Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Hospital Loreto, na Ilha do Governador, faz 78% das cirurgias de lábio leporino no estado

04/06/2018 12:02:00


Referência no tratamento multidisciplinar de crianças que nascem com fissuras labiopalatinas no estado, o Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto (HMNSLoreto), na Ilha do Governador, completou, no dia 31 de maio, 66 anos de funcionamento. Em 2017, das 295 cirurgias realizadas em todo o estado do Rio em pacientes fissurados de zero a 14 anos, 78% (231) foram no Centro de Tratamento de Fissuras Labiopalatais (CEFIL) do HMNSLoreto.
 
Hospital pediátrico, o Loreto conta com as especialidades de dermatologia, otorrinolaringologia, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, audiologia, nutrição, cirurgia plástica, cirurgia pediátrica, odontologia/ortodontia, genética, cardiologia, enfermagem, anestesiologia, serviço social e epidemiologia. O HMNSLoreto conta com 20 leitos clínicos pediátricos, 13 leitos cirúrgicos e três para pacientes graves. 
 
Durante o ano passado, o Hospital Loreto fez 2.104 internações e 1.950 cirurgias em crianças e adolescentes, e realizou 99.520 consultas ambulatoriais. 
 
Com moderno Polo de Audiologia, o HMNSLoreto oferece alguns dos exames mais precisos, necessários para avaliar o comprometimento do sistema auditivo nas crianças nascidas com fissuras labiopalatais. Entre os equipamentos disponíveis destaca-se o BERA (para testar o potencial evocado auditivo do tronco encefálico), capaz de avaliar a audição de bebês, com ou sem sedação. Como a capacidade instalada do Polo de Audiometria é superior à demanda interna do CEFIL, o Hospital Loreto oferece vagas de exames pelo SISREG. Também são oferecidos pelo SISREG os exames de radiologia médica, radiografia panorâmica odontológica ecocardiografia e ultrassonografia. 
 
O CEFIL do Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto destaca-se no estado do Rio de Janeiro como o único centro de referência credenciado pelo Ministério da Saúde para a assistência a pacientes com esta patologia. No serviço, a criança recebe tratamento integral desde que sai da maternidade até o final da adolescência, com tratamento de ortodontia, fonoaudiologia, psicologia, cirurgia plástica, entre outras especialidades. 
 
Do total de pacientes do CEFIL-HMNSLoreto, 50% são de outras cidades ou estados, encaminhados para a unidade pelos Sistemas de Regulação (SISREG) de seus municípios de origem. A primeira consulta dos bebês pode ser agendada pela maternidade, pela clínica da família ou pela unidade de saúde do município de origem por meio do SISREG. Para famílias com dúvidas sobre o primeiro agendamento, orientações podem ser obtidas pelos telefones (21) 2465-5000, 3393-1983, 3393-0037 ou 3393-2029. Como o hospital é uma unidade da rede pública municipal do Rio de Janeiro, todo o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS. 
 
No Brasil, estima-se que a cada 650 nascimentos, uma criança tenha fissura labiopalatal. O início precoce do tratamento, já nos primeiros dias de vida, é fundamental. O recém-nascido recebe uma prótese e passa a ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar. Em geral, o paciente passa por uma série de cirurgias, sendo a primeira realizada entre o 5º e 6º mês (a criança precisa ter no mínimo de 6 kg), aumentando a chance de sucesso e evitando que a criança cresça com traumas por causa do problema. Depois da cirurgia de correção, o paciente tem acompanhamento permanente ambulatorial e cirúrgico até os 17 anos, em média. Acima dessa faixa etária, permanece com acompanhamento ambulatorial e dentário.



Serviços Serviços