Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Meia Maratona Internacional do Rio terá esquema especial de trânsito

17/08/2018 15:57:00


Neste domingo (19/08), será realizada a “XXII Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro”, com largada na orla de São Conrado a partir das 7h30 e chegada no Aterro do Flamengo, percorrendo a orla dos bairros do Leblon, Ipanema, Copacabana e Botafogo (Enseada). Para viabilizar a realização do evento, a CET-Rio vai interditar algumas vias para segurança dos participantes e dos pedestres em geral.

 

Painéis móveis de mensagens variáveis informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as opções de circulação. Além desses, painéis fixos da CET-Rio também informarão as condições do tráfego. 

 

O Centro Operações Rio (COR) vai monitorar toda a área do evento com câmeras, implementando ações com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito, como, por exemplo, realizando ajustes na programação dos tempos dos semáforos.

 

A operação será iniciada às 21h deste sábado (18) e somente será desmobilizada após a desmontagem das estruturas do evento e da limpeza total das pistas pela Comlurb, previstas para as 14h de domingo.

 

 

Principais interdições:

 

Aterro do Flamengo

 

Será interditado a partir das 21h do sábado em ambos os sentidos.

 

 

Orla de são Conrado

 

A partir das 23h30 de sábado a Av. Prefeito Mendes de Morais será interditada no trecho junto ao muro do Gávea Golf Club. Este deverá ser reaberto ao tráfego a partir das 13h de domingo, após desmontagem dos equipamentos do evento.

 

Durante a interdição, o acesso dos moradores deverá ser realizado pela Rua Princesa Diana de Gales e a saída pela Rua Herbert Moses ou pela Rua José Tjurs.

 

Até 7h o acesso à Niemeyer poderá ser feito pela Rua Engº Amandino de Carvalho, junto ao Shopping Fashion Mall. A partir das 6h30, será interditado o trecho a partir da Rua Princesa Diana de Gales, mantendo o acesso de moradores e à Praia do Pepino.

 

 

 

Av. Niemeyer

 

Será interditada em ambos os sentidos, a partir das 7h com previsão de abertura às 11h. A saída de veículos dos moradores poderá ser feita até 8h somente pelo sentido Leblon. Após esse horário, somente depois da passagem dos corredores.

 

 

Orla de Leblon e Ipanema

 

A partir das 6h de domingo serão implantadas as áreas de lazer do Leblon e de Ipanema, nas pistas junto à orla da praia das Avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto.

 

 

Av. Atlântica e Av. Princesa Isabel

 

A pista junto à orla da praia da Av. Atlântica, será interditada no seu horário habitual, às 7h, com a passagem dos corredores, entre 8h e 11h. 

 

A Av. Princesa Isabel, sentido Botafogo terá duas faixas segregadas com grades para a passagem dos corredores, a partir das 6h e duas faixas para circulação em ambos os sentidos, para viabilizar a saída e entrada no Leme.

 

 

Acesso ao Leme (das 7h30 às 12h)

 

Os veículos com destino ao Leme deverão seguir pela reversível sentido Botafogo até o Pasmado, com o seguinte trajeto: Av. Princesa Isabel, Túnel Novo (reversível), Av. Lauro Sodré (reversível), virando à esquerda no novo acesso à Rua Gal. Severiano, passando sobre o Túnel do Pasmado e chegando na Av. Venceslau Brás (em frente ao Pinel), a partir desse ponto deverá voltar pela Av. Lauro Sodré (reversível), Av. Princesa Isabel (reversível), até a Av. Nossa Senhora de Copacabana, conforme mapas abaixo.

 

 

Veículos provenientes da Rua da Passagem e da Rua Arnaldo Quintela com destino ao Leme deverão fazer o seguinte percurso: Rua General Severiano, à esquerda na bifurcação junto à Praça Engenheiro Bernardo Saião (acesso ao Morro do Pasmado), Rua General Severiano; à direita na Praça Ozanan; à direita na Avenida Venceslau Brás (em regime de pista reversível); Avenida Lauro Sodré (reversível); Túnel Engenheiro Marques Porto (reversível); Avenida Princesa Isabel (reversível); à esquerda na Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

 

 

 

Ligação Copacabana - Botafogo:

 

No horário entre 8h e 13h, a melhor maneira de ir de Copacabana para Botafogo e vice-versa é utilizando o Túnel Velho.

 

 

Acesso à Marina da Glória

 

Em função da passagem dos corredores, o acesso à Marina da Glória, no horário das 7h às 14h deverá ser realizado conforme abaixo:

 

Entrada: Av. Beira Mar, Trevo Edson Luís de Lima Souto, Praça Senador Salgado Filho (acesso aos Clubes Náuticos), Av. Alm. Silvio de Noronha, Rua Jardel Jércolis, acessando a pista lateral junto aos Clubes Náuticos até a rotatória ao lado do MAM (Museu de Arte Moderna), a partir desse ponto o trajeto segue pela ciclovia (pista junto à orla da Baia de Guanabara) até o acesso à Marina que deverá funcionar em mão-dupla, controlada por orientadores de tráfego contratados pelos organizadores do evento. Os veículos deverão circular em velocidade reduzida, compatível com a velocidade dos pedestres e ciclistas.

 

Saída: Ciclovia da orla da Baia de Guanabara, operada em mão-dupla, Rua Jardel Jércolis, entrando á direita na via inominada ao lado da casa de show Vivo Rio e novamente à direita na via inominada de acesso ao Trevo.

 

 

Estacionamento proibido:

 

O estacionamento para o público em geral será permitido na Praia do Flamengo, ambos os sentidos, ao longo do meio fio junto ao canteiro central (lado esquerdo da mão de direção), no domingo, das 05h00 às 14h00, com cobrança pelo sistema “RIO ROTATIVO – PERÍODO ÚNICO”, exceto no trecho entre a Praça Cuauhtémoque e a Rua Tucumã.

 

 

A partir das 06h de sábado às 14h de domingo:

 

• Avenida Nossa Senhora de Copacabana, lado esquerdo da mão de direção, entre a Rua Santa Clara e a Av. Princesa Isabel (no lado direito o estacionamento já é proibido em qualquer horário).

 

• Rua Francisco Otaviano, lado esquerdo da mão de direção, entre a Av. Vieira Souto e a Av. Nossa Senhora de Copacabana (no lado direito o estacionamento já é proibido em qualquer horário).

 

 

Domingo, 0h às 14h:

 

- Rua Hebert Moses (São Conrado);

 

- Av. Prefeito Mendes de Morais, na baia junto ao Gávea Golf Club.

 

- Praia do Flamengo, sentido centro, lado esquerdo da mão de direção, junto ao canteiro divisor de pistas, no trecho entre a Praça Cuauhtémoque e a Rua Tucumã.

 

Além desses locais será coibido o estacionamento irregular nas áreas próximas aos locais de largada e chegada, como, por exemplo, na Autoestrada Lagoa-Barra, na Av. Oswaldo Cruz, junto à Praça Cuauhtémoque (Praça do índio), Av. Oswaldo Cruz, Praia do Flamengo (lado direito da mão de direção).

 

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

 

Além disso, reboques a CET-Rio, com capacidade para remoção de veículos leves e pesados, serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum ônibus ou outro veículo.

 

 

Recomendações importantes:

 

- Usar preferencialmente transporte público coletivo (ônibus ou metrô);

 

- Respeitar os locais de proibição de estacionamento e atentar para os horários;

 

- Evitar, sempre que possível, circular pelos bairros e vias onde ocorrerão os bloqueios, procurando rotas alternativas para seus trajetos;

 

- Para sua segurança, os pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais sinalizados, observando sempre as orientações dos agentes de trânsito;

 

- É muito importante que sejam respeitadas as ordens dos agentes de trânsito e também toda a sinalização implantada na área.




Serviços Serviços