Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Telessalas transmitem palestras sobre Educação Socioemocional

28/08/2018 11:14:00


Pela primeira vez, a Secretaria Municipal de Educação realiza a Semana de Educação Socioemocional (SESEM), na Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire (EPF), no Centro do Rio. As palestras, que serão realizadas até esta sexta-feira (31/08), são transmitidas simultaneamente para as 14 telessalas recém-inauguradas, uma em cada Coordenadoria Regional de Educação e três na sede da SME, na Cidade Nova. Idealizada pela EPF, a iniciativa tem o objetivo de levar a discussão da aprendizagem socioemocional para todos os níveis da Rede.

 

A secretária municipal de Educação, Talma Romero Suane, abriu a I SESEM nesta segunda-feira (27), dando as boas-vindas aos professores e palestrantes. Ela lembrou das inúmeras participações em formações oferecidas pela SME e o quanto foram importantes na sua trajetória de 34 anos de magistério.

 

"Sabemos da importância do desenvolvimento de habilidades que possibilitem aos profissionais da Educação lidar melhor com seu contexto de trabalho, com o ambiente escolar em suas múltiplas faces. A Semana de Educação Socioemocional tem o objetivo de nos auxiliar no gerenciamento de emoções que impactam nas relações com os nossos alunos. A SESEM é um passo na melhoria da formação dos professores" destacou a secretária.

 

A abertura da Semana de Educação Socioemocional contou com a participação do cientista Roberto Lent, que palestrou sobre a Neurociência na Educação, através da Neuroplasticidade – capacidade que o cérebro tem de responder ao ambiente. Além disso, o especialista apresentou um estudo piloto da Universidade Federal do ABC, intitulado de Plasticidade Transpessoal.

 

"Fui ex-aluno da Escola Municipal Pedro Ernesto, na Lagoa, e tenho uma lembrança muito afetuosa dos momentos que vivi lá. É uma alegria está aqui hoje levando mais conhecimento para os professores da Rede Municipal", disse Lent.

 

O ciclo de palestras ainda vai contar com a participação de Miriam Rodrigues, autora e co-autora de mais 19 livros sobre psicologia positiva, terapia cognitiva e educação emocional; Bete Rodrigues, professora há mais de 30 anos pela PUC-SP e especializada em formações sobre disciplinas positivas; Daniel Santos, economista da USP especializado em Economia Comportamental; Thaís Bittencourt, da ONG Unipaz, e Danielle Motta, da Uerj, sobre mediação de conflitos; e Marisangela Siqueira, professora da SME especializada em Psicologia Social e vice-diretora da Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire.

 

O tema Educação Socioemocional já está sendo abordado com os professores que estão ingressando na Rede Municipal em 2018, antes de assumirem seus postos em salas de aula. Porém, como a SME conta com mais de 40 mil docentes, o objetivo da SESEM é, neste primeiro momento, levar informações às equipes de gestão das unidades (direção e coordenadores pedagógicos). Eles serão os responsáveis por multiplicar os conhecimentos adquiridos para o grupo de professores de suas unidades.

 

"O nosso desejo é que a Educação Socioemocional continue sendo um tema efetivo na rede, auxiliando-nos na prática que exercemos nas escolas. Com os professores mais capacitados, estaremos dando mais um passo para a formação dos nossos alunos" disse Marisangela Siqueira, vice-diretora da EPF.

 

Para conhecer ainda mais e dar visibilidade as escolas que já possuem iniciativas bem sucedidas sobre o tema, a Escola de Formação lançou nesta segunda-feira (27/8) o edital do Concurso de Projetos de Educação Socioemocional para compartilhamento de boas práticas. As inscrições estão abertas até o dia 27 de setembro, nos sites da EPF e Rioeduca.

 

 

Confira a programação do evento:

 

28 de agosto – 3ª feira

Das 9h às 12h30
Educação Socioemocional Positiva
Miriam Rodrigues – Autora de livros sobre o tema

 

29 de agosto – 4ª feira

Das 9h00 às 12h30
Disciplina Positiva em Sala de Aula
Bete Rodrigues – PUC/SP

 

30 de agosto – 5ª feira

Das 13h30 às 17h00
Economia Comportamental
Daniel Santos – USP

 

31 de agosto – 6ª feira

Das 9h00 às 12h30
Mediação de Conflitos
Thaís Bittencourt (ONG Unipaz) e Danielle Motta (Uerj)

 

Das 13h30 às 17h00

Mediação de Conflitos

Thaís Bittencourt (ONG Unipaz) e Danielle Motta (Uerj)




Serviços Serviços