18/05/2010 11:05:00
Para comemorar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial será celebrado hoje, das 15h às 19h, na Cinelândia, um show-ato com a participação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC). O objetivo é sensibilizar a população para as questões da loucura na sociedade.
O evento é promovido em parceria da Prefeitura com o Conselho Regional de Psicologia (CRP) e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/ Fiocruz). O Município integra essa ação através da TV Pinel, um projeto desenvolvido pelo Instituto Municipal Philippe Pinel, em Botafogo, que utiliza a metodologia de TV comunitária para dar a pacientes, funcionáris e profissionais de saúde mental a oportunidade de construir coletivamente um bem humorado discurso televisivo sobre seu dia-a-dia e os desafios que cada um enfrenta. A proposta é reinventar a mídia televisa e possibilitar diferentes olhares da loucura.
Confira a programação completa:
15h - Peça teatral com o grupo Pirei na Cenna;
Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana (Instituto Municipal Nise da Silveira);
Bloco Carnavalesco Tá Pirando Pirado Pirou (Instituto Municipal Philippe Pinel).
16h30 - Cancioneiros do IPUB (Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro).
16h45 – Chacal (Poeta do Cep 20.000).
17h - Harmonia Enlouquece (Banda de Música do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro).
17h30 - Chacal (Poeta do Cep 20.000).
17h45 - Exibição TV Pinel em telão ao lado do palco.
18h - Chicas (Grupo de música popular brasileira).
O dia 18 de maio foi nomeado Dia Nacional de Luta Antimanicomial em 1987 em Bauru, em São Paulo, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental. A criação dessa data comemorativa deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema Por Uma Sociedade Sem Manicômios, e inaugurou uma nova trajetória para a proposta de reforma psiquiátrica brasileira. Seus objetivos são, desde então, questionar os estigmas e a exclusão que, social e culturalmente, se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os transtornos mentais, além de propor mudanças no cenário da atenção à saúde mental.