Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Obras de arte do Museu do Inconsciente serão exibidas em São Paulo

24/11/2017 11:08:00


Obras do acervo do Museu de Imagens do Inconsciente, que funciona no complexo do Instituto Municipal Nise da Silveira, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), serão exibidas, a partir deste sábado (25/11), em São Paulo. A psiquiatra alagoana radicada no Rio de Janeiro trabalhou por anos no hospício hoje transformado em instituto e foi uma das precursoras da reforma siquiátrica no Brasil, desenvolvendo um método de cuidado baseado no afeto, no contato com animais e na arte. O museu foi criado por Nise da Silveira para reunir as obras de seus pacientes.

 

As peças do acervo serão exibidas, até 28 de janeiro, na 37ª edição do programa Ocupação, no Espaço Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149), em São Paulo. Durante todo o período da exposição, o público poderá fazer experimentações livres em desenho, uma das técnicas adotadas pela médica em suas terapias.

 

O arquivo foi declarado em outubro como Patrimônio Documental da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).  O título é o equivalente, para acervos arquivísticos e bibliográficos, ao Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e tem por objetivo garantir sua preservação e o acesso da população ao bem.




Serviços Serviços