Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura promove Mês da Valorização da Paternidade em unidades de saúde

Objetivo é incentivar o cuidado paterno e o fortalecimento de vínculos familiares


03/08/2018 11:38:00


Neste mês de agosto em que se comemora o Dia dos Pais, a Secretaria Municipal de Saúde promove o Mês de Valorização da Paternidade, com diversas atividades que já estão acontecendo nas clínicas da família, centros municipais de saúde e policlínicas, entre elas, mamaço, oficinas, rodas de conversa sobre paternidade responsável e exibição de filmes. A ação tem como objetivo incentivar o envolvimento do pai nos cuidados com a criança, fortalecer os vínculos familiares, mostrar os benefícios dessa aproximação para ambos e evitar o abandono afetivo.

 

Entre outros eventos previstos para o Mês da Valorização da Paternidade estão a apresentação de jovens do RAP (Rede de Adolescentes Promotores de Saúde) - que abordarão o tema Paternidade e Saúde do Homem; o desenvolvimento de atividades lúdicas para ressaltar a importância do apoio do pai ao pré-natal e ao aleitamento; distribuição de certificados para pais presentes e também a realização de um jogo de futebol para pais e filhos.

 

 

Pesquisas mostram que o envolvimento ativo e afetivo do pai, como também de outras referências masculinas de afeto, tem repercussões positivas na vida de toda a família. O estreitamento de laços contribui com a saúde e o desenvolvimento de crianças e adolescentes, além de ajudar a diminuir a violência doméstica, a mortalidade materna e infantil e melhorar a saúde dos próprios homens.

 

 

Veja abaixo a programação completa nas unidades de saúde:

 

 

AP 1.0 (Centro):

 

• CMS José Messias Do Carmo

 

Dia 09, das 10h às 12h, mamaço, roda de conversa sobre o aleitamento materno exclusivo e sobre a importância do pai no crescimento e desenvolvimento de seus filhos e café da manhã. Dia 13, das 14h às 16h, roda de conversa sobre "Pai que cuida" e sorteio de brindes. Dia 20, das 10h e 14h, exibição do filme: "O Pai está" - Sinopse do vídeo: Qual o papel do pai no crescimento e desenvolvimento de seus filhos? Como os serviços de saúde podem contribuir para o fortalecimento de vínculos familiares e o envolvimento dos pais no cuidado com seus filhos?

 

 

AP 2.2 (Grande Tijuca):

 

• CF Pedro Ernesto

 

Dia 03, das 9h às 11h, na área da capela, mostra de fotos de mães amamentando; atividades de beleza para as mães; lanche saudável com a equipe de Nutrição; certificado de Pai Presente, que será oferecido aos pais que participarem do evento. Público esperado: mães, gestantes, pais, familiares, filhos, demais usuários, alunos e professores de graduação.

 

Durante todo o mês de agosto, os pais que participarem dos atendimentos levando seus filhos ou acompanhando suas mulheres receberão este certificado também.

 

 

• CMS Carlos Figueiredo Filho

 

Durante todo o mês de agosto haverá entrega do Certificado de Valorização da Paternidade a todos os pais que acompanharem seus filhos ou companheiras grávidas na unidade.

 

 

AP 3.2 (Grande Méier):

 

• CMS Milton Fontes Magarão

 

Rodas de conversa sobre os seguintes temas:

Dias 07, 08, 09 e 10: Eu pai herói, um super pai!

Dias 14, 15, 16 e 17: Pai tem muito pra ensinar sim!

Dias 21, 22, 23 e 24: Pai presente em todos os momentos.

 

 

• CMS Tia Alice

 

Dia 18, das 9h às 11h, no Dia D contra o Sarampo, a unidade vai realizar uma dinâmica de jogos entres pais e filhos com uma educadora física.

 

 

• CF Barbara Starfield

 

Dia 03, manhã e tarde, atividades lúdicas na sala de espera, com os temas aleitamento materno e a importância do apoio do pai ao pré-natal e ao aleitamento.

Dia 10, às 9h, Grupo de Gestante com ênfase em amamentação e pré-natal do pai.

 

 

AP 3.3 (Madureira e adjacências):

 

• CMS Professor Carlos Cruz Lima

 

Abordagem dos seguintes temas nos grupos durante o mês de agosto:

 

- PSE: crianças: "O que é ser pai para você?" e adolescentes: "Paternidade Adolescente".

 

- Planejamento familiar: "Saúde e Direitos Reprodutivos".

 

- Grupo de gestante: "Pré-natal do parceiro" / "Participação do pai no parto" / "O apoio dos pais no puerpério" / "O apoio do pai na amamentação".

 

- PSE Odonto: "Importância dos pais na Saúde Bucal".

 

- Auriculoterapia e Academia Carioca: "Saúde do homem".

 

- Tabagismo, Grupo de Diabetes e Quilinhos a Menos: "Informações úteis sobre legislação".

 

Em todas as atividades serão entregues sugestões de livros e filmes para o Mês de Valorização da Paternidade e serão passadas informações úteis sobre legislação.

 

 

• CF Deputado Pedro Fernandes Filho 

 

- Dias 6, 13, 20 e 27, às 16h: roda de conversa sobre o tema Valorização da Paternidade no Grupo de Gestante e Planejamento Reprodutivo.

 

- Dias 7, 14, 21 e 28, às 9h: roda de conversa sobre o tema Valorização da paternidade e Saúde do homem no grupo de Tabagismo.

 

- Dias 8, 15, 22 e 29, às 9h: sala de espera com utilização de recursos áudio visuais, vídeo "O pai na unidade de saúde".

 

- Dia 14, das 14h às 16h: roda de conversa com os pais das crianças participantes do Grupo Tagarela, no auditório da unidade.

 

 

• CF Ana Maria Conceição dos Santos Correia

 

Ao longo do mês de agosto, a equipe intensificará as ações de valorização da paternidade nos grupos de saúde da unidade, na sala de espera do acolhimento e da imunização. Será realizado um mural de fotos dos pais, com fotos de funcionários e usuários capturadas na unidade e de usuários que quiserem contribuir para o mural.

 

 

AP 5.2 (Campo Grande e Guaratiba):

 

• CMS Edgard Magalhães Gomes

 

Dia 10, das 8h às 9h, café da manhã dos pais e avós, grupo de idosos, práticas integrativas e atividades com o Programa Academia Carioca.

 

Dia 18, das 9h às 11h, atividades com os pais neste Dia D da campanha de vacinação.

 

Dia 29, das 8h às 9h, atividades com o Grupo de Gestantes.

 

 

• CMS Mourão Filho

 

Dia 23, às 9h, evento sobre a importância dos pais na evolução dos filhos. O objetivo é ressaltar a importância e a influência dos pais no crescimento dos filhos, e é voltado para futuros pais e pais em geral.

 

 

• CF Maria José Papera de Azevedo

 

Dia 07, das 10 às 12h, ações de valorização da paternidade, voltadas para usuários, gestantes e família.

 

 

• CF Everton de Souza Santos

 

Dia 16, às 15h, oficina de valores paternos com atividade interativa com pais adolescentes trabalhando os valores da paternidade, voltada para pais e mães adolescentes.

 

 

• CF Valdecir Salustiano Cardozo

 

Dia 14, sala de espera com orientações sobre os direitos e deveres dos pais, ressaltando a importância do desenvolvimento das relações interpessoais familiares. Atividade voltada para os pais.

 

 

AP 5.3 (Santa Cruz, Paciência e Sepetiba):

 

• CMS João Batista Chagas

 

Dia 18, futebol com lanche para pais e filhos no campinho da região, aproveitando o Dia D da campanha de vacinação, que acontece no mesmo dia.

 

 

• CF Jose Antonio Ciraudo

 

Dia 10, passeio com alunos da Academia Carioca para Petrópolis, para estimular o lazer. Participação dos pais no Grupo de Gestantes. Planejamento reprodutivo voltado para homens. "Clube do Bolinha" para captar homens no que refere-se a cuidados em saúde e informação sobre IST's - Infecções Sexualmente Transmissíveis.

 

 

• CF Ilzo Motta De Mello

 

Sala de espera com abordagem dos temas: afeto e participação em todos os momentos da vida da criança/adolescente e adulto.

 

Rodas de conversa e abordagem do tema Valorização da paternidade na consulta individual, seja na agendada, quanto nas de livre demanda (médico, enfermeiro, odonto, farmácia).

 

Participação nos grupos de convivência do CRAS, creches e escolas do território.

 

 

• CF Lourenço De Melo

 

- Dia 08, manhã e tarde: sala de espera com enfermeira e RAP da Saúde abordando temas como conflitos familiares entres pais e filhos e a valorização do diálogo.

 

 

• CF Jamil Haddad

 

- Roda de conversa para orientação da importância do trinômio mãe/pai/filho. 




Serviços Serviços