Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

Confira todas as programações da Prefeitura para a semana do Dia das Crianças

06/10/2017 23:19:00


 
 
 
O sábado já marcou algumas atividades gratuidas da Secretaria Municipal de Cultura em homenagem ao Dia das Crianças. E se a data só é comemorada no dia 12, a Prefeitura do Rio quer garantir diversão antes. Por isso, neste domingo (8), e durante todo mês de outubro os pequenos cariocas terão muito o que comemorar. E com entrada franca.
Veja as atrações gratuitas que a Prefeitura garantiu no Mês das Crianças:
Arena Chacrinha
 
 
 
Festa do Dia das Crianças
 
12  – Quinta, às 14h
 
Evento de conscientização na importância da prevenção do câncer de mama. E a Festa do dia das crianças.
 
 
Revolta dos Brinquedos
 
12 – Quinta, às 16h
 
Uma "Menina" muito frívola e fascinada com os inúmeros brinquedos novos, sofisticados e construídos com moderníssimos recursos tecnológicos, ela cansa dos seus brinquedos "velhos", "simples" e "sem muita graça", como por exemplo, "A boneca de pano" e começa a maltratá-los e a vai pouco a pouco abandonando e até quebrando alguns deles.
Diante de tanto, abandono, desamor e até maus tratos, os brinquedos armam uma revolução em busca de seus direitos e ao amor por parte de sua Dona, "A Menina". Diante disto a prendem e promovem um julgamento em que todas as questões que os aflige são ali trazidas, debatidas e julgadas em um tribunal pelos brinquedos criado.
Eles a julgam severamente e ao condenam a amar aos seus brinquedos "simples e revoltados". Diante de tais fatos, e acontecimentos, a "Menina" faz uma reflexão e decide mudar e ser mais bacana e amorosa e boa com os seus brinquedos antigos e simples.
 
Produção: Alunos da Oficina de Teatro
 
 
 
Areninha Renato Russo
 
Teatro Infantil - "O Reizinho Mandão"
 
Dia 28 – Domingo, às 16:30h
 
A história começa com a morte de um rei sábio e justo que leva ao trono seu filho mimado e mandão. O novo monarca, além de criar leis absurdas, com seu autoritarismo, faz o povo literalmente perder a voz. A montagem retratará a obra na integra, utilizando-se do universo regional, proposta pelo diretor Roberto Lage. Outro objetivo desta produção é a inclusão: é a primeira vez que o elenco de um grande espetáculo é composto também por atores com síndrome de down. 
 
 
 
Areninha Gilberto Gil
 
Dia das Crianças – Mostra das Oficinas de Arte da Lona
 
12– Quinta, às 10h
 
As Oficinas a Lona fazem uma apresentação especial aberta ao publico. Depois da apresentação os alunos convidaram o publico para a já conhecida distribuição de bolo, pipoca, cachorro quente, algodão doce e refrigerantes.
 
 
 
Reizinho Mandão
 
20 – Sexta, 10h
 
A história começa com a morte de um rei sábio e justo que leva ao trono seu filho mimado e mandão. O novo monarca, além de criar leis absurdas, com seu autoritarismo, faz o povo literalmente perder a voz. A montagem retratará a obra na integra, utilizando-se do universo regional, proposta pelo diretor Roberto Lage.
 
 
 
Arena Fernando Torres
 
Reizinho Mandão
 
27 – Sexta, 10h
 
A história começa com a morte de um rei sábio e justo que leva ao trono seu filho mimado e mandão. O novo monarca, além de criar leis absurdas, com seu autoritarismo, faz o povo literalmente perder a voz. A montagem retratará a obra na integra, utilizando-se do universo regional, proposta pelo diretor Roberto Lage.
 
 
 
 
Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim
 
Reizinho Mandão
 
Dia 18 – Domingo
 
A história começa com a morte de um rei sábio e justo que leva ao trono seu filho mimado e mandão. O novo monarca, além de criar leis absurdas, com seu autoritarismo, faz o povo literalmente perder a voz. A montagem retratará a obra na integra, utilizando-se do universo regional, proposta pelo diretor Roberto Lage. Outro objetivo desta produção é a inclusão: é a primeira vez que o elenco de um grande espetáculo é composto também por atores com síndrome de down.
 
 
 
 
Lona Cultural Municipal João Bosco
 
Projeto meu Guri - Exibição de filme infantil
 
Dia 15 – Domingo, às 19h 
 
 
 
 
Cinderela
 
Dia 22 – Domingo, às 17h
 
Espetáculo teatral infantil baseado na história clássica "A Cinderela" 
 
 
 
 
Lona Sandra de Sá
 
Festa da Criançada – Dia das Crianças
 
12/10/17 – quinta às 14 h
 
Evento realizado anualmente pela Via Brasil com a participação dos moradores e parceiros em comemoração as crianças – Brincadeiras, brinquedos, apresentações e muita diversão para a s crianças da comunidade
 
 
 
 
Lona Cultural Municipal Terra
 
O Reizinho Mandão
 
31/10 – terça às 10h
 
Baseado no livro homônimo, de Ruth Rocha; o espetáculo narra a história do filho mimado e mandão que é que levado ao trono com a morte de seu pai, um rei sábio e justo. O novo monarca, além de criar leis absurdas, com seu autoritarismo, faz o povo literalmente perder a voz.
 
 
 
Jean, le chien
 
24/10 – terça às 17h
 
O ator cultural e quadrinista Alberto de Avyz relança seu livro de quadrinhos LGBT "Jean, Le chien – e seus amigos", desta vez em formato de fanzine; também lançando sua editora, a Poucas Linhas Escritas.
 
 
 
Dia das Crianças
 
12/10 – quinta às 10h
 
A Lona promove uma manhã de diversão para as crianças de Guadalupe, com atividades de Ações Locais e brincadeiras.
 
 
 
 
Centros Culturais 
 
 
Calouste Gulbenkian
 
Contação de História  – A Borboletinha ANITA
 
23 – quarta, às 15h
 
O Grupo Teatral De Quatro no Ato apresentará a contação de história como tema A Borboletinha ANITA. "A Borboletinha Anita é uma história de superação, que se passa em um jardim bonito e florido, onde a paz e alegria reinavam.  Existiam muitos outros habitantes, cada um com sua função. As flores embelezavam o que já era bonito, as formigas trabalhavam e as borboletas voavam... Mas as vezes elas pousavam nas flores para se alimentar e descansar deixando o jardim ainda mais belo... Mas Anita não podia pousar, as flores não a deixavam pelo fato de ter uma deficiência física.
Que maldade! Que Preconceito! Reclamava o Sr. Sapo. Mas um dia essa história mudaria... Mas Como? Assim! Quando falar a palavra mágica: ERA UMA VEZ!
 
 
 
 
Contação de História / Atividades Lúdico-didáticas
 
25 -  quarta, às 14h
 
O Grupo de Teatro Do Buraco Sai o Quê? Realizará contação de histórias e uma atividade lúdico didática com as crianças para comemorar o mês das Crianças. A proposta é contar duas histórias com musicalidade e teatralidade de modo a contribuir para o interesse das crianças pela leitura. Entre as duas leituras será feita uma atividade lúdico-didática que permita as crianças, que elas também, produzam a partir do que já foi contado.
 
 
 
 
Espetáculo Kê Gracinha
 
24 – terça, às 15h
 
É um espetáculo de palhaço direcionado para todo o tipo de público. Chega de repente na cidade um palhaço com sua mala, procurando um emprego no circo, ele tem que mostrar em pouco tempo todas as suas habilidades. As crianças são os jurados, os adultos cúmplices e o Palhaço Gracinha, de forma irreverente e desajeitada apresenta números de malabarismo, de mágica, de contorcionismo, excêntrico musical e até de acrobacias. Ele tem que convencer a todos de que está apto a entrar nesse circo, e junto dessa história todos se divertem. Um espetáculo para fazer a alegria da galerinha e dos grandões também.
 
 
 
 
 
Parque das Ruinas
 
Historinhas
 
01 a 29 – Domingo, às 11h
 
Historinhas é o primeiro trabalho da sua nova Cia. infantil, montada em 2016. No palco as crianças se juntam para contar as histórias do "Pequeno Herói da Holanda", "A Tartaruga e a Lebre" (inspirada na fábula de Esopo), "A Boneca" (inspirada em um poema de Olavo Bilac), "A Galinha Ruiva", "Por Favor", "A Esperta filha do hoteiro" e "As Estrelas do Céu". A peça estreou dia 10 de setembro, e, após sucesso de público e crítica, teve a primeira temporada prorrogada até 18 de dezembro de 2016.
 
 
 
 
Choro no Parque recebe Céu na Terra
 
01 – Domingo, de 14h e 17h
 
"Brinquedos Cantados" é apresentado pelo Núcleo de Cultura Popular Céu na Terra para um público essencialmente infantil e é inspirado na experiência pedagógica de seus integrantes. Um espetáculo musical interativo que apresenta ritmos, danças e brincadeiras da cultura brasileiras com bonecos, máscaras, elementos visuais variadoss e contação de histórias de forma lúdica e divertida.
 
O Pastoril Céu na Terra narra a saga de pastoras de dois cordões, um azul e outro encar-nado (vermelho), dispostos lado a lado, em busca do Deus Menino. Os cordões, com cin-co pastoras cada, cantam e dançam, enquanto ao centro se apresentam os mais diversos personagens: o Anjo (aquele que anuncia a jornada), a Estrela (que guia todos), a Cigana (que os leva ao Menino) e Borboleta e Florista (aquelas que, no imaginário popular, foram visitar o Deus Menino em seu nascimento). A Diana é a personagem que simboliza os dois cordões – seu vestido possui as duas cores, representando a união. O Velho representa a figura do palhaço popular, animando o público com suas brincadeiras, recitando versos e incitando as pastoras a disputarem a preferência do público para o seu cordão. O três Reis Magos louvam Jesus, brincam e improvisam versos. Diversos elementos cênicos foram incorporados a este espetáculo como a utilização de perna de pau pelo Anjo, o boizinho e a burrinha e os três Reis Magos que sincretizam elementos dos palhaços de Folia de Reis.
 
 
 
 
 
Imperator
 
Quinta-feira: A partir das 10h
 
A tradicional comemoração do Dia das Crianças no Imperator vem ainda mais completa em 2017. Uma programação diversa, rica em música, teatro, atividades educativas e, é claro, muita brincadeira!Será um dia inteiro para a criançada e toda a família se divertir e se emocionar com arte, em um clima lúdico que tomará conta do Imperator!
 
Todas as atividades do dia 12/10 são gratuitas e sujeitas a lotação.
Estão indicadas as atividades em que haverá a necessidade de retirada de senha com antecedência.
 
 
10h às 11h | Abertura da casa com o Cortejo Brincante Gigantes da Lira - O Cortejo Brincante Gigantes Da Lira é um circo em movimento. Seu elenco é composto por palhaços, malabaristas, bailarinas, monociclistas e pernas de pau que se apresentam com figurinos exuberantes. Acompanhados por uma bandinha acústica de sopros e batuques, toca repertório eclético e clássico infantil.
 
 
10 às 19h | Palhaços distribuindo doces
 
 
10h às 18h | Maquiagem artística | Local: Foyer/Térreo
 
 
10h às 19h | Fotocabine | Local: Foyer/Térreo
 
 
10h30 às 11h30 | Aulão de DANÇA MIX da Balleto Escola de Dança - A DANÇA MIX é uma aula com coreografias bem simples baseadas em músicas atuais de todos os ritmos, para movimentar o corpo de forma animada e dinâmica. A aula é adaptada para todas as idades, sem necessidade de conhecimentos específicos em dança.
Local: Teatro
 
 
11h às 12h | Contação de histórias com intérprete de LIBRAS
Bianca Barboza, que recebe nossas crianças em sua Contação de Histórias todos os domingos, conduzirá esta atividade especial no Dia das Crianças, onde portadores de deficiência auditiva terão a possibilidade de se juntar ao grupo.
Local: Terraço
 
 
11h, 12h, 13h, 14h, 15h e 16h | Oficina de Criação de Novos Super-Heróis
Técnicas de desenho para estimular e colocar em ação a criatividade das crianças.
Local: Sala Multiuso | Duração: 1h cada
Máximo de 20 crianças a partir de 09 anos por turma | Retirada de senhas 30 minutos antes de cada oficina, na porta da sala.
 
 
12h30 às 13h15 | Teatro de Bonecos Papa Vento - Histórias da tradição oral, clássicas e de autoria própria para manter viva esta antiga arte de contar histórias.
Local: Terraço
 
 
13h às 13h45 – Show de Mágica - O Mágico Marvin trará seus truques para o Imperator num show lúdico que encanta e surpreende as crianças.
Local: Foyer/Térreo
 
 
13h às 14h | Circo Circuito – Oficinas de Iniciação Circense - O Circo Circuito é uma maratona de iniciação circense na qual as crianças experimentam 5 modalidades: acrobacias de solo, perninhas de pau, malabarismo, fitas olímpicas e bambolês. A dinâmica começa com um alongamento e aquecimento coletivo e, em seguida, são organizados 5 subgrupos de 8 crianças que circulam pelas 5 modalidades. Todos os instrutores são formados por escolas de circo do Rio de Janeiro e de São Paulo e têm habilidade e metodologia para a aplicação dos treinamentos.
Local: Teatro | Máximo de 40 crianças de 04 a 10 anos de idade
Retirada de senhas 30 minutos antes da atividade, na porta do teatro.
 
 
14h30 às 15h10 | Show acrobático com Aqualoucos Gigantes - Aqualoucos Gigantes é um show cômico, lúdico e virtuoso de acrobacias circenses que se comunica com públicos de todas as idades. O grupo apresenta possibilidades corporais de ultrapassar os limites físicos, ao som de uma trilha sonora circense eletrizante, que promete tirar o fôlego do público.
Local: Teatro
 
 
15h às 19h | Olimpíada de Brincadeiras Populares - Equipe multidisciplinar que incentiva o brincar, as descobertas e interações. Espaço de leituras, pintura e desenho; panelinhas, feramentas, cavalinhos e bonecas; corda, jogo de botão, boliche e corrida do saco; pesca-pesca, jogo do mico, lego, batata quente, bolinha de gude, vivo morto, bambolê, entre outras brincadeiras.
Local: Terraço
 
 
15h30 às 16h30 | Trio Musical Perna de Pau "Tocando o Céu" - Uma incrível banda lúdica nas alturas toca sucessos nacionais populares e garante a animação do público.
Local: Galeria e Foyer/Térreo
 
 
16h às 17h | Oficina de Pintura com Terra e Desenhos com a Natureza - Sentir e vivenciar a natureza como potência de criação estética, o encontro com o belo e com a arte. Exploração das texturas e cores da terra. Criação de tintas de terra e utilização das mesmas. Elaboração e criação de desenhos com sementes, gravetos, folhas, conchas e pedras. As cantigas tradicionais da infância que cantam a beleza do mundo, a magia e o encantamento da natureza permearão toda a oficina.
Local: Terraço | Máximo de 30 crianças
Retirada de senhas 30 minutos antes da atividade, no local.
 
 
17h | Renovação do mural Paginário com livros infantis - A proposta do Paginário é tirar a literatura do seu espaço natural, individual, íntimo, privado, e levar os textos literários para o espaço público. O formato é de um grande mural coletivo, formado por cópias de páginas de livros, escolhidas por diversas pessoas (neste caso, as crianças). As marcas das leituras destas mesmas crianças ficarão gravadas através de seus grifos, marcações e anotações. Traga seus livros favoritos!
Local: Terraço | Indicado para crianças a partir de 09 anos
 
 
18h às 19h | Orquestra de Latofones - Construção de instrumentos musicais a partir de material reciclado, possibilitando a criação de conjuntos musicais utilizando estes instrumentos. O público participante é, ao mesmo tempo, ouvinte e criador do espetáculo.
 
Local: Terraço | Máximo de 40 pessoas (crianças e jovens de qualquer idade)
Retirada de senhas 30 minutos antes da atividade, no local.
 
 
19h às 20h | Show com a banda Pé de Saci - A banda Pé de Saci nasceu com o objetivo de apresentar o melhor do rock n' roll para crianças de todas as idades, promovendo também a interação entre pais e filhos através desse ritmo contagiante. Com repertório bastante variado, que vai de clássicos do rock aos clássicos da música infantil, de canções da jovem guarda a Secos e Molhados, de Arnaldo Antunes a Adriana Partimpim, sem faltar, é claro, muita música autoral, a Banda Pé de Saci promete colocar não só a criançada, mas também seus pais e até avos para dançar. Com a sonoridade eletrizante do rock, mas sem perder a magia e o universo lúdico/infantil, a Banda Pé de Saci garante a alegria de crianças de 0 a 100 anos!
 
 
Dia da Música Popular Brasileira -Show com Magali – "Alegria , vozes femininas"
 
17 – terça, 19h
 
A cantora e compositora Magali convida para o Projeto Alegria, um salve a vozes da MPB feminina, onde celebrará o talento, a garra e a identidade feminina presentes na música, com canções autorais e clássicas do cancioneiro brasileiro.
Esse passeio se inicia com Chiquinha Gonzaga, caminha com a presença de Suely Costa e Dolores Duran, traz o sabor de Dona Ivone Lara, a suavidade de Joyce, a força de Zelia Duncan, a cor de Rita Lee, sempre entremeado com a alegria de Magali, acompanhada por 4 músicos permanentes. Esse projeto vem saudar a identidade e o talento marcante de mulheres tão distintas no cenário da nossa MPB.
 
 
 
Contação de História com Bianca Barboza
 
01, 08, 15, 22, 29 – Domingos, das 11 às 12h.
 
Realizada gratuitamente, a Contação de Histórias é um programa que recebe um número expressivo de crianças da região.  Nessa ação, são desenvolvidas a criatividade e a imaginação, aproximando o universo literário, musical e interpretação de texto junto ao público infantil.  
 
 
 
Centro de Referência da Música
 
Orquestra de Cordas da Grota
 
12  – quinta, às 10h00
 
A Orquestra de Cordas da Grota foi criada em 1995, a partir do trabalho voluntário de músicos e educadores, que queriam oferecer a crianças e jovens da Grota do Surucucu, através da formação musical, uma oportunidade de desenvolvimento humano e social. O talento e a dedicação dos jovens transformaram o projeto social em um trabalho musical de valor reconhecido. O projeto, hoje atua em mais 10 comunidades em Niterói e em municípios vizinhos atendendo em torno de 500 alunos de flauta, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversa e percussão.
Para o concerto, que celebrará o dia das crianças, a orquestra encantará a plateia ao combinar música erudita o com releituras empolgantes dos clássicos da Disney e composições infantis de autores brasileiros.
Violinos: Luiz Ricardo Vidal, Amanda Mateus, Priscila Almeida, Leandro Justino e Taynara Sales
Violas: Ivson Gouveia e Anderson Silva
Violoncelos: José Carlos Vidal, Raquel Terra e Rodrigo Soares
Contra Baixo: Gabriel Pereira da Silva
 
 
PROGRAMA
 
Vivaldi – Ala Rústica (alegro)
 
Tom Sharp - Nañigo
 
Peter Warlock – Suíte Capriol
 
Autores diversos - Miscelânea Disney (Piratas do Caribe, Bela e a Fera e Rei Leão
 
Bach – Concerto de Brandenburgo (alegro)
 
Bia Bedran – Pedala Pedalinho / O anel
 
John Ryan – Polka
 
Zequinha de Abreu – Tico tico no fubá
 
 
- 13h30 às 18h30 – MAMI – Movimento Artístico Musical para Infância – Fazendo Arte
 
O MAMI – Movimento Artístico-Musical para Infância – é um coletivo formado por artistas e grupos que têm a MÚSICA PARA A INFÂNCIA como elemento de destaque em suas atividades artísticas. Bandas, músicos, contadores de histórias, compositores, escritores e atores, entre outros, que há mais de três anos ocupam a pauta infantil do Centro da Música Carioca Artur da Távola (Tijuca-RJ) com shows diversificados para crianças e seus familiares, no projeto Domingo das Crianças. Em 2017, o MAMI expandiu suas ações passando a programar também o Café Com Leite (no Teatro Municipal Café Pequeno - Leblon) e o Parquinho das Ruínas (No Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas – Santa Teresa). O MAMI vem propor um dia de arte GRATUITO PARA O PÚBLICO, com atividades musicais e lúdicas, em comemoração ao Dia das Crianças, no Centro da Música Carioca Artur da Távolas, espaço que acolhe o Movimento e que tornou-se referência em música para crianças.
 
 
13h30 – Showcante que encante - Joaquim de Paula
Local: Jardim do CMC - gratuito
 
14h00 – Que bicho é esse? - André Alves
Local: Jardim do CMC - gratuito
 
15h – Roni e as Figurinhas
 
Local: Teatro do Centro da Música Carioca – R$ 20,00 e R$ 10,00
Roni Valk (voz), Alexei Henriques (violino), Nico do Cavaco (violão e cavaquinho), Rique Bardana (piano), Mauro Rocha (contrabaixo), Marcelo Sant´Anna (bateria e percussão) e André Sette (guitarra)
 
 
Show de lançamento do CD homônimo de Roni Valk. Composto por doze canções autorais, Roni contou com as participações mais que especiais de Maria Alcina, Áurea Martins e Suzana Salles, três cantoras consagradas da música brasileira. O álbum é um mergulho no mundo musical e melódico das composições de Roni feitas para e sobre infâncias. O repertório é um passeio pelos ritmos brasileiros como a marchinha, a moda de viola, o afoxé, o samba-rock, a modinha e o baião. Tem brasilidade nas letras e nos variados instrumentos usados nos arranjos como o cavaquinho, a cuíca, o pife, o pandeiro, a viola caipira.
 
16h30 – Catucando História pra cantar - Chay Torres, Ivone Torres
Local: Jardim do CMC - gratuito
 
17h15 – Cantando Brinquedos - Jujuba e Ana Nogueira
Local: Jardim do CMC - gratuito
 
18h00 – Passarinho Encantado - Paulinha Cavalcanti
Local: Jardim do CMC - gratuito
 
 
 
Oficina de Bateria para Crianças
13 – Sexta, às 14h às 16h
 
 
Ministrado pela baterista Julie Sousa
 
Público-alvo: Meninos e meninas a partir de 07 anos de idade.
 
Número de vagas: 20
 
Objetivo geral:
• Promover bate papo entre musicistas experientes e as crianças;
• Oferecer oficina de noções básicas de bateria e vocabulário específico sobre o instrumento;
• Apresentar mini-workshop de bateria para a aplicação dos rudimentos vistos na oficina.
Por buscar incentivar o surgimento de mais jovens bateristas, o projeto justifica-se sobretudo ao contribuir para a desconstrução do senso comum no qual bateria é coisa só pra menino, visando assim ampliar também a ideia de que ser menina ou mulher não pode nem deve ser impeditivo para se iniciar algo na música, nem nos demais âmbitos da vida.
 
 
 
 
Coral Palavra Cantada e Grupo Cine em Canto
 
14 – Sábado, às 16h
 
Coral Palavra Cantada RJ – é um grupo vocal formado por aproximadamente 80 crianças, entre 09 e 13 anos, dedicado a trabalhar principalmente o repertório da dupla Paulo Tatit e Sandra Peres.
Sob a regência de Érica de Paula, o grupo apresenta canções queridas da Palavra Cantada, como ‘Ciranda', ‘Bolacha de Água e Sal', ‘A Grande História da Água', Sopa e ‘Criança Não Trabalha', além de outros sucessos. O projeto teve início em São Paulo e chegou ao Rio em agosto de 2014, em parceria com o Centro Municipal de Referência da Música Carioca.
Cine em Canto – Formado por Bianca Fabris (voz e baixo), Carlos Henrique de Paula (voz), Daniel Damasceno (voz, violão e triângulo), Joana Lourenço (voz), Joyce Dayane (voz e percussão), Larissa Travassos (voz), Letícia Bento (voz), Lucas Ferreira (voz e guitarra), Luísa Correa (voz), Raquel Marinho (voz) e Victor Miguel (voz), o grupo apresentará parte do musical que foi construído em torno do repertório e roteiro do filme Os Saltimbancos Trapalhões e ganhou corpo com a inclusão de outras canções de Chico Buarque que foram trilha de cinema ou têm a mesma temática. Canções como "Ciranda da Bailarina" e "Mambembe", aparecem num novo contexto, entrelaçando a história do circo, que é contada apenas por meio de canções.
Com humor e delicadeza, o espetáculo agrada a todas as idades, mas tem como foco principal levar esse repertório riquíssimo ao público infantojuvenil.
 
 
 
 
Sala Baden Powell 
 
Um Passeio Mar adentro
 
10 de Outubro – Terça-feira, às 10h30 e 14h30
 
Pedro acompanha seu pai em um evento chamado "Mutirão de Limpeza", realizado na Ilha Comprida (Arquipélago das Cagarras), e se perde durante o passeio. Ao tentar encontrar seu pai, ele descobre incríveis espécies (Golfinho – Bromélia – Pererequinha – Cacto – Atobá – Estrela do Mar) e conhece o ciclo de vida delas, sua função no ecossistema e as ameaças constantes ao seu habitat. A abordagem principal é o comportamento do ser humano, que deve preservar e conservar o meio ambiente. A atriz Heloísa Périssé deu voz a personagem Pererequinha, que é representada por um fantoche.A educação como ferramenta de transformação e a arte como veículo da mensagem. É seguindo este pensamento que o Instituto Mar Adentro, com o apoio da WWF-Brasil realiza o musical infantil na Sala Municipal Baden Powell, em duas sessões voltadas para público infanto-juvenil da rede pública de ensino. O espetáculo, de forma descontraída, desperta nas novas gerações o correto comportamento em relação ao descarte do lixo. O formato lúdico foi usado para falar de maneira divertida sobre um assunto sério e, assim, despertar o interesse da criança para o conteúdo abordado, favorecendo a conscientização e a formação de bons valores. O roteiro é voltado para a promoção da educação ambiental, orientando e sensibilizando o público infantil sobre os impactos negativos que o lixo provoca na natureza. E o recado é dado por alguns dos seres que vivem no Arquipélago das Cagarras, que está localizado a 5 kim de Ipanema e é a primeira unidade de conservação Marinha de proteção integral do Rio de Janeiro. A missão destes seres, no musical, é esclarecer para a meninada que o comportamento do ser humano nas vias públicas influencia o ciclo de vida das espécies que vivem em alto mar.



Serviços Serviços