os vendedores de produtos no Game XP participaram de uma palestra sobre boas práticas no serviço de alimentação. As atividades educativas são parte das ações do órgão para prevenir riscos à saúde dos participantes de grandes eventos e da população em geral. Somente este ano, foram realizados 325, com capacitação de 8.469 pessoas.

 

 

 

CET-Rio fará interdições e terá apoio da Guarda Municipal

 

Para atender o movimento de público esperado e minimizar eventuais impactos no trânsito, a Prefeitura, por meio da CET-Rio, desenvolveu um plano operacional especial, que funcionará diariamente das 11h às 23h e contará com a atuação de 65 homens, entre guardas municipais, controladores da CET-Rio e equipes de apoio, além de 10 veículos operacionais e 8 motocicletas. A operação consistirá em manter a fluidez do trânsito, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar bloqueios.

 

Serão utilizados 5 painéis de mensagens variáveis móveis e fixos, que passarão orientações aos motoristas. Técnicos da CET-Rio no Centro de Operações Rio (COR) vão monitorar a região por meio de câmeras e implantarão ajustes na programação dos semáforos, de acordo com as condições do trânsito a cada momento.

 

A via lateral do Parque Olímpico, conhecida como Via da Aeronáutica, será bloqueada das 12h até o fim do evento. Somente os veículos credenciados e de moradores poderão ter acesso a área bloqueada.

 

Não há previsão de outras interdições viárias, contudo equipes operacionais estarão posicionadas para fazer a interdição da pista lateral da Av. Embaixador Abelardo Bueno, junto ao Parque Olímpico, a partir da agulha da pista lateral para a pista central, caso ocorra grande concentração de público na saída. O objetivo é garantir a circulação dos pedestres com total segurança.

 

Para chegar e sair do evento, a Prefeitura recomenda o uso do transporte público, principalmente o BRT, que possui estações próximas e pode ser utilizado para conexão com outros modais, como o Metrô. O Metrô vai oferecer trens extras e diminuir os intervalos entre as composições. Além disso, a estação Jardim Oceânico, que faz integração com o BRT, vai receber reforço das equipes de bilheteria e segurança.

 

A Rio Ônibus terá o bilhete Primeira Classe, que pode ser adquirido pelo aplicativo E-Voucher. O preço é de 40 reais para uma passagem. Os pontos de embarque serão: Niterói, Botafogo, Ipanema, Barra e Tijuca. 

 

A Secretaria Municipal de Transportes orienta o público que optar por utilizar táxis durante o Game XP a conferir sempre as principais características do serviço regular: cor amarela, faixa azul, bigorrilho com a inscrição TÁXI, taxímetro e o motorista devidamente identificado. 

 

Os passageiros devem redobrar a atenção sobre a atitude dos permissionários/auxiliares, certificando-se de que o cartão de identificação (CIAT) apresenta as informações corretas e encontra-se em local visível no veículo.

 

 

Serviço:

 

Local: Parque Olímpico - Barra da Tijuca.

Data: De 6 a 9 de setembro, das 12h às 21h.

Público estimado: 25.000 a 30.000 pessoas (nos quatro dias de evento).

Postos Médicos: 5 (1 em cada Arena e 2 na área externa), além de 5 ambulâncias de Suporte Avançado.

Alimentação: 1 Beer Garden com pontos de cerveja e 1 ponto de alimentação; 2 áreas de alimentação (cerca de 20 pontos de venda de alimentação, entre stands e foodtrucks); catering para staff, imprensa e artistas) e 3 lanchonetes dentro das arenas (1 em cada).

Engenharia: infraestrutura das instalações físicas, climatização dos ambientes (as 3 arenas são climatizadas), água de abastecimento e manejo dos resíduos. 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços