Parque Recanto do Trovador comemora 130 anos com projeto que resgata sua história
15/01/2018 14:21:00

Com a proposta de valorizar a imagem cultural, ambiental e, sobretudo, histórica do parque, o IEVA pretende ainda buscar a participação de adotantes parceiros para restauração dos inúmeros bens tombados do Recanto do Trovador, como a Bacia do Elefante e a Lanterna Japonesa, por exemplo, em um modelo de adoção compartilhada que servirá, inclusive, de projeto piloto para experimentação de um novo conceito a ser implementado pela Fundação Parques e Jardins.
- O Recanto do Trovador é um espaço muito querido pelos moradores de Vila Isabel e bairros adjacentes. Um ambiente rico em história e cultura merece uma iniciativa como esta e que valorize, sobretudo, a preservação de sua identidade. Estamos falando de um processo que é mais do que uma adoção, é um resgate da história de um local tão representativo para nossa cidade - ressalta Jorge Felippe Neto, secretário municipal de Conservação e Meio Ambiente.
E já neste fim de semana (13 e 14/01), o Recanto do Trovador já foi palco de um grande evento promovido pelo IEVA, em comemoração aos 130 anos de sua fundação. Foram dois dias de festa com diversas atrações, entre shows, exibição de documentários, e atividades culturais, das 9h às 17h.
O Recanto do Trovador também está recebendo 18 mudas de árvores que serão plantadas pela Fundação Parques e Jardins, incluindo espécies de ipê roxo, pau-ferro, pau brasil, farinha seca, oiti e tamarindo.
Com a adoção do Parque Recanto do Trovador, a Fundação Parques e Jardins passa a contar com 183 processos de adoção vigentes que, juntos, somam quase 1,5 milhão de metros quadrados de áreas adotadas na cidade do Rio gerando, em valores, uma economia de R$ 15 milhões anuais de recursos que seriam destinados à manutenção de praças, parques, largos, canteiros, monumentos e árvores da cidade. Para 2018, o órgão vai investir em um processo ainda mais ágil de adoção e na captação de futuros adotantes.