Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura divulga balanço parcial sobre suas ações após as fortes chuvas que atingiram a cidade

15/02/2018 13:10:00


O Centro de Operações Rio (COR) atuou ao longo da madrugada e manhã desta quinta-feira (15) durante a chuva recorde que atingiu a cidade. Equipes da Seconserma, Defesa Civil, Comlurb, CET-Rio, Guarda Municipal, Light, Rio Águas, Alerta Rio, Secretaria Municipal de Saúde e Bombeiros trabalham em parceria com o COR desde a noite de quarta. Segundo dados do Alerta Rio, em uma hora (de 0h à 1h), foram registrados 123,6 mm de chuva na estação Barra/Riocentro: este é o maior volume de chuva registrado, no período de uma hora, na série histórica. O órgão armazena os dados de chuva do município desde 1997. Antes, o recorde de chuva em uma hora havia sido de 116,2 mm, em Campo Grande, em 19 de março de 2000.
 
O grande volume de chuvas impactou principalmente bairros das zonas Norte e Oeste do Rio. Em Jacarepaguá, das 17h desta quarta-feira às 2h desta quinta-feira, chegou a chover quase 150% da média esperada para todo o mês de fevereiro. No mesmo período, nas regiões da Barra/Riocentro e de Piedade, choveu o equivalente a 126% da média desse mês. Em toda a cidade, a média do volume de chuva chegou a 75% do esperado para fevereiro.
 
A cidade estava em Estágio de Atenção desde 1h20 desta quarta e entrou em Estágio de Crise à 0h25 desta quinta, devido à atuação de núcleos de chuva forte a muito forte, associados à atuação de áreas de instabilidade. No entanto, às 5h30 desta quinta, retornou ao Estágio de Atenção.  De acordo com o Alerta Rio, o tempo permanece instável na cidade do Rio nesta quinta. A previsão é de céu nublado com pancadas de chuva isoladas. Os ventos terão predomínio de intensidade moderada.
 
O Estágio de Atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. Já o Estágio de Crise é o terceiro e significa chuva forte e/ou muito forte nas próximas horas, podendo causar alagamentos e deslizamentos.
 
Mais de 50 equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente, com o apoio de cerca de 2.000 funcionários da Comlurb, atuam desde a madrugada para garantir a normalidade da cidade. Equipes da CET-Rio e da Guarda Municipal trabalham no desvio de trânsito em pontos de alagamento, arvores caídas e semáforos inoperantes devido à falta de energia. No total foram mobilizados 300 operadores de trânsito e 35 reboques da CET-Rio, além de 400 agentes de trânsito da GM, incluindo os grupamentos de Motociclistas, Tático Móvel e de Operações Especiais.
 
DEFESA CIVIL
A Subsecretaria de Defesa Civil, integrada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, informa que 77 sirenes foram acionadas em 44 comunidades desde a noite desta quarta-feira, em virtude das fortes chuvas. Até as 10h30 desta quinta, 345 ocorrências foram registradas pelo órgão. Após a queda de um muro em Quintino, Zona Norte do Rio, duas pessoas morreram e uma ficou ferida. Um outro desabamento, em Cascadura, provocou a morte de um menino. Já em Realengo, onde houve registro de ventos de 70 km/h, uma árvore caiu sobre um carro e matou um homem. Em Santa Cruz, ventos atingiram 92 km/h e prenderam um dirigível do Exército na linha férrea. 
 
Técnicos da Defesa Civil estão a caminho do Complexo do Alemão, onde várias casas foram danificadas pelas chuvas. A secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos está com as coordenadorias de atendimento nas ruas para realizar o acolhimento ou encaminhamento necessário. Até o momento, as pessoas estão preferindo ir para a casa de parentes. Outra área crítica é o morro da Serrinha, em Madureira.
 
COMLURB
Todas as gerências da Comlurb foram mobilizadas desde a noite de quarta-feira para a limpeza das ruas. Os garis atuam em vários pontos da cidade na eliminação de bolsões d'água, limpeza de ralos, na raspagem das pistas e remoção de lama e resíduos.
 
Também estão sendo removidas as árvores que caíram em mais de 60 ruas, priorizando a desobstrução de vias para a regularização do tráfego. Os bairros com ocorrências são: Anchieta, Anil, Barra, Campinho, Centro, Cocotá, Grajaú-Jacarepaguá, Guadalupe, Ilha do Governador, Irajá, Jacarepaguá, Jardim Sulacap, Laranjeiras, Linha Vermelha, Maracanã, Olaria, Pechincha, Pedra de Guaratiba, Penha, Ramos, Recreio dos Bandeirantes, Santa Cruz, Sepetiba, Taquara, Vila Valqueire, Vila Cosmos e Vista Alegre.
 
A coleta domiciliar diária  acontece normalmente, assim como os demais serviços de rotina.
 
SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, devido à forte chuva que atingiu o Rio na madrugada desta quinta-feira, diversas unidades da rede municipal foram afetadas. As medidas necessárias foram tomadas para a normalização dos serviços. 
 
Na área hospitalar, 11 unidades (hospitais municipais Evandro Freire, Paulino Werneck, Albert Schweitzer, Francisco da Silva Telles, Nossa Senhora do Loreto, Álvaro Ramos, maternidades Alexander Fleming e Carmela Dutra e UPAs Vila Kenndey, Sepetiba e Madureira) sofreram com a falta de energia e funcionam com geradores para garantir a assistência aos pacientes. O Hospital Lourenço Jorge utilizou o gerador por um período até o restabelecimento da energia.
 
Algumas unidades de Atenção Primária também foram afetadas e estão com restrição no atendimento. Os reparos estão sendo feitos para que os serviços retornem o mais rapidamente possível. Os pacientes que não puderem ser atendidos hoje por dificuldade de acesso ou problemas nas unidades terão suas consultas remarcadas.
 
CICLOVIA TIM MAIA
O solo abaixo da ciclovia, no trecho em São Conrado, cedeu por conta de uma erosão causada por infiltração das águas da chuva. Agentes da Defesa Civil, com o apoio da Guarda Municipal, interditaram o trecho da via entre São Conrado e a Barra da Tijuca. Técnicos da GeoRio vão investigar a causa da perda do grande volume de material geológico, que não é comum naquela região, apesar do grande volume de chuva registrado nesta madrugada.  O trecho destruído é de 30 metros de comprimento.  Guardas municipais estão na área para evitar que pessoas ultrapassem o bloqueio. Não há informações de feridos.
 
A empresa responsável pela obra já foi acionada para fazer os reparos imediatos sem custos aos cofres municipais, uma vez que a obra está na garantia.  A ciclovia, que é fechada em alertas de temporal e ressaca, permanecerá com este trecho interditado até o fim do trabalho de investigação e reconstrução da pista.
 
TRANSPORTES
 
BRT
Os corredores Transcarioca e Transolímpica  chegaram a ter os serviços paralisados devido à forte chuva que caiu durante a madrugada. Funcionaram com intervalos irregulares até as 8h, quando tiveram seus intervalos normalizados.
 
O corredor Transoeste também foi afetado pelas chuvas e sua circulação permanece interrompida entre Pingo D'Água e Santa Cruz e Campo Grande. Apenas os serviços entre Pingo D'Água e Jardim Oceânico estão operando normalmente.
 
VLT
Os intervalos já se encontram regulares nas linhas 1 e 2. São 7 minutos entre cada composição. Mais cedo, houve um problema no fornecimento de energia.
 
RIO ÔNIBUS
As saídas dos ônibus de suas garagens foram impactadas pela chuva que caiu durante a madrugada, gerando alguns atrasos no início da manhã. Os consórcios estão normalizando o serviço ao longo da manhã. Tais atrasos não ocasionaram impactos relevantes.



Serviços Serviços