12/06/2017 14:00:00
O conjunto de 18 comunidades que formam o bairro do Jacarezinho, na região do Grande Méier, foi a primeira área carente da cidade a receber o projeto "Rio em Ação-Social" da Prefeitura do Rio. Cerca de 1.500 moradores compareceram, neste sábado (10/06), ao Ciep Vinicius de Moraes para receber atendimento em diversos serviços. Nas tendas e salas de aula, o público teve acesso a encaminhamento de jovens para entrevistas de emprego, emissão de carteira de identidade, cadastramento no Minha Casa, Minha Vida, vacinação, exames de vista e doação de óculos, aferição de pressão e glicose, orientações sobre matrículas na rede de ensino, atendimento jurídico, além de outros serviços como sessões de massagem, palestras educativas, oficinas infantis, doação de livros e de mudas de plantas da Mata Atlântica.
O bairro do Jacarezinho tem Índice de Progresso Social (IPS) entre os mais baixos da cidade, com uma população de 36 mil habitantes (dados do censo IBGE 2010) e estimativa de 90 mil moradores, segundo a associação de moradores local. O prefeito Marcelo Crivella acompanhou a inauguração do projeto, que continuará levando serviços de utilidade pública, em eventos mensais e itinerantes, à população das áreas mais carentes da cidade.
Presidente da Associação de Moradores do Jacarezinho, Leonardo Pimentel Teixeira era um dos mais entusiasmados com a ação:
- Muito bom. É uma ótima oportunidade para a comunidade ter acesso a esses serviços.
A ação envolveu todas as secretarias municipais, as subsecretarias de Esporte e Lazer e da Pessoa com Deficiência, a Comlurb, a Rioluz, a CET-Rio, a Superintendência Regional do Méier, além da participação da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Detran e SESI.
Nascida e criada no bairro, Dona Célia Regina estava esperançosa ao levar o filho Bruno para se cadastrar para uma entrevista de emprego no programa "Caravana do Emprego", da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI):
- Tenho fé que ele vai conseguir.
Dona Marisa foi outra moradora que saiu satisfeita, depois de fazer exame de vista no ônibus do projeto "Qualimóvel" da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), para adquirir também os óculos:
- Estava precisando há muito tempo. Que bom que aconteceu essa ação da prefeitura aqui na nossa área.
Ao final do evento, o prefeito foi homenageado com as apresentações da banda infanto-juvenil Associação Desbravadores, do grupo jovem Agnus Dei e do grupo de capoeira Geração Nagô, todos formados por integrantes da comunidade.