28/05/2018 09:43:00
Neste mês de maio, em que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio)completa 30 anos de fundação, diversas acontecem na cidade para conscientizar a população sobre o alto índice de acidentes. A 5ª edição do "Maio Amarelo", com o tema "Nós somos o trânsito", fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. Assim como em 2017, o tema de 2018 propõe, além do envolvimento direto da sociedade nas ações, uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de tornar cada ator do trânsito, protagonista desta mudança, tornando o trânsito mais humano e seguro.
No dia 6 de maio, a CET-Rio promoveu o "Pedal da Paz no Trânsito", na região portuária, que contou com cerca de 250 ciclistas. No último dia 20, a "Caminhada pela Paz no Trânsito" reuniu centenas de pessoas em Copacabana, e contou com a participação das ONGs Trânsito Amigo, Caminha Rio, além do Detran, representantes cadeirantes da Operação Lei Seca, e parentes de vítimas de acidentes de trânsito.
Outras ações acontecem ao longo do mês de maio, como iluminação de monumentos na cor amarela, blitz educativa em parceria com o Detran e Lei Seca, atividades de educação para o trânsito nas escolas, palestras em empresas e universidades, e ações nas ruas com panfletagem e distribuição de adesivos. Painéis de mensagens da CET-Rio também estão veiculando a campanha do Maio Amarelo.
A missão da CET-Rio
Ao planejar, coordenar e controlar, através dos recursos da Engenharia de Tráfego, a circulação de pedestres e veículos, bem como definir a utilização dos espaços viários, objetivando a orientação, a segurança e o bem-estar da população, a CET-Rio sempre coloca em primeiro lugar o ser humano, visto que o trânsito é composto de pessoas, que se deslocam diariamente, seja para trabalhar, estudar ou para o lazer.
Para uma cidade alcançar o desenvolvimento sustentável, é necessário em primeiro lugar, que atributos como acessibilidade e mobilidade sejam fortemente considerados conjuntamente com todo e qualquer impacto ao seu meio ambiente. A qualidade de vida das pessoas na cidade depende desta preocupação conjunta. E, ao longo destes 30 anos, a CET-Rio vem evoluindo para promover a mobilidade sustentável e a democratização do espaço público, priorizando o deslocamento pelo transporte público, por bicicletas e a pé.
Tal essência pode ser constatada em todos os grandes desafios que a companhia participou desde a sua criação, em 1988, como a Eco 92, a visita do Papa (1997), os Jogos Pan Americanos (2007), a Jornada Mundial da Juventude (2013), os Jogos Militares (2011), os Jogos Olímpicos (2016), as Paraolimpíadas (2016), a Copa do Mundo da FIFA (2014), as diversas edições do Rock in Rio, sem esquecer que anualmente nossa Cidade Maravilhosa é palco de duas das maiores festas do mundo: o Réveillon e o Carnaval, nos quais a companhia está sempre atuante.
Por isso, a CET-Rio continuará trabalhando diariamente para garantir um ambiente urbano de qualidade, mais humano e democrático.