Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Alunos da rede municipal celebram a paz no dia 17

14/08/2017 13:07:00


A Secretaria Municipal de Educação (SME) promove, nesta quinta-feira (17/08), encontros pela paz entre alunos e professores da rede municipal em diversos locais da cidade. Ao lado de mestres e funcionários das escolas, os 650 mil estudantes da rede municipal vão enaltecer a tolerância, solidariedade, harmonia e o companheirismo em ações que tomarão as regiões correspondentes às 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Os encontros descentralizados fazem parte da mobilização da comunidade escolar pela campanha "Aqui é um lugar de Paz", desenvolvida desde maio nas unidades e apoiada pela secretaria. 

 

Os atos ocorrem em substituição ao Encontro pela Paz, que aconteceria no dia 2 de julho, no Aterro do Flamengo, mas foi cancelado por conta do mau tempo. Por meio de atividades lúdicas, esportivas e culturais, as escolas querem mostrar à sociedade, convidada de primeira hora aos atos descentralizados, que a paz nas escolas é possível e imprescindível para a formação de crianças e jovens.

 

Equipamentos importantes da cidade, como o Museu de Arte do Rio (MAR), Engenhão, Parque Olímpico, Lona Cultural João Bosco (Vista Alegre), Arena Carioca Jovelina Pérola Negra (Pavuna) e a Cidade das Crianças (Santa Cruz), entre outros, serão territórios de paz para as brincadeiras e jogos da garotada.

 

Iniciada há dois meses e sem data para acabar, a campanha "Aqui é um lugar de Paz" se insurge contra a violência que já resultou na perda prematura das jovens Vanessa dos Santos e Maria Eduarda, alunas das escolas José Eduardo de Macedo Soares e Jornalista e Escritor Daniel Piza, respectivamente, e expõe centenas de vidas ao risco de morte diariamente. A violência já provocou o fechamento de 381 escolas desde o início do ano, deixando 130.468 mil alunos sem aulas.

 

O movimento das escolas conta com a parceria dos escoteiros, das superintendências regionais da prefeitura, das unidades de Saúde, Conselho Tutelar e Assistência Social. A iniciativa está mobilizando todas as unidades e setores da Rede de Ensino. Nas escolas, a palavra "Paz" é trabalhada de diferentes formas, seja como braços de projetos políticos-pedagógicos ou no desenvolvimento de trabalhos especiais de arte, música, canto, poesia e teatro.

 

Nessa caminhada pela paz juntaram-se órgãos e secretarias municipais. A campanha também conta com o apoio de entidades como a Unicef, Fiocruz, Unesco, Observatório das Favelas e a Rede Maré, entre outras.

 

 

Programação:

 

1ª CRE - Pilotis do Museu de Arte do Rio (MAR): exposição e projeção de trabalhos imagens e vídeos desenvolvidos nas unidades escolares, apresentação de grupos de teatro, música e dança, terapia do espelho e do abraço, além de oficinas educativas – 9h às 14h.

 

2ª CRE - Parque dos Patins, Praia Vermelha, Alto da Boa Vista e diversas praças do Rio – 9h às 12h.

 

3ª CRE - Engenhão – Oficinas, contação de histórias; orientações de bucal – 9h às 13h.

 

4ª CRE - IAPI e Vila Olímpica da Maré – exposição e trabalhos, apresentação de bandas, teatro e dança e da Orquestra da Maré – 9h às 13h.

 

5ª CRE - Lona Cultural João Bosco – Apresentação de música, grupos teatrais, animação e brincadeiras para as crianças – 8h30 às 13h.

 

6ª CRE - Arena Jovelina Pérola Negra (Pavuna) – Apresentações de coral, de poesia, dança, teatrais e artísticas diversas 9h às 15h.

 

7ª CRE - Arena 3, Parque Olímpico – Atividades infantis e de saúde, aulas de ginástica, vacinação e apresentações de grupos teatrais e musicais e de vídeos produzidos nas escolas – 9 às 13h.

 

8ª CRE - Centro de Convivência de Padre Miguel - Reunirá cultura e saúde, com atividades artísticas e bancas de saúde da família e assistência social - 9h às 13h.

 

9ª CRE - Praça João Esberard (Campo Grande) Apresentação de bandas e corais, tendas de acolhimento, atividades lúdicas e de dança, oficinas pedagógicas, distribuição de mudas – 8 às 13h.

 

10ª CRE - Cidade das Crianças Leonel Brizola (Santa Cruz) – Desfile de bandas marciais, brincadeiras infantis, oficinas de desenho e pinturas, apresentações musicais e teatrais, abraço simbólico à Escola Municipal Ricardo Brentani – 9h às 13h.

 

11ª CRE - Quadra da Vila olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador – Apresentações musicais, de teatro e dança e de trabalhos dos alunos – 9h às 12h. 




Serviços Serviços