Festas e eventos culturais vão ocupar 90 espaços em toda a cidade; maratona começa sexta-feira na Praça 15
20/04/2010 09:51:00
A Prefeitura do Rio, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, vai transformar a cidade nos próximos dias 23, 24 e 25 de abril num grande palco para a segunda edição do Viradão Carioca. Serão 524 atrações, 170 a mais que a primeira versão realizada no ano passado, e a marca deste ano é a gratuidade, inclusive nas instituições que vão aderir ao evento.
A festa cultural vai integrar o município por meio de todas as linguagens artísticas, que chegarão a todas as regiões. A programação será aberta por Dona Ivone Lara, que sobe ao palco armado na Praça 15 às 18h30 de sexta-feira, dia 23. Na Cinelândia, o Grupo Tira Poeira inicia os festejos, enquanto o Palco Sobre Rodas estará na Penha com o espetáculo Época de Ouro, em homenagem ao choro.
Viradão Carioca quer incentivar as doações para as vítimas das chuvas
Viradão Carioca vai animar a Zona Norte
Rua em Santa Cruz fecha parcialmente para o Viradão Carioca
Biblioteca de Botafogo incrementa o Viradão Carioca com Café Literário no próximo sábado
Como dia 23 de abril se comemora o Dia de São Jorge, a festa do Santo Guerreiro foi integrada à programação do Viradão. A celebração será comandada pelo compositor Moacyr Luzna Praça Albino Pinheiro, no Centro. No sábado, dia 24 de abril, é a vez de Sandra de Sá (foto), Pitty e MV Bill se apresentarem na Praça 15, enquanto Luis Melodia, Afroreggae e Dudu Nobre sobem ao palco de Rio das Pedras. Na Cinelândia, os destaques são os shows de Mariana Aydar, Edu Krieger e Paula Toller. No palco montado no Leme, Rita Ribeiro, Jorge Mautner e o Grupo Casuarina prometem embalar o público.
Já no domingo, a Praça 15 vai ser tomada pelo som de Sérgio Loroza (abaixo), Milton Nascimento e Diogo Nogueira. Em Rio das Pedras, Buchecha, Molejo e Falamansa animam a festa, que será encerrada por Lulu Santos. No mesmo dia, haverá intervenção cultural também no metrô da cidade: na estação Siqueira Campos, em Copacabana, se apresenta a dupla de voz e violão Lívia Lucas e Gabriel Improta e, dentro de um vagão em direção à Pavuna, a dupla Luis Fernando e Hudson Costa.
Essas são apenas algumas das atrações simultâneas do evento, que vai ocupar 90 espaços, entre praças, igrejas, ruas e equipamentos da Secretaria de Cultura, de teatros a bibliotecas, de lonas a centros culturais. Serão shows, peças teatrais, concertos, exposições, leituras, performances, exibições de filmes, literatura e circo. Confira a programação completa no hotsite montado especialmente para essa maratona cultural: www.viradaocarioca.net.
Imagens relacionadas:

