03/07/2018 10:20:00
A Procuradoria Geral do Município abre, nesta terça-feira (03/07), o novo posto de atendimento da Dívida Ativa na Barra da Tijuca, em um espaço mais amplo, onde será possível atender aos contribuintes com mais conforto e rapidez. O novo local fica na Avenida das Américas 700, térreo, bloco 6B, no shopping Città America. O funcionamento permanece de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 16h. Com a inauguração do posto, a Dívida Ativa encerrou, na última sexta-feira (29/06), as atividades no antigo local de atendimento (Av. Ayrton Senna, 2001).
No posto da Dívida Ativa é possível negociar débitos de IPTU, ISS e outros tributos municipais. Em vigor desde o último dia 20, o devedor tem a oportunidade de aderir ao programa Concilia Rio, que permite ao cidadão pagar suas dívidas fiscais com descontos nos juros. O prazo de adesão é de 90 dias. O contribuinte pode procurar qualquer um dos pontos de atendimento da Dívida Ativa, levando original e cópia do documento de identidade e do CPF.
Para o pagamento à vista de débitos em atraso, o contribuinte terá redução de até 80% nos juros. No caso de pagamento parcelado, o abatimento é de 50%, em até 12 vezes. E ainda, desconto de 30% nos juros para parcelamentos de 13 a 48 vezes.
O devedor deve ficar atento e aproveitar a oportunidade de pagar com desconto já que a Dívida Ativa iniciou no mês passado a cobrança por meio do protesto, ou seja, quem não negociar os débitos corre o risco de ter o nome incluído no cadastro de restrição ao crédito.
O pagamento dos impostos, em dia, é sempre a melhor escolha, pois, o contribuinte paga apenas o valor principal do imposto. Já dívidas pagas em atraso, somam o valor principal e mais os juros. O programa Concilia Rio representa uma oportunidade única de acabar com os débitos.