31/08/2018 09:03:00
Para comemorar os 25 anos da Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana (Aparu) do Jequiá, a Subsecretaria de Meio Ambiente promove nesta sexta-feira (31/08) uma série de atividades educativas. O evento, que acontece das 9h às 13h, celebrará a criação da Aparu, assim como a preservação do mangue da região, localizado no bairro da Ribeira, na Ilha do Governador, Zona Norte da cidade.
As escolas da rede municipal de ensino, Cuba e Nelson Prudêncio, levarão cerca de 50 alunos, com idades entre seis e 15 anos, para participar das atividades de cunho ambiental e fazer apresentação de trabalhos realizados na própria Sede do CEA Jequiá. Os estudantes vão mostrar o material confeccionado, como cartazes sobre o tema "Água e Lixo", resultado de palestra feita no CEA, por profissionais da área ambiental.
Durante o evento, haverá também oficinas de confecção de velas aromáticas e sabão feitos com óleo usado, mostra do artesanato de material reaproveitado, doação de mudas nativas da mata atlântica como o Pingo de Ouro e Brilhantina, além da exposição do trabalho do Mutirão Reflorestamento, programa criado há mais de 20 anos pela Prefeitura do Rio que já fez a recomposição arbórea de parte da maioria dos morros da cidade.
História
A Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana (Aparu) foi criada em 1993, com o intuito de minimizar os impactos e preservar a área de mangue da região, localizada às margens da Baía da Guanabara. A área conta ainda com uma parte de mata atlântica virgem, além da colônia de pescadores, a primeira fundada no Brasil, hoje conhecida como Colônia Z-10, instalada junto à foz do Rio Jequiá.
Serviço:
Local: Centro de Educação Ambiental – Aparu do Jequiá
Data: 31/08
Horário: das 9h às 13h
Endereço: Rua Raul Tolentino, 12 (Colônia Z-10) – Ilha do Governador