Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura vai ampliar ação no combate à discriminação e violência contra a mulher

19/09/2017 09:03:00


A Prefeitura do Rio de Janeiro vai aderir ao programa Rede Brasil Mulher, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres. O convite foi feito, nesta segunda-feira (18/09) ao prefeito Marcelo Crivella, pela secretária especial, Fátima Pelaes. Assim, o município ampliará a atuação no combate à discriminação e à violência contra a mulher, apoiando e realizando ações em parceria com o Governo Federal.

 

O Rede Brasil Mulher é uma estrutura de cooperação formada pela integração o governo federal, estados, municípios, sociedade civil e iniciativa privada. O objetivo é reduzir a desigualdade de direitos e oportunidades entre mulheres e homens, criando uma rede de suporte, apoio e fortalecimento à população feminina. Os eixos temáticos abordam saúde, educação, enfrentamento à violência, autonomia econômica e espaços de poder e decisão.

 

- O assunto é complexo e envolve várias áreas. Precisamos unir esforços e acabar com essas distorções que, infelizmente, ainda acontecem na nossa sociedade. O Rio de Janeiro precisa dar o exemplo e avançar ainda mais nesse enfrentamento - afirmou o prefeito.

 

As ações conjuntas da Prefeitura com a Secretaria Nacional serão incluídas no Plano Estratégico do município.

 

- A cidade será um grande laboratório para a integração de políticas de assistência social com as específicas de atendimento e de combate à violência contra as mulheres - avaliou Aspásia Camargo, subsecretária de Planejamento e Gestão Governamental.

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) já definiu as seis áreas de atuação prioritária. São elas: os complexos do Alemão, da Maré e do Chapadão, além da Penha, Vila Kennedy (Bangu) e Cidade de Deus (Jacarepaguá).

 

- A Secretaria tem informações sobre o Bolsa Família na cidade do Rio de Janeiro e o Rede Brasil Mulher poderá ter acesso a esses dados dos beneficiados pelo programa, particularmente, das mulheres dessas famílias, cujo objetivo é a melhoria e transformação de suas vidas pelo empoderamento e protagonismo social - informou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos,  Leda Azevedo.

 

Outro assunto tratado foi o projeto "Menina Moça Mulher", desenvolvido pelo Instituto Carlos Chagas com apoio institucional da Secretaria Nacional e recursos da Caixa Econômica Federal. O espaço será instalado na Avenida Mem de Sá, na Lapa, e vai dar assistência a casos como os de gravidez precoce, dependência química e abandono escolar. O município vai estruturar o sistema para encaminhar as meninas para atendimento.




Serviços Serviços