28/09/2017 13:07:00
A partir da próxima segunda-feira, 2 de outubro, o carioca poderá verificar pelo computador ou celular o tempo de espera nas unidades gerenciadas pela Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro (RioSaúde). A informação é atualizada em tempo real no site da empresa e leva em conta a média de espera para atendimento médico para os casos de menor gravidade. Já as situações urgentes, como um ataque cardíaco ou crise epiléptica, por exemplo, recebem atendimento imediato.
À frente da gestão de unidades de emergência desde novembro de 2014, a RioSaúde já monitora o tempo de espera pela consulta de suas unidades via aplicativos móveis há dois anos.
- O objetivo é ajudar o cidadão a se planejar, principalmente naquelas situações mais cotidianas, como uma dor de garganta. Nesse caso, a pessoa pode preferir ir à UPA em um horário em que a unidade esteja mais vazia e, assim, esperar menos pelo atendimento - diz o presidente da RioSaúde, Ronald Munk.
A RioSaúde administra hoje quatro unidades: três UPAs (Cidade de Deus, Rocha Miranda e Senador Camará) e uma Coordenação de Emergência Regional (CER), na Barra da Tijuca. Juntas, atendem a cerca de 600 mil pessoas por ano.
O diretor médico da empresa municipal, Dr. Luiz Alexandre Essinger, explica que em unidades de emergência, o atendimento não é feito por ordem de chegada, mas de acordo com a gravidade dos pacientes:
- Quem corre mais risco passa na frente, e os outros podem ter que esperar um pouco. Por isso, queremos dar informação para que essa pessoa decida.
O médico também faz uma ressalva importante:
- Em caso de dúvidas, a instrução é ir imediatamente para a unidade de emergência mais próxima. As nossas equipes estão disponíveis 24 horas por dia para indicar a melhor conduta para o paciente.
Com o acompanhamento constante do desempenho das unidades e outras melhorias na gestão, a empresa pública reduziu a espera pela consulta em até 50% - na UPA Rocha Miranda, por exemplo, o tempo caiu de 1 hora e 20 em maio de 2015 para 33 minutos, apesar do aumento de 13% no número de pacientes por mês.
- Nossos coordenadores monitoram esse dado o tempo todo para intervir rapidamente em caso de necessidade. E acreditamos que essa informação pode ser útil também para o cidadão - concluiu Munk.
Além da operação de unidades de emergência, a RioSaúde desenvolve iniciativas de gestão de baixo custo e grande impacto, com o intuito de se tornarem referências para outras unidades.
Saiba mais sobre a atuação da Rio Saúde no site da empresa municipal.