Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Oficina Para Emprego forma mais de 500 alunos em cursos profissionalizantes

15/01/2018 19:22:00


Nesta segunda-feira (15/01), no Circo Voador, foi realizada a formatura das primeiras turmas da Oficina Para Emprego (OPE), uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) e o Senai Rio para qualificação profissional. O curso formou mais de 500 alunos nas áreas de almoxarife, auxiliar de operações em logística, auxiliar de cozinha, operador de computador, operador de telemarketing, assistente administrativo, montagem e manutenção de computadores e assistente de produção industrial. 
 
- A evasão do Programa foi muito baixa, apenas 9%. E a grande maioria dos alunos foi aprovada. Isso é um motivo de orgulho e felicidade para nós – comentou Clarissa Garotinho, secretária de Desenvolvimento, Emprego e Inovação. 
 
O Projeto, lançado em Outubro de 2017, foi destinado aos moradores de baixa renda do Município do Rio que buscavam uma qualificação profissional para ingressar no Mercado de Trabalho.  
 
- Acabei de concluir o Curso da OPE em auxiliar de almoxarife e já estou encaminhado para atuar no Mercado de Trabalho. Estou muito contente, fiz duas entrevistas de emprego e em uma delas já entrei no processo de admissão – comemorou Fabrício Amorim, 21 anos.  
 
O Programa ofereceu uma bolsa auxílio por dia de aula. Rodrigo Garcia, 33 anos, formando do curso de auxiliar de Logística, falou sobre esse diferencial do projeto.
 
- Nós tivemos uma ajuda para passagem e alimentação. Essa ajuda foi muito bem-vinda para quem está desempregado poder concluir o curso – agradeceu. 
 
Muitos dos alunos que concluíram o curso não querem parar os estudos e pretendem se profissionalizar cada vez mais na área. É o caso de Paulo Vieira, de 23 anos, que agora quer ingressar na área administrativa. 
 
 
- Já tinha feito um programa de Jovem Aprendiz na área administrativa e agora, após o curso de assistente administrativo pretendo seguir carreira e fazer uma faculdade de administração - encerrou. 
 
Em 2017, foram mais de 30 turmas divididas entre as unidades do Senai de Jacarepaguá, Maracanã, Santa Cruz, Tijuca e Vicente de Carvalho. Para este ano, a Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação já prevê a organização de novas turmas. 



Serviços Serviços