Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Programa de motopatrulhamento da Guarda Municipal é ampliado para bairros da Grande Tijuca

21/12/2017 10:45:00


A Prefeitura do Rio amplia nesta quinta-feira (21) o programa de motopatrulhamento da Guarda Municipal, contemplando a região da Grande Tijuca, incluindo os bairros de Vila Isabel, Grajaú, Tijuca, Maracanã e Praça da Bandeira, na Zona Norte da cidade. Serão empregados seis motocicletas e oito guardas municipais por dia, das 10h às 22h, para cobrir áreas comerciais e o polo gastronômico dos bairros. Com a iniciativa, sobe para 19 o número de bairros cobertos por patrulhamento com motocicletas. A ampliação está entre as diversas medidas que vêm sendo adotadas pela Prefeitura do Rio para contribuir com as forças de segurança pública na redução dos índices de criminalidade em todas as regiões da cidade. 
 
"O foco da nossa ação é a prevenção e repressão de pequenos delitos, como roubo de celular e assalto a pedestres", explica o comandante do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM), Arnaldo Freire.
 
O programa começou em agosto e 2017 com a recriação GGM, após a instituição receber a doação de 100 motos do Grupo Multiplan. Com o efetivo total de 176 guardas, o GGM atua em rondas preventivas e ostensivas, alinhadas a ações integradas de tecnologia com o recebimento de informações e imagens do Núcleo de Videopatrulhamento e da Assessoria de Inteligência da Guarda Municipal. O motopatrulhamento é realizado na Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Vargem Pequena, na Zona Oeste; Irajá, Brás de Pina, Colégio, Vila da Penha, Vista Alegre e Ilha do Governador, na Zona Norte; Copacabana, Leme, Ipanema e Leblon, na Zona Sul.
 
"Acho que a segurança tende a melhorar, porque ter esse efetivo da Guarda Municipal aqui vai impor um certo medo em quem pratica furto", opinou Helena Brito, dona de casa que mora na Tijuca há 60 anos.
 
LEIA MAIS
 
A atuação se baseia nos indicadores de criminalidade do Instituto de Segurança Pública (ISP) que apontam os locais onde os crimes de menor potencial ofensivo são mais elevados.  O programa conta ainda com parcerias entre a Guarda Municipal e os batalhões da Polícia Militar e delegacias de Polícia Civil, e demais órgãos e entidades da sociedade civil, para a melhoria da qualidade de vida da população carioca.
 
Balanço do motopatrulhamento
 
Em três meses de atuação, o GGM registrou 1.463 abordagens a suspeitos e 106 ocorrências. A média diária é de 16 abordagens feitas pelos guardas em casos de suspeita de pequenos delitos e em operações conjuntas com a Polícia Militar. Do total de ocorrências, 11 foram de prisões, 38 casos de condução de suspeitos para delegacias e 38 registros de furtos a pedestres, sendo três a turistas, a maioria telefone celular furtado em Copacabana. As equipes também prestaram diversos tipos de auxílio ao cidadão, como no caso de vítimas de mal súbito, de atropelamentos e de acidentes de trânsito.



Serviços Serviços