Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura lança mapa interativo "Árvores protegidas da Cidade do Rio de Janeiro"

09/06/2017 10:40:00  » Autor: Foto: Roberto Ferreira


A Prefeitura do Rio lançou, nesta sexta-feira (09/06), no Parque Madureira, o mapa interativo "Árvores protegidas da Cidade do Rio de Janeiro". Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), através de parceria entre seu setor de geoprocessamento e a Fundação Parques e Jardins, a ferramenta apresenta as árvores e conjuntos de vegetação protegidas por tombamento, imunidade de corte ou por serem considerados conjuntos extraordinários de árvores da cidade. A iniciativa, que poderá ser usada em computadores e dispositivos móveis, permitirá a qualquer pessoa, morador ou visitante, conhecer as árvores mais antigas, bonitas e importantes.

 

- Esse mapa interativo vai ser importante ferramenta de pesquisa para estudantes e especialistas na questão ambiental. Ter catalogadas todas as árvores tombadas e protegidas enriquece qualquer acervo ambiental. É um importante legado que fica - disse o subsecretário de Meio Ambiente, Justino Carvalho, que exaltou a importância desta cebração da Semana do Meio Ambiente no Parque Madureira:

 

- Aqui temos um símbolo da sustentabilidade no Rio, um parque urbano com viés ambiental. Aproveitamos esse grande evento para promover a conscientização para a limpeza dos nossos 257 rios e estimular a condição plena de saneamento para que não haja esgoto nos rios e, consequentemente, no nosso litoral. Nós, juntamente com o prefeito Marcelo Crivella, assumimos o compromisso de  cuidar das pessoas e, cuidando do meio ambiente estaremos cuidando da vida e do futuro de nossos jovens, crianças e nossa amada cidade.

 

O Rio conta com centenas de árvores ou conjunto de árvores protegidas na cidade, por mais de 40 instrumentos legais, leis, decretos e portarias, tombadas, conforme legislação do patrimônio cultural, ou decretadas imunes de corte, pela legislação ambiental.

 

As primeiras árvores protegidas foram as dez tombadas pelo Decreto "E" nº 1902/67, em Paquetá, entre elas a Maria Gorda, um famoso baobá. A primeira árvore decretada imune de corte na cidade foi a famosa figueira da Rua Faro, no Jardim Botânico, pela Portaria nº 037/80 do IBDF. Já a primeira decretada imune de corte pela prefeitura foi o pau-ferro situado na Rua Marquês de Olinda, em Botafogo, pelo Decreto n° 12.625/94. A última a ser decretada imune de corte foi um pau-brasil na Rua Uruguai, na Tijuca, pelo Decreto n.° 33.205/10.

 

Qualquer cidadão pode solicitar a decretação de imunidade de corte junto à Seconserma, conforme previsto no Decreto n° 19.146/00. 




Serviços Serviços