Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Rio+Seguro recebe Medalha de Mérito Pedro Ernesto, principal condecoração carioca

12/06/2018 16:01:00


O Rio+Seguro, programa pioneiro da Prefeitura do Rio em apoio à segurança pública, recebeu na noite da última segunda-feira (11/6), no plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, principal condecoração carioca. A comenda também foi concedida ao projeto Segurança Presente e ao Conselho Comunitário de Segurança de Copacabana e Leme, em reconhecimento aos projetos que vêm contribuindo para a redução dos índices de criminalidade e aumento da sensação de segurança da população.
 
A medalha foi recebida pelo secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola, também homenageado na ocasião com Voto de Louvor e Reconhecimento pelo trabalho prestado à população na elaboração do programa municipal. Foram agraciados ainda com a moção os subsecretários Wolney Dias (Operações), Jorge Gazeta (Gestão) e Diego Braga (Executivo), o gerente do programa Rio+Seguro, Flavio Baracho, a comandante geral da Guarda Municipal do Rio, Tatiana Mendes, e o subdiretor de Operações Carlos Dias Cristo, entre outras personalidades que se destacaram para tirar o projeto do papel.
 
"Essa homenagem é um reconhecimento ao resultado consistente desse programa idealizado pelo prefeito Marcelo Crivella, que compreende a importância de o município contribuir com o Estado na área da segurança pública. Temos recebido, nesses seis meses de atuação em Copacabana e Leme, um retorno muito positivo da população e já estudamos a viabilidade de levar a iniciativa para outros bairros", destacou Amendola.
 
Hoje subsecretário de Operações da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), pasta que coordena o Rio+Seguro, Wolney Dias foi homenageado também pelo apoio prestado enquanto comandante da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro à época da implantação dos dois programas.
 
"Quando eu assumi o comando da corporação em outubro de 2016, eu não conhecia o projeto Segurança Presente, conhecia pouco, de forma muito superficial, mas quanto mais eu me informava, quanto mais eu conhecia, mais eu gostava, porque eu via o quanto ele era bom para o Rio de Janeiro. O projeto Presente e depois o Rio+Seguro são programas que satisfazem uma necessidade tão grande da nossa população, que é segurança", disse.
 
O programa
Lançado em 3 de dezembro do ano passado, o Rio+Seguro alia planejamento, inteligência e tecnologia no reforço do patrulhamento de guardas municipais e policiais militares nas ruas de Copacabana e Leme, além de contar com diversos órgãos municipais em ações voltadas ao ordenamento urbano e combate à criminalidade. Já no âmbito do Segurança Presente, a Prefeitura do Rio contribui com a operação Centro Presente, na qual investe metade dos recursos utilizados no custeio do salário de agentes e de despesas administrativas e operacionais.



Serviços Serviços