Instalação das 13 bandeiras históricas do Brasil e a remoção das pichações e da sujeira são as primeiras ações
13/05/2010 09:34:00
Neste dia 13 de maio, quando são comemorados os 122 anos da assinatura da Lei Áurea, a Prefeitura anuncia o projeto de recuperação da Avenida Princesa Isabel, em Copacabana. O serviço será executado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos e pela Comlurb e prevê a recuperação do mobiliário urbano e do canteiro central da Avenida.
Como parte da iniciativa serão hasteadas as bandeiras históricas do Brasil dos 13 mastros, situados no canteiro central, que fazem parte do projeto original de reforma da avenida. Na base dos mastros, serão instaladas placas com a explicação sobre cada uma das bandeiras históricas do Brasil, criando mais um ponto de atração e informação para cariocas e turistas.
Entre ações previstas estão a limpeza e recuperação do canteiro central, incluindo mobiliário urbano, mármores, chafarizes e estátuas - como a instalada em homenagem à própria Princesa Isabel - e a ciclovia, além da fachada do Túnel Novo (sentido Copacabana/ Botafogo). A recuperação será feita pela Prefeitura em parceria com a Rede Windsor de Hotéis, que contribuirá para a manutenção.
A limpeza das pichações será realizada até amanhã, dia 14, concluindo a primeira etapa da recuperação. Também será parte do projeto a intensificação, pela Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop), da presença da Guarda Municipal e do acolhimento de pessoas em situação de rua na área.